Catarina Reis
Catarina Reis
18 Mai, 2018 - 09:08
9 dicas para encontrar o seu emprego de sonho

9 dicas para encontrar o seu emprego de sonho

Catarina Reis

Já ouviu dizer que a persistência é essencial para conseguir o seu emprego de sonho? Descubra como pode encontrá-lo!

O artigo continua após o anúncio

Todos sonhamos em ter um emprego de sonho, certo? Mas, será fácil encontrá-lo? Como descobrir a vocação certa? Não existe, na verdade, uma fórmula mágica que lhe permita descobrir, de um momento para o outro, qual seria o trabalho que o realizaria de facto. Mesmo que alguns conheçam a sua vocação desde muito cedo, outros demoram a encontrá-la e as dúvidas podem persistir durante anos. No entanto, esta é uma reposta que deve ser alcançada para que se sinta pleno nas funções que desempenhar.

Já ouviu dizer que “objetivos são sonhos com prazo de entrega”? Saiba desde já que é verdade. Não basta fantasiar com o seu emprego de sonho: se quer mesmo consegui-lo, comece desde já a tomar medidas para que este sonho se torne realidade.

Como descobrir o emprego de sonho? 9 dicas

Uma das principais e mais difíceis tarefas a cumprir quando se quer encontrar um emprego de sonho é, antes de mais nada, saber com o que se sonha. É isso mesmo: a quem não sabe para onde quer ir, todos os ventos servem! Por isso, antes de iniciar a sua busca pelo sucesso, bem estar e felicidade pessoal, saiba que precisará de se conhecer a si mesmo.

emprego de sonho

1. Conheça-se

O que é o sucesso para si? Está o sucesso conotado com um excelente salário, com o tempo livre, a liberdade financeira e a possibilidade de se reformar ainda na flor da idade? Ou tem mais a ver com a natureza das tarefas que vai realizar? Diga-nos: já sabe o que realmente gosta de fazer? Consegue imaginar-se a desenvolver esse trabalho todos os dias? Reflita sobre quais são os seus maiores talentos, e também sobre aquilo que mais valoriza num trabalho.

2. Saiba qual a sua vocação

Descobrir a sua vocação é fundamental, uma vez que todos nascemos com uma personalidade própria e tendência para determinadas áreas. Ao longo da vida, é possível que descubra dentro de si várias vocações, que poderá até explorar em simultâneo.

3. Se tiver dúvidas, procure ajuda profissional

Se não consegue mesmo descobrir sozinho qual a sua vocação e qual seria o emprego de sonho para si, deverá procurar a ajuda de um psicólogo – que, através de testes, psicotécnicos, o poderá ajudar a descobrir quais seriam os tipos de emprego mais adequados à sua personalidade e às suas ambições pessoais.

4. Olhe à sua volta

Depois de perceber para onde quer ir, vai provavelmente verificar que não aparecem anúncios de emprego a divulgar vagas para o seu emprego de sonho. Claro está, que o seu emprego de sonho é um dos únicos empregos que tem um matching perfeito com o seu perfil pessoal e profissional, e por isso, não vale a pena seguir canais de procura de emprego generalistas, destinados a atingir centenas de pessoas ao mesmo tempo.

5. Seja seletivo na escolha dos canais de procura de oportunidades profissionais

Em vez de responder massivamente a anúncios, foque-se em rodear-se de e conectar-se com as pessoas certas em todas as esferas da sua vida. Grande parte das vagas para empregos realmente bons são preenchidas antes que as empresas pensem sequer em publicá-las. Se as empresas acharem que podem saltar a parte de realizar entrevistas de emprego e análises de CV, decerto que não irão hesitar em fazê-lo – afinal de contas gastam tempo e recursos nesse processo. Saiba jogar nos bastidores: aposte no networking, mas não da forma convencional…

O artigo continua após o anúncio

6. Expanda a sua rede

Deixamos-lhe aqui um pedacinho de senso comum: se continuar a fazer o que sempre tem feito, receberá os resultados que sempre tem obtido. Ao processo de procurar e encontrar o seu emprego de sonho é inerente a saída da sua zona de conforto. Tudo aquilo que não faz hoje porque lhe é desconfortável ou desconhecido, é aquilo que deverá começar a fazer já para conseguir dar o salto na sua carreira. Isto aplica-se, também às redes de contactos que estabelece, e a como as estabelece.

Seja seletivo na escolha das pessoas com quem se relaciona, perceba que impacto podem elas ter na abertura de portas noutros círculos sociais de importância para si e esteja no sítio certo à hora certa.

7. Acrescente valor

Faça por ser reconhecido como um especialista na sua área de trabalho. Como? Acrescentando recursos, informação e contactos à sua rede. Crie um site ou um blog e escreva regularmente sobre a sua área de actividade. Dê aulas e palestras sobre temas que domina e publique imagens desses eventos nas redes sociais. Partilhe os seus talentos e experiência para começar a ser conhecido e reconhecido, de forma a que, quando o seu trabalho de sonho estiver disponível na empresa, receba aquele convite para o integrar!

8. Lute pelo seu sonho

Uma vez descoberta a sua vocação, não pode ficar de braços cruzados à espera que tudo aconteça num estalar de dedos. Tem de lutar pelo seu sonho, formar-se nessa área, procurar saber mais e tentar ser o melhor no trabalho que escolher para si. Na verdade, mesmo que consiga tirar o curso com que sonha, só terá sucesso no mercado de trabalho se conseguir destacar-se num universo onde outros partilham da mesma função.

9. Não pense apenas no lado financeiro

É evidente que ter uma boa remuneração é importante para se sentir valorizado e para encontrar a estabilidade financeira que procura. Contudo, imagine o que seria, ainda que ganhasse muito dinheiro mensalmente, passar uma vida toda a acordar de manhã para fazer algo de que não gosta. Seria um fardo difícil de suportar, certo? Por isso, um emprego de sonho será sempre, antes de qualquer outra coisa, aquele que lhe dê realmente prazer.

No fundo, para encontrar e conquistar o seu emprego de sonho, o importante é que seja feliz a fazer algo de que realmente gosta e o faz sorrir diariamente. Uma vez descoberta a sua vocação, nunca desista de lutar pelo trabalho que se enquadra perfeitamente nas suas ambições e traços de personalidade, e alcance tudo aquilo com que sonha profissionalmente.

Veja também