Elsa Santos
Elsa Santos
10 Out, 2019 - 10:20
foco num teste psicotécnico e mão com uma caneta a responder

Testes psicotécnicos: vantagens e desvantagens e exemplos online

Elsa Santos

Saiba tudo sobre testes psicotécnicos e as suas vantagens e desvantagens no processo de seleção e recrutamento. Veja ainda exemplos online grátis, para poder treinar.

O artigo continua após o anúncio

Os testes psicotécnicos são uma forma de selecionar candidatos a emprego, habitualmente usada antes da entrevista e podem consistir na realização de um conjunto de exercícios que permitam perceber e avaliar determinadas características consideradas importantes para o desempenho das funções inerentes à vaga.

Podem ser verbais, numéricos, de situação e de diagramas. A cada exercício corresponde um tempo limite, habitualmente curto, e uma única resposta certa. Cada teste mede apenas uma característica.

Permitem analisar e avaliar como o candidato reage em situações de pressão, qual a sua rapidez de raciocínio, a capacidade de gestão do tempo, as aptidões, habilidades, conhecimentos, traços de personalidade e carácter, tais como a tolerância à frustração, ansiedade, agressividade, motivação, entre outros aspetos que possam ser relevantes.

Que importância têm no processo de seleção?

Quando há um lugar a preencher numa empresa, um dos primeiros passos a dar é definir o perfil da pessoa ideal para desempenhar as respetivas funções.

Os testes psicotécnicos são uma ferramenta que pode ser utilizada pelo recrutador, para conseguir conhecer melhor os seus candidatos, facilitando uma seleção mais rigorosa.

No entanto, não deverá ser o único fator a ter em conta.

pessoa a fazer um teste psicotécnico

TESTES PSICOTÉCNICOS: VANTAGENS E DESVANTAGENS

Vantagens

  • Testes padronizados e iguais para todos os candidatos;
  • Igualdade de tratamento;
  • Relativamente fiáveis (pouco permeáveis à mentira);
  • Maior rigor e utilidade em comparação com a entrevista;
  • Conseguem, de forma mais clara, determinar capacidades e dificuldades;
  • Podem prever a evolução de carreira.

Desvantagens

  • A ansiedade e tensão provocadas nos candidatos;
  • O facto de serem rígidos;
  • O caráter eliminatório.

Saber lidar com os Resultados

É importante saber encarar os resultados dos testes psicotécnicos que podem não correr bem e levar à desmotivação

Há que perceber, antes de mais, que o resultado dos testes pode ser condicionado em função de diversos fatores. O cansaço ou o stress, por exemplo, podem fazer variar (e muito) a sua capacidade de resposta.

O artigo continua após o anúncio

Independentemente de correr menos bem num determinado momento, nunca se convença de que não tem capacidade para os executar. Os testes são apenas um elemento em todo o processo de recrutamento e seleção.

testes psicotécnicos online grátis

Testes psicotécnicos online e grátis é o que não falta, que permitem responder online ou fazer download e realizá-los quando lhe apetecer. Seguem-se algumas sugestões.

1. Testworld

É um dos sítios mais conhecidos para realizar testes psicotécnicos online. No Testworld encontra testes de aptidões verbais, lógica, figuras, sinónimos, antónimos e ainda um teste sobre a capacidade de organização.

2. Testes psicotécnicos da Universidade do Porto

Faça o download de testes psicotécnicos, em pdf, da Universidade do Porto. Imprima e treine  a resolução de oito tipos de testes em casa ou onde quiser. Cada teste conta com uma breve apresentação de modo a ajudar à sua compreensão e realização.

3. Site Nota Dez

O aspeto pode não ser o mais apelativo, mas no Site Nota Dez encontra 119 testes psicotécnicos gratuitos, para fazer online. Todos têm resposta, o que lhe permite avaliar o seu desempenho.

4. Practice Aptitude Tests

Para quem pretende candidatar-se a ofertas de emprego no estrangeiro, pode (e deve) fazer testes psicotécnicos em Inglês. Pode fazê-lo neste site, onde encontra 4 tipos de testes: numéricos, verbais, de situação e de diagramas. Cada teste deve ser resolvido no prazo de 10 a 20 minutos.

Prepare-se

Se, realmente, tiver de ser submetido à realização de testes psicotécnicos no ambito de uma vaga de emprego, além das provas feitas online, deve ter em conta o seguinte:

  • Mantenha-se calmo antes e durante;
  • Siga na totalidade as instruções que são dadas previamente;
  • Em caso de dúvida, não hesite e peça nova explicação;
  • Lembre-se que a maioria dos testes tem um tempo limite inferior àquele que na realidade é necessário para a sua execução. Se vir que não consegue acabar, não se preocupe, é normal;
  • O objetivo não é ver se respondeu a todas as perguntas, mas se o fez acertadamente;
  • Apesar do tempo reduzido, tente refletir antes de responder, a fim de evitar erros.

Agora, basta “perder” algum tempo a fazer testes psicotécnicos, para conseguir brilhar caso tenha de passar por essa fase. Para além disso, estes testes podem ser muito úteis, antes de tudo, para se conhecer melhor e saber quais os aspetos a destacar de si, sempre que se candidatar a uma vaga de emprego.

O artigo continua após o anúncio
Veja também