Publicidade:

7 truques para quem tem alergia

Costuma ter alergias e não sabe o que fazer para se sentir melhor? Então, atente a 7 truques para quem tem alergia, que vão melhorar a qualidade de vida.

7 truques para quem tem alergia
O que fazer para aliviar os sintomas de alergias

Com a chegada da primavera é comum o aparecimento de alguns tipos de alergias.

Se também sofre deste problema, não se preocupe! Temos uma lista com 7 truques para quem tem alergia. Atente às nossas dicas sobre este tema.

7 Truques para quem tem alergia


Está cansado de andar sempre com os olhos inchados e com o nariz avermelhado? Quem sofre de algum tipo de alergias sabe que as mudanças de temperatura repentinas são, na maioria das vezes, a causa do aparecimento de sintomas como a tosse seca, a garganta, os olhos e o nariz irritados e ainda dos espirros e da dificuldade em respirar.

As alergias, além de provocarem um aspeto cansado, são um autêntico pesadelo no dia-a-dia, principalmente nas alturas de crise em que os sintomas se agravam.

Para que consiga lidar com os sintomas incomodativos que as alergias provocam, fizemos uma lista com 7 truques para quem tem alergia, tome nota.

1. Evitar produtos com um odor intenso

Produtos como os perfumes, cremes, desodorizantes ou ambientadores podem intensificar a sua alergia. Ou seja, estes produtos podem não ser a causa da alergia, porém, devido ao odor intenso, podem provocar algum tipo de irritações e, desta forma, agravarem os sintomas.

Por isso já sabe, se sofre de alergias e principalmente em alturas de crise, deve evitar o contacto com este tipo de produtos.

2. Hidratar o nariz

creme nariz

Nas alturas em que se encontra com algum tipo de alergia, o nariz é uma das zonas do rosto que fica mais sensível. Isto acontece, porque com os espirros constantes e o ato frequente de assoar o nariz, a região fica normalmente irritada e com um aspeto avermelhado.

Sabemos que este não é propriamente o aspeto mais agradável de sempre, por isso recomendamos uma boa hidratação diária.

A aplicação de um simples creme hidratante adequado para o rosto pode bastar. No entanto, pode também optar por aplicar vaselina, para uma hidratação mais profunda, ou ainda um óleo de coco que é também extremamente hidratante e ajuda a controlar a vermelhidão e a pele inflamada.

3. Utilizar lenços de algodão, linho ou seda

Provavelmente está a pensar que esta opção é um pouco antiquada, mas se refletir bem quando assoa o nariz com um lenço de papel está a irritar ainda mais a sua pele.

Coloque de parte os lenços de papel e opte por utilizar lenços de algodão, de linho ou até mesmo de seda. Desta forma, evita a fricção e irritação que os lenços de papel provocam.

4. Utilizar cremes para os olhos

Não tenha medo de usar e abusar de cremes para os olhos. Se sofre de alergias, provavelmente está constantemente com os olhos inchados e irritados e este tipo de cremes ajuda a reduzir este tipo de sintomas que afetam, não só o seu aspeto visual, como provocam também uma sensação de mal-estar.

Os cremes que tenham ácido hialurónico na sua composição são os mais indicados para este tipo de situações. Basta que hidrate bem a zona envolvente dos olhos e vai, com certeza, reparar uma diferença significativa ao final do seu dia.

5. Manter o seu organismo hidratado

beber água

Se quer reduzir o inchaço da sua pele provocado pelas alergias, é extremamente importante que evite a ingestão de bebidas alcoólicas e que beba muita água. Além disso, os alimentos que ingere também estão diretamente relacionados com a hidratação do seu organismo.

A histamina é uma substância responsável por aumentar a dilatação dos vasos sanguíneos e iniciar, desta forma, uma reação alérgica. Existem alguns alimentos que podem ajudar a combater este processo, como por exemplo, os brócolos, a maçã e a cebola que contêm um antioxidante (intitulado de quercetina) que diminui a produção de histamina no organismo.

6. Aplicar gotas para os olhos

Este é mais um dos truques para quem tem alergia: a aplicação de gotas para os olhos pode ser uma solução rápida e eficaz para que consiga acabar com a vermelhidão dos seus olhos.

O ardor e a comichão são dois sintomas muito comuns em pessoas com alergias, e é por isso necessário recorrer muitas vezes às gotas para os olhos para que consiga descongestionar e lubrificar os seus olhos.

Se utiliza máscara para pestanas deve evitar aplicá-la durante as alturas de crises, dado que este produto, assim como qualquer outro tipo de maquilhagem, pode irritar ainda mais a pele provocando comichão e ardor.

7. Fazer uma limpeza nasal diária

A limpeza nasal tem um papel fundamental para quem sofre de alergias.

Deve limpar o seu nariz com água do mar ou soro fisiológico entre 1 a 2 vezes ao dia, para que consiga descongestionar o seu nariz e facilitar a respiração.

Este tipo de limpeza também pode ser feita através de gotas para o nariz ou ainda de sprays que são facilmente adquiridos nas farmácias.

Veja também:

Catarina Milheiro Catarina Milheiro

Finalista da licenciatura em Gestão de Marketing, entende a partilha de informação através da escrita, como uma forma nobre da comunicação.