Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
08 Out, 2019 - 10:29
estagiária a festejar com braços para cima

Como ser o melhor estagiário de sempre: 8 dicas

Catarina Milheiro

Vai agora iniciar o seu estágio e quer saber como ser o melhor estagiário de sempre? Confira as dicas infalíveis que temos para si.

O artigo continua após o anúncio

Se terminou recentemente o seu período de formação (normalmente a universidade), provavelmente segue-se o período de estágio, estamos certos?

E a grande questão com que muitos se deparam é mesmo “como ser o melhor estagiário de sempre?” Ora, este é um momento em que a maioria dos estudantes se encontram frente a frente com uma primeira oportunidade para iniciarem as suas carreiras profissionais e, por isso mesmo, uma época de ansiedade e stress.

Para ser um bom estagiário, não basta passar simplesmente pelo processo de seleção. Como um profissional em formação, é extremamente importante que, aos poucos, consiga conquistar o seu espaço e, claro, fazer a diferença seja em que empresa for.

Mesmo que não consiga ser selecionado para aquela empresa com que sempre sonhou, deve mostrar-se confiante e capaz de aceitar novos desafios. Lembre-se que é através do estágio que muitas das suas competências pessoais e técnicas são aperfeiçoadas. Por isso, basta que aproveite ao máximo este novo período da sua vida.

8 dicas para ser um estágio perfeito

orientador a cumprimentar e felicitar estagiário

Mas afinal, o que deve fazer para ser o melhor estagiário de sempre? Eis a grande questão que paira na cabeça da maioria dos jovens que começam o seu percurso de estágio em diversas empresas.

A realização de um estágio é, como já referimos, uma excelente forma de entrar e compreender melhor o mercado de trabalho e, até mesmo, de iniciar a carreira profissional.

Apesar de este ser um período curto, ou seja, de poucos meses, a verdade é que existe uma oportunidade de se tornar no melhor estagiário de sempre e de brilhar. Quer saber como? Temos algumas dicas para que arrase. Tome nota.

1. Volte a fazer uma pesquisa sobre a empresa

Se o objetivo é ser o melhor estagiário de sempre, então é necessário que comece de forma assertiva. Ou seja, é aconselhável que um dia antes da data de início do seu estágio, volte a fazer uma pesquisa sobre a empresa com a finalidade de refrescar a sua memória.

O artigo continua após o anúncio

Provavelmente durante o processo seletivo já fez isto, mas é importante que volte a fazer uma pesquisa adicional sobre a cultura e a história da empresa. Dessa forma, irá sentir-se muito mais confiante logo no primeiro dia e com certeza que será capaz de demonstrar esse sentimento aos outros colaboradores.

2. Olhe para o estágio como um trabalho a sério – acerte e cumpra horários

Ora, se o próprio estagiário quiser que o empregador o leve realmente a sério, então, também é necessário que ele também cumpra o seu trabalho “à risca”.

Se quer arrasar no estágio, deve lembrar-se constantemente de que tudo aquilo que desenvolver no seu trabalho terá um impacto sobre a organização e sempre tendo em consideração que está inserido num ambiente mais ativo do mundo real de trabalho e que os seus erros podem afetar as outras pessoas.

Outro aspeto importante é o facto de se acertarem horas (entre o empregador e o estagiário), destinadas ao trabalho, às suas pausas, folgas e horas de almoço. Desta forma, só dependerá de si garantir o compromisso.

3. Seja simpático e desenvolva bons relacionamentos

Não queremos com isto dizer que terá de andar sempre a sorrir para todos os colaboradores, mas é importante que seja simpático e que se mostre com uma atitude positiva para encarar este novo desafio.

Sempre que possível, tenha conversas rápidas e interessantes com os seus colegas. Tentar perceber o percurso profissional deles é sempre uma boa forma de iniciar uma conversa produtiva.

Por isso, lembre-se que para ser o melhor estagiário de sempre deve respeitar e manter boas relações com todas as pessoas da empresa onde está inserido. Mostre-se educado, confiável e acessível.

4. Não tenha medo de colocar questões

Qualquer empresa valoriza um estagiário que tenha iniciativa própria e que não tenha qualquer tipo de receio em colocar questões. Todos temos dúvidas que nos vão surgindo ao longo dos dias de trabalho e, como estagiário, está a adquirir agora informação nova.

O artigo continua após o anúncio

Pense connosco: se não esclarecer as suas dúvidas, nunca conseguirá fazer um bom trabalho e apresentar resultados para a empresa. Por isso já sabe, quando opta por procurar ajuda e de compreender o que lhe foi pedido, está automaticamente a mostrar que é um profissional preocupado com a qualidade do seu trabalho.

estagiários de cozinha a preparar prato com o orientador

5. Trabalho e formação – encare as suas falhas

Muitos jovens recém-licenciados que se inscreveram em algum mestrado e iniciam agora também o percurso de estágio, deparam-se com uma grande questão: “Como vou conseguir conciliar o mestrado com o estágio, sem que uma coisa interfira com a outra?”

É importante que todos compreendam que o estágio é um momento de aprendizagem e que é natural que aconteçam falhas. Para além disso, estar na situação de formação versus trabalho, ainda que não seja muito confortável, é importante na perspetiva de crescimento e gestão de tempo e prioridades.

Ou seja, o que queremos dizer é que neste contexto, tal como em muitos outros, a possibilidade de erro é natural (como o não cumprimento integral de uma tarefa entre muitas outras). Se isso acontecer, assuma a sua falha e olhe para ela como um processo de aprendizagem e não como uma derrota.

6. Seja proativo e dinâmico

Ao longo do estágio, são dadas ao estagiário diversas tarefas a serem cumpridas e prazos previamente combinados e, apesar de terem sido delegadas estas tarefas, é crucial que o estagiário mantenha uma atitude proativa, isto é, que procure relacionar outros aspetos que possam acrescentar valor às tarefas.

Não vale a pena ter medo de ser ousado. Afinal, o seu objetivo é arrasar no estágio e, para isso, precisa de ser inovador, proativo, dinâmico e criativo.

Por isso já sabe, se tiver uma ideia nova que seja pertinente e que esteja bem estudada, só tem de a apresentar aos seus colegas.

7. Contribua para o desenvolvimento da empresa

Lembre-se que apesar de poder ser um estágio de curta duração, é extremamente importante que vista a camisola da empresa. Trabalhe diariamente com a única intenção de melhorar a empresa em geral.

O artigo continua após o anúncio

Este tipo de envolvimento com as causas do seu trabalho, irá permitir a existência da afetividade necessária para que consiga desenvolver os objetivos principais da empresa em questão.

8. Seja flexível

O facto de ser flexível no desempenho das tarefas, permite-lhe por vezes, aprender muito mais sobre áreas diferentes.

Por exemplo: se está a estagiar do departamento de marketing, mas falta acabar uma apresentação importante do departamento de design, mostre-se disponível para ajudar e adquira novos conhecimentos fora da sua área.

Quando mantém este tipo de atitude e vontade de aprender, mostra ao seu chefe que ele poderá contar consigo como um profissional com diversas capacidades e interesses.

Veja também