Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
29 Out, 2019 - 13:10
objectivo do estágio

Qual é o objetivo do estágio? Saiba tudo

Catarina Milheiro

Conheça o objetivo do estágio e aposte neste caminho, tendo em consideração que este pode ter um papel fundamental na sua formação e carreira futura.

O artigo continua após o anúncio

Se está agora a iniciar a sua carreira profissional, então nunca se deve esquecer do objetivo do estágio.

Todos sabemos que quando terminamos a nossa formação e pretendemos integrar o mundo de trabalho um estágio pode ter um papel fundamental. Além disso, quando realizado no sítio certo, pode enriquecer bastante o currículo e abrir portas para oportunidades importantíssimas de emprego.

Desta forma, o estágio visa preparar um recém-chegado ao mercado de trabalho para a vida quotidiana na área sobre a qual se debruça, concedendo-lhe ferramentas práticas que, certamente, se virão a revelar fundamentais. Vamos saber mais sobre os seus objetivos reais?

O OBJETIVO DO ESTÁGIO: AS 7 PRINCIPAIS METAS

O objetivo do estágio compreende algumas metas que são extremamente importantes para qualquer profissional que esteja agora a iniciar a sua carreira.

Efetivamente, o estágio é uma etapa crucial no processo de desenvolvimento e aprendizagem, para além de permitir a troca de experiências e conhecimentos entre os funcionários de uma determinada empresa e ainda a troca de ideias, estratégias, planos e conceitos.

No fundo, podemos dizer que o principal objetivo do estágio é preparar um recém-chegado ao mercado de trabalho para a vida quotidiana na sua área de formação, oferecendo-lhe as ferramentas práticas que se tornarão fundamentais para o seu futuro.

orientador e estagiários

1. Proporciona contacto com a realidade da área de formação

O objetivo do estágio é, em primeiro lugar, aproximar o indivíduo que acabou o seu percurso académico inicial da realidade do exercício profissional da sua área de formação.

Desta forma, o estágio conduz ao desenvolvimento de competências socioprofissionais que facilitam o desempenho e a inserção na vida profissional ativa.

2. Alia a teoria à prática

Provavelmente já se questionou sobre para que servem algumas disciplinas que vai tendo ao longo do seu curso, uma vez que algumas são totalmente teóricas e o aluno nunca consegue perceber como conseguirá adaptar a teoria à vida real na sua área.

A questão é que, através do estágio, a teoria aprendida no curso alia-se à prática, dando-lhe todo o sentido e concretizando as aprendizagens em situações reais do quotidiano.

Assim, no estágio terá a oportunidade de solucionar problemas em contexto real, tendo a supervisão de um orientador, que o guiará em todo o processo de aprendizagem.

3. Facilita a inserção na vida profissional

Lembre-se que a experiência é decisiva para a sua carreira. Tendo em consideração que o estágio proporciona o conhecimento e a integração na dinâmica do mercado de trabalho, além de know-how sobre a organização empresarial, ele promove automaticamente a inserção na vida profissional.

Para além disto, se o estagiário revelar competências de excelência no final do seu estágio, poderá ficar empregado na organização onde realizou o seu estágio.

Caso não consiga, por algum motivo, ficar a trabalhar na empresa onde estagiou não fique preocupado, afinal já teve a oportunidade de adquirir todo o conhecimento necessário e experiência para se sentir capaz de trabalhar em qualquer empresa da sua área.

4. Promove a interação com profissionais experientes

O objetivo do estágio é também promover a interação com profissionais experientes. Pense connosco: ao contactar diariamente com diversos profissionais das mais distintas áreas, está a ganhar experiência e a adquirir novos conhecimentos.

No contexto de estágio, interagir diariamente com profissionais experientes é uma mais-valia para o estagiário, podendo este aprender imenso com colegas que estão nessa área há mais tempo. É, de facto, uma aprendizagem rica e fundamental.

Por isso, se vai fazer um estágio lembre-se da importância de interagir com profissionais experientes e não tenha medo de os questionar com dúvidas pertinentes.

5. Conduz ao desenvolvimento de rotinas de trabalho

Com o estágio, desenvolvem-se rotinas e hábitos de trabalho, adquirindo-se um espírito empreendedor e alcançando o sentido da responsabilidade que as empresas tanto prezam e que se torna um fator distintivo nos candidatos a um posto.

6. Permite aumentar o seu networking

Qualquer estágio que realize irá fazer com que aumente a sua rede de contactos. Ao longo do seu percurso na empresa, terá a oportunidade de conhecer e lidar com profissionais de todas as áreas e cabe-lhe a si aproveitar essa vantagem.

É extremamente importante que mantenha bons relacionamentos no ambiente de trabalho para que, um dia mais tarde, aqueles profissionais experientes com quem lidou, o possam referenciar ou simplesmente ajudá-lo.

O artigo continua após o anúncio

7. Ajuda-o a trabalhar as suas soft skills

O objetivo do estágio é também ajudar o estagiário e desenvolver as suas soft skills que têm vindo a ser cada vez mais alvo de atenção para os recrutadores e especialistas.

Aproveite o estágio para trabalhar bem a sua capacidade de comunicação, de trabalho em equipa, a sua flexibilidade, a gerir o tempo e até para melhorar a capacidade de ouvir os outros.

O estágio é uma opção: tire partido disso

Como sabemos, o estágio não é obrigatório no percurso de um profissional. No entanto, é uma mais-valia e deve sempre ser considerado como opção válida, seja na introdução no mercado de trabalho, seja enquanto forma de reconversão de carreira.

Considere todas as vantagens de realizar um estágio profissional no momento em que estiver a ponderar a decisão e quem sabe se não descobre que esta é a opção ideal para si no momento.

Veja também