Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
12 Mar, 2020 - 09:07

Saiba tudo sobre os estágios INOV Contacto

Catarina Milheiro

Tem uma licenciatura, fala inglês ou outro idioma e não tem mais de 29 anos? Então, o estágio remunerado INOV Contacto é para si.

estagiários a conversar sobre o programa INOV Contacto

O Programa INOV Contacto -Estágios Internacionais para Jovens Quadros, é um projeto que tem como principal objetivo capacitar os jovens graduados de competências em contextos diferentes dos nossos (destinos internacionais).

Para além disso, pretende igualmente criar uma crescente rede de contactos que se vai alastrando e ganhando “ramos” pelo mundo fora: a networkcontacto.

Este programa é promovido, gerido e executado pela AICEP e é apoiado pela União Europeia. Tendo já conseguido garantir estágios a mais de 4 mil jovens, o INOV Contacto está inserido no Plano Nacional de Implementação de uma Garantia Jovem.

O QUE É O INOV CONTACTO?

O INOV Contacto é um programa de Estágios Internacionais dirigido a jovens com formação superior, entidades portuguesas em mercados externos e multinacionais e organizações mundiais que queiram reforçar as suas equipas com talento português.

A missão do INOV Contacto é bastante simples:

  • ​Formar talento português num ambiente profissional;
  • Apoiar a internacionalização das entidades;
  • Promover a imagem de Portugal no mundo.

Os estágios profissionais decorrem em qualquer parte do mundo, durante 6 a 9 meses. Os jovens são desafiados a desenvolver competências no mercado internacional e as entidades usufruem de capital humano altamente qualificado para impulsionar o seu negócio.

estagiário preparado para ir para Inglaterra pelo INOV Contacto

O QUE É NECESSÁRIO PARA SE PODER CANDIDATAR?

Sendo este um programa promovido, gerido e executado pela AICEP e apoiado ainda pelo União Europeia, exige alguns procedimentos (pré-requisitos) que os jovens interessados deverão ter em consideração antes de se candidatarem:

  • Comprovar que detém uma licenciatura ou mestrado;
  • Não ter mais de 29 anos;
  • Ser fluente em português e inglês (tendo que comprovar este último caso através de um certificado) e o conhecimento de outra língua será ainda valorizado;
  • Ter motivação e autonomia para criar e seguir uma carreira internacional;
  • Estar, de momento, sem emprego;
  • Ter disponibilidade para realizar um estágio remunerado em qualquer parte do mundo (pois não é possível escolher o local de destino);
  • Tem que permanecer legalmente em Portugal.

Quais são as datas associadas ao INOV Contacto?

O programa assume uma preferência por candidatos das áreas de gestão, economia, marketing, engenharia e tecnologias de informação, redes ou telecomunicações. 

O estágio INOV Contacto tem a duração de entre 6 a 9 meses, em mais de 80 países e as candidaturas estão abertas desde o dia 10 de setembro até ao dia 10 de outubro de 2020

Os valores das bolsas de estágio variam e incluem as viagens entre Portugal e o país de estágio e é importante ainda referir que o estágio não inclui férias.

Como decorre o processo de seleção?

A seleção dos candidatos é feita de forma a avaliar se os candidatos terão as competências gerais e específicas para conseguir, com sucesso, atingir os objetivos nos diferentes estágios oferecidos por esta bolsa.

Este processo de seleção tem diferentes etapas, sendo todas elas eliminatórias e o mesmo é gerido pela AICEP e por uma outra entidade:

  • 1ª fase: formalização do pedido de estágio, pelos candidatos, através do preenchimento online da ficha de candidatura disponibilizada na página da internet do INOV Contacto, juntamente com a documentação solicitada;
  • 2ª fase: pré-seleção dos candidatos ao estágio tendo em consideração as áreas de formação, médias finais e estudos complementares, passíveis de majoração e ainda os conhecimentos linguísticos, passíveis de majoração;
  • 3ª fase: recrutamento e seleção dos candidatos ao estágio, através da realização de provas de avaliação aos candidatos selecionados, cujos resultados são considerados para efeitos de aptidão ao programa;
  • 4ª fase: seleção das entidades de acolhimento com base nas fichas de inscrição submetidas online pelas mesmas;
  • 5ª fase: conjugação do perfil dos candidatos selecionados com as qualificações pretendidas pelas entidades inscritas no programa;
  • 6ª fase: convite ao candidato à integração no programa;
  • 7ª fase: resposta por escrito ao convite, por parte do candidato;
  • 8ª fase: a aceitação formal do convite por parte do candidato implica a aceitação por este, da entidade e país que lhe forem indicados para realização do estágio, sendo esta irrevogável.

Todos os candidatos têm de prestar algumas provas e passar em todas as fases de avaliação para poderem realizar este estágio.

É possível escolher o local de destino do estágio?

Não. Aliás, este é mesmo um dos objetivos do programa, por isso, é a AICEP quem faz o matching entre os candidatos aptos e as entidades de acolhimento de estágios.

A divulgação/comunicação aos estagiários de qual a entidade de acolhimento, bem como do país de destino do estágio só é efetuada no final de todo o processo de seleção e após o momento de “mini formação”, um curso de práticas internacionais.

É possível concorrer mais do que uma vez?

O INOV Contacto é um programa que permite aos candidatos concorrerem mais do que uma vez, sendo que não poderão ter sido escolhidos na primeira.

Ou seja, se em alguma altura concorreu ao INOV Contacto mas não foi selecionado, é possível voltar a tentar. O que acontece é que terá de passar por todo o processo de seleção novamente.

No caso de já ter concorrido, ter sido selecionado mas, por algum motivo, não realizou o programa de estágio, então não terá mais oportunidades para o fazer.

Por isso, é extremamente importante que faça a sua candidatura de modo consciente para que não perca esta oportunidade.

Para mais informações, contacte diretamente a plataforma INOV Contacto.

Veja também