Publicidade:

9 dicas para conseguir transformar um estágio num emprego

Transformar um estágio num emprego é o sonho de muitos jovens e não é impossível. Conheça os passos que o levam ao seu objetivo.

9 dicas para conseguir transformar um estágio num emprego
Não deixe escapar a oportunidade

Depois de três anos de uma licenciatura, qualquer estudante sonha com o seu primeiro estágio. E a verdade é que o processo de envio de currículos consegue aumentar os níveis de ansiedade de qualquer pessoa – especialmente depois da longa caminhada até ao tão aguardado momento da conclusão do curso. Depois do “sim”, a luta será conseguir transformar um estágio num emprego.

Um estágio é bom, mas um emprego é muito melhor. Só assim conseguirá garantir maior estabilidade financeira e segurança para o futuro e os investimentos que o acompanham, como um carro ou uma casa. E a verdade é que, mesmo que lhe pareça complicado, existem algumas dicas que pode colocar em prática para que o seu lugar na empresa que o acolheu passe a ser permanente.

No entanto, é importante que tenha em conta que este deverá ser um investimento diário, uma vez que são muitos os estagiários à procura do seu lugar ao sol. Aprenda todos os passos e comece a impressionar o chefe já esta semana. Estas dicas deverão ser seguidas de forma constante para se destacar entre os demais.

Saiba como pode transformar um estágio num emprego


saiba como transformar um estágio num emprego

Um estágio pode ser uma verdadeira rampa de lançamento para um emprego estável após o final do curso. De facto, praticamente todos os jovens iniciam a sua carreira profissional como estagiários e muitos acabam por conseguir que a empresa lhes ofereça um contrato de trabalho após o período de estágio.

Os meses de estágio permitem que os jovens apliquem os conhecimentos e as técnicas que aprenderam ao longo do curso. Ao mesmo tempo estão a adquirir novas competências e experiências que serão valorizadas no mercado de trabalho. Significa, portanto, que esta é altura ideal para o profissional conhecer o dia-a-dia daquela área, bem como perceber se a realidade da profissão corresponde à sua carreira de sonho.

Transformar um estágio num emprego não é um objetivo fácil de alcançar, mas com alguma dedicação estará no caminho certo para que a sua presença laboral deixe de ser temporária e passe a ser permanente.

1. Candidate-se ao estágio adequado ao seu perfil

Embora um bocado óbvio, este é mesmo o primeiro passo. Candidatar-se a um estágio é como a procura por um emprego: deve ser criterioso e enviar o seu currículo apenas para as empresas ou cargos que correspondem aos seus interesses. Procurar estágios que vão ao encontro das suas competências e da sua formação académica é a primeira etapa de um caminho que se espera de sucesso.

Se possível, entre em contacto com pessoas que já tenham passado pelo mesmo estágio para que possa obter mais informações e avaliar a experiência laboral de quem já teve um contacto mais direto com a empresa.

2. Pesquise acerca da empresa

Descubra tudo o que puder acerca da organização antes de começar a trabalhar. Este passo irá dar-lhe uma vantagem na compreensão do negócio, bem como acerca de projetos específicos quando estes surgem. Procure ainda informar-se se a empresa costuma, habitualmente, manter os estagiários após o término do estágio.

3. Faça perguntas sem medo

Um erro muito comum entre os estagiários e os recém-chegados a uma empresa é pensar que as suas dúvidas ou questões não têm fundamento e que são um incómodo desnecessário para os restantes colaborares. É um facto que ser autónomo e proativo é muito positivo, mas a realidade é que um estágio serve para aprender, pelo que pedir ajuda não só é aconselhável como é o expectável.

Por outro lado, as empresas gostam de estagiários interessados em aprender. Assim, questões acerca de áreas que desconhece podem ser uma mais-valia na medida em que mostram empenho e dedicação.

4. Tenha uma boa atitude

Por esta altura já deve ter percebido que as organizações valorizam mais do que apenas as competências técnicas adquiridas ao longo do curso ou em contexto laboral. Profissionais com boa atitude nem sempre são fáceis de encontrar mas são muito valorizados.

Significa isto que ser uma pessoa positiva, curiosa e entusiástica, ao mesmo tempo que está disposto a ajudar em diversas tarefas (mesmo que não relacionadas com o seu trabalho habitual) pode ajudar bastante no que se refere à permanência na empresa. No fundo, tudo aquilo que se traduza num acrescento de valor à equipa será apreciado.

Demonstre sempre entusiasmo, mesmo que o trabalho que tenha em mãos, no momento, seja aborrecido. Peça para ser incluído em reuniões e procure mostrar-se sempre prestável e pronto a ajudar.

estágio

5. Estabeleça objetivos

Definir as suas metas e objetivos, bem como as competências que gostaria de adquirir ao longo do estágio, é também uma boa tática. E é importante que mantenha os pés assentes na terra e que seja realista, de outra forma não será produtivo. Reúna com os seus orientadores para que o possam ajudar com este planeamento.

Assumir este tipo de compromisso e comunicar os resultados aos chefes é uma boa forma de gerir as suas expectativas e permitir que a empresa faça exatamente o mesmo em relação a si.

6. Demonstre iniciativa

É extremamente importante que demonstre sempre iniciativa e seja proativo ao longo de todo o estágio. Dedique o seu tempo a conhecer a cultura e metodologias da empresa, bem como as ferramentas e software utilizados. Organize-se da melhor forma e antecipe as suas tarefas, pedindo mais trabalho quando concluir aquele que tinha em mãos.

7. Seja profissional

Mantenha sempre uma postura profissional e vista-se também de acordo com o código da empresa. Analise os horários de funcionamento e procure chegar mais cedo, mas não se apresse a sair antes dos restantes colaboradores da empresa.

8. Faça por conhecer toda a gente

Esforce-se por conhecer e cumprimentar todos os colaboradores da organização, desde o porteiro ao CEO. Uma boa primeira impressão pode ajudá-lo a transformar um estágio num emprego. Evite desrespeitar os seus colegas, envolver-se em intrigas ou em assuntos onde não é chamado.

9. Aprenda com os outros

Encontre colegas que estejam dispostos a partilhar os seus conhecimentos profissionais. Aprenda com eles tudo o que puder e ponha os novos conhecimentos adquiridos em prática de forma a trazer vantagens à organização.

Veja também:

Inês Pereira Inês Pereira

Licenciada em Jornalismo e Pós-Graduada em Branding e Content Marketing, sempre se deu bem com a escrita. Embora prefira escrever com um teclado, não acredita nessa ideia de ler um livro através de um ecrã: um livro lê-se em papel e tem um marcador. Gosta de fotografia, de história e de conhecer o mundo.

Saiba tudo sobre emprego