Helena Peixoto
Helena Peixoto
08 Jun, 2018 - 00:00
Truques de Maria Kondo para dobrar roupa rápido e ter tudo impecável

Truques de Maria Kondo para dobrar roupa rápido e ter tudo impecável

Helena Peixoto

Diga adeus às gavetas e prateleiras desarrumadas. Saiba como dobrar roupa perfeitamente com a ajuda das dicas da ‘rainha das arrumações’.

O artigo continua após o anúncio

Já ouviu falar na Marie Kondo? Este é o nome da, nada a mais e nada a menos, rainha das arrumações, organizações e manutenção das coisas no lar. Esta senhora japonesa tem milhares de seguidores e partilha as suas super dicas diárias na lide da casa. Neste artigo partilhamos os truques específicos para dobrar roupa.

De acordo com esta guru, devemos organizar e dobrar a nossa roupa como fazemos com a nossa mente: em secções e sem empilhamentos. Marie Kondo defende que cada peça deve ter o seu lugar e que ‘empilhar’ as roupas pode trazer energias negativas.

Deve, por isso, dobrar cada peça de roupa de modo a que se aguente lado a lado com as restantes, e não por cima. Com curiosidade? Venha saber mais.

Dobrar roupa num instante: passo a passo simples e eficaz

Cuidar da roupa

dobrar roupa

Comece por verificar o estado da sua roupa. E trate-a com cuidado e carinho. Não vai ter vontade de arrumar e dobrar roupa rota ou desbotada, certo?

Alisar

Pegue na peça de roupa e estenda-a na totalidade numa superfície que tenha espaço para isso. Alise-a com as mãos e repita o processo o número de vezes que achar necessário. Não se esqueça que a pressa é inimiga da perfeição.

Dobrar

De acordo com a peça de roupa em questão, dobre-a de maneira a ficar com ‘retângulo’ (ex: nas camisolas coloque as mangas para dentro e depois dobre as extremidades, numa t-shirt cava faça apenas o útltimo passo).

Depois, volte a dobrar a peça em duas ou três vezes, de forma a parecer um pequeno embrulhinho; uma espécie de pequenos rolinhos!

Testar

O passo final para garantir que aprendeu a dobrar a roupa corretamente é a do teste. E esse ‘teste de Kondo’ é bem simples: Tente manter a peça de roupa ‘de pé’ e sem apoios. Quando uma peça de roupa é dobrada corretamente, ela permanece de pé!

O artigo continua após o anúncio

 

E não se esqueça: mantenha só o que realmente usa. Tudo o que é ‘tralha’, descarte – a sua casa e a sua alma vão agradecer!

Para finalizar, se quer dobrar roupa da forma mais eficiente possível, há um truque ou dica que Marie Kondo considera absolutamente essencial: ponha ‘amor’ no ato de organizar e dobrar roupa.

E a verdade é que isto faz algum sentido. Se não, pensemos juntos: quando faz aquele prato de que tanta gosta, e se dedica de corpo e alma, ele acaba sempre por sair melhor, certo? Faça o mesmo com a roupa e consiga armários dignos de uma revista.

Veja também