Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarina Mesquita
Catarina Mesquita
06 Ago, 2018 - 09:00

Como procurar emprego: 8 dicas a não perder

Catarina Mesquita

Veja dicas de como procurar emprego, para que não perca a oportunidade de trabalho por que tanto anseia e que pode mudar a sua vida.

Como procurar emprego: 8 dicas a não perder

Perante a realidade do aumento do desemprego, encontrar um trabalho pode constituir um desafio difícil de superar, concorda? Se é uma dessas pessoas, que há muito procura emprego, mas que não consegue entregar, este artigo vai assentar-lhe que nem uma luva. De facto, do que necessita é, provavelmente, de dicas de como procurar emprego. Se é assim, confira, de seguida, os nossos conselhos, e consiga mais rapidamente o posto de trabalho que tanto deseja e que poderá operar uma mudança na sua vida.

8 dicas essenciais de como procurar emprego

como procurar emprego

1. Crie um dossier

Poderá ser útil juntar num dossier vários documentos, como: Curriculum Vitae, cartas de recomendação, certificados, prémios alcançados, entre outros.

3. Organize os cartões de visita e contactos

À medida que vai recolhendo cartões de visita e contactos que poderão ser úteis, vá guardando-os, de forma organizada, uma vez que estes podem ser fulcrais quando está à procura de uma oportunidade de trabalho.

4. Defina objetivos concretos

Antes de começar trabalho, deve saber exatamente o que procura. Ou seja, saber como procurar emprego inclui definir objetivos, saber que funções gostaria de executar, se quer um trabalho perto de casa ou se não se importa de trabalhar longe, entre muitos outros fatores a ter em consideração. Verá como a busca por um emprego será muito mais fácil de iniciar assim que definir esses objetivos.

5. Pesquise as empresas ideias para si

Deverá pesquisar quais as empresas às quais poderia ser interessante contratar alguém com o seu perfil. Uma vez descobertas quais as empresas que lhe poderiam potencialmente abrir portas, descubra qual a pessoa indicada para falar dentro de cada uma das organizações selecionadas e marque uma reunião para se apresentar.

6. Prepare-se para e entrevista

Outros dos aspetos essenciais de como procurar emprego é saber que não deve ir a uma entrevista de forma despreparada. Pelo contrário, deverá, previamente, pesquisar sobre a empresa em questão, sobre questões que costumam ser colocadas, testes psicológicos por que poderá ter de passar, entre outros. Verá que, preparado, tudo corre muito melhor do que se for apanhado desprevenido.

>” href=”https://www.e-konomista.pt/o-que-vestir-para-uma-entrevista-de-emprego/”>Veja aqui dicas para saber o que vestir numa entrevista de emprego >>

8. Aprenda com os erros e siga em frente

Se, ao contrário do que esperava, recebeu um “não”, não desanime. Analise os erros que cometeu. Tenha em consideração que cada situação negativa na sua vida deverá transformar-se num momento de aprendizagem. Assim, saberá quais os erros que não pode voltar a cometer, e, da próxima vez, quem sabe, receberá, finalmente, o seu “sim”!

Veja também: