Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
06 Abr, 2020 - 16:57

O que fazer depois do estágio: 5 aspetos importantes

Catarina Milheiro

Não sabe o que fazer depois do estágio? Temos uma série de aspetos importantes e medidas concretas que pode tomar no momento em que termina o seu estágio.

orientador a falar com estagiária

Se o seu estágio está a terminar ou se já acabou por completo, já se questionou sobre o que fazer depois do estágio. Na verdade, não importa o tipo de estágio que tenha realizado porque esta é uma dúvida frequente para quem vê o período de estágio a chegar ao fim.

Quando os estágios terminam a tendência é para querermos aproveitar o tempo livre. Afinal, é tentador sentarmo-nos no sofá e vermos todas as séries e filmes que temos pendentes.

Mesmo que o seu estágio tenha terminado, as coisas não devem parar, especialmente a sua rotina e ritmo de trabalho. Existem várias maneiras para continuar o seu percurso logo após um estágio.

Fique connosco e saiba o que fazer depois do estágio.

O QUE FAZER DEPOIS DO ESTÁGIO?

estagiário de moda a trabalhar com orientadora

A resposta a esta questão “o que fazer depois do estágio?”, é mais simples do que pode parecer. Na verdade, os estágios servem para aprendermos mais e ganharmos competências valiosas para o mundo de trabalho.

Por isso mesmo, no momento em que o seu estágio acabar é essencial que faça tudo para garantir que o seu percurso profissional irá na direção que quer.

Mas como? Logo após o estágio, enquanto tudo ainda estiver bem fresco na sua cabeça, deve fazer uma avaliação da sua experiência, de que forma o ajudou a crescer e em que sentidos.

Para que não fique com dúvidas, elaboramos uma lista com os aspetos mais importantes a ter em conta assim que acaba o estágio, tome nota.

1

Avalie tudo aquilo que aprendeu

Se se tratar de um estágio curricular, e considerando que o seu estágio terminou, é importante que faça uma revisão de todos os documentos que lhe foram dados e que elaborou ao longo do estágio. Através da avaliação e comentários por parte do seu mentor, aproveite para retirar todos os seus pontos fracos e fortes para que os consiga trabalhar e melhorar.

Além disto, criar um portfólio seria uma excelente ideia também para aqueles que acabaram o seu estágio profissional. Inclua relatórios, projetos e tarefas discriminadas. Escreva um parágrafo em cada uma delas, explicando o desafio original e o que fez em cada tarefa. Isso será muito útil para se candidatar a estágios e empregos na área.

2

Envie uma nota de agradecimento

Saber o que fazer depois do estágio não é uma tarefa fácil. No entanto, depois de ir para casa e fazer a sua avaliação de conhecimentos, é extremamente importante que saiba agradecer.

Embora o envio de uma nota de agradecimento possa parecer um conhecimento comum, esse passo simples é algo que muitos profissionais normalmente se esquecem de fazer.

Os estagiários devem adquirir o hábito de enviar prontamente notas de agradecimento, uma vez que é uma maneira fácil de mostrar ao empregador o quanto apreciaram a oportunidade.

3

Peça referências e faça uma plano sólido para manter contacto

estagiária a ler carta de recomendação

Não interessa se fez um estágio curricular ou um estágio profissional, a importância de ter algumas referências é indiscutível perante o mercado de trabalho.

As cartas de referência têm um papel muito importante quando o assunto é a entrada no mercado de trabalho: elas irão validar o seu trabalho árduo como estagiário.

E quanto mais cedo começar a pedir referências, melhor! Uma boa dica para fazer isto é começar pelo seu perfil no Linkedin, adicionar à sua rede de contactos aqueles com quem trabalhou e claro, pedir referências. Fará toda a diferença quando procurar um emprego.

Além de fazer conexões no LinkedIn para que ambas as partes possam ver atualizações profissionais umas das outras, os estagiários devem colocar nos seus calendários um lembrete, para lembrá-los de que devem entrar em contato com certas pessoas uma ou duas vezes por mês.

4

Pergunte sobre oportunidades futuras

Como sabemos, os estágios costumam ser a porta de entrada para o mercado de trabalho. Por isso mesmo, se gostou do estágio que realizou e está interessado em continuar a sua carreira na empresa, convém criar um plano e um cronograma para discutir com as pessoas apropriadas. E um bom exemplo disto são os estágios curriculares, que podem permitir a continuação do trabalho que realizou na empresa.

Comece por considerar todas as suas hipóteses: pretende continuar o estágio em modo remoto? No caso de ainda estar a estudar, gostaria de ficar a trabalhar a full-time na empresa? Consegue observar-se como um bom gestor para a empresa?

Existem diversas questões que deve colocar para que consiga compreender qual o plano que deve fazer. Entre em contacto com o seu mentor ou com alguém dos Recursos Humanos e marque uma reunião. Defenda as suas ideias e vá convicto de si.

5

Não compartilhe informações confidenciais

Independentemente do tipo de estágio que tenha feito, nunca compartilhe informações confidenciais da empresa onde esteve. Isto mostra que é profissional e sério.

Quando se preenche a papelada do estágio, por vezes, é pedido pela empresa que assine (enquanto estagiário), um contrato de confidencialidade. Nesse caso, concordou em não divulgar qualquer tipo de informações privadas relacionadas com o trabalho.

Compartilhar informações confidenciais referentes ao seu estágio, como detalhes de clientes ou de clientes, pode causar sérios problemas legais. Além disso, demonstra que não é uma pessoa confiável e séria.

Veja também