Publicidade:

Bem-vindo a Varna, a Las Vegas da Bulgária

Varna é uma das principais cidades da Bulgária e um destino animado, divertido e bem curioso. Tudo o que precisa de saber sobre a Las Vegas búlgara.

Bem-vindo a Varna, a Las Vegas da Bulgária
Saiba tudo sobre esta animada cidade.

Chamam-lhe a “Las Vegas” da Bulgária, pela sua vivência animada e pelos inúmeros resorts e casinos. Falamos de Varna, a terceira maior cidade do país, que se destaca também pelas praias de areia fina e águas translúcidas. É como se estivéssemos num qualquer destino paradisíaco longínquo, mas que é bem aqui na Europa. Um bom exemplo disso mesmo são as praias existentes nas proximidades, como Sveti Konstantin, Golden Sands e a cidade de Balchik.

Varna é a capital marítima da Bulgária e uma cidade muito interessante e cosmopolita, localizada em plena costa do Mar Negro. É precisamente esta combinação de cidade portuária com toques de modernidade que a tornam num destino a ter em conta para as suas próximas viagens.

Varna: o que visitar


varna

Apesar de ainda ser pouco conhecida, Varna tem muitos motivos para se sobrepor a Sófia, a capital do país. Afinal, é lá que se encontra o maior complexo de banhos romanos da Bulgária, bem como o mais incrível e melhor museu arqueológico. Atente a tudo o que precisa de visitar.

Aquário de Varna

Instalado num edifício art deco de cor azul, mesmo a fazer lembrar o mar e oceano, o aquário da cidade merece uma visita, pelos tanques cheios de cavalos-marinhos, piranhas e cágados, bem como alguns habitantes das profundezas do Mar Negro.

Catedral da Assunção da Virgem

A catedral de Varna é segunda maior e mais famosa catedral ortodoxa da Bulgária. Foi inaugurada oficialmente a 30 de agosto de 1886 e, enquanto um dos símbolos de Varna, serve de residência oficial do bispado de Varna e Preslav.

A sua beleza reside muito nas cúpulas de folha dourada, bem como a existência de murais da década de 50 do século XX e vitrais coloridos, que merecem a sua visita.

Igreja de São Miguel Arcanjo

Esta igreja foi fundada em 1865 e é historicamente importante, visto ter sido o local onde foram realizados os primeiros serviços religiosos em búlgaro.

No passado, o edifício albergou também a primeira escola de Varna.

Museu Arqueológico

É o melhor espaço do género na Bulgária e no seu espólio constam pulseiras, colares e brincos em ouro, com mais de seis mil anos de idade, classificadas como as peças de ouro trabalhado mais antigas do mundo.

Mas há lugar para objetos mais peculiares, como instrumentos cirúrgicos romanos, lápides helenísticas ou placas de mármore onde estão inscritos, a grego, os nomes dos fundadores da cidade no ano 221.

Museu de História Natural

O museu apresenta a flora e a fauna da região do Mar Negro, que se encontram divididas por seções, em representação da geologia e botânica do país, mas também dos animais vertebrados e os invertebrados que se encontram na região. As crianças, em particular, vão apreciar a coleção de rastejantes, com inúmeras aranhas e escorpiões.

Parque Primorski

Fundado em 1878, este grande e atraente espaço verde, com vista para o mar, estende-se por mais de oito quilómetros e é considerado o maior do género na Europa.

Como tal, são muitos os que o procuram como local para descansar, passear e desfrutar de momentos em família. Bem perto do parque, encontra outros pontos de interesse, como o aquário, o jardim zoológico e o planetário de Varna.

Planetário Copérnico

O planetário de estilo retro de Varna é um edifício incrível por si só, devido ao aspeto futurista, com as suas paredes cinzentas e cilíndricas.
Tem apenas um defeito: as apresentações e descrições apenas são feitas em búlgaro.

Termas Romanas de Varna

As ruínas bem preservadas de Varna datam do século II e são as maiores da Bulgária e as quartas maiores do género em toda a Europa.
Os visitantes podem visitar as várias secções do complexo e admirar as peças remanescentes dos sistemas avançados de aquecimento de piso e água.

Varna: onde ficar


Depois de tanto passeio, há que ter sítios confortáveis para ficar hospedado. Varna tem poucas mas boas unidades de alojamento e pode descobrir algumas boas sugestões.

Boutique Splendid Hotel

É um local acessível com atendimento de primeira classe e atenção especial a cada hóspede, quer viaje em negócios ou lazer.

Dado que está localizado bem como centro da cidade, facilmente poderá aceder aos locais de interesse que lhe recomendamos. Além disso, é um edifício imponente que se destaca bem, ou não tivesse sido construído em 1911 e, como tal, ser bem representativo dos traços arquitetónicos daquela época.

Rosslyn Dimyat Hotel Varna

Este hotel também tem uma localização privilegiada, bem ao lado do mar, o que permite aproveitar ao máximo a sua estadia em Varna.
Como se isso não fosse atrativo o suficiente, os hóspedes também podem desfrutar do centro de bem-estar Maya Vita, com uma variedade de tratamentos, sauna e piscina interior.

Smartline Arena Mar Hotel and SPA

Moderno, jovial e luminoso, o Smartline Arena Mar Hotel and SPA oferece praticamente tudo o que qualquer cliente pode desejar: está perto da praia, tem um restaurante com comida deliciosa e um spa que permite momentos de puro relaxamento.

Varna: o que comer


gastronomia bulgária Fonte: Wikimedia Commons

Visitar um país novo e uma nova cultura é uma tarefa que não fica completa sem se provar a gastronomia e pratos típicos. Por isso, se planeia uma viagem a Varna, saiba o que deve consumir.

Kebapche

É uma almôndega de carne temperada, cortada em formato de salsicha. Deve ser grelhada e pode ser consumida acompanhada de batatas fritas e queijo búlgaro.

Kiselo Mlyako

Trata-se de um iogurte, mas não é um iogurte qualquer. O kiselo mlyako é considerado um dos melhores iogurtes do mundo, por conter “lactobacterium bulgaricum” que é usado no fabrico do queijo búlgaro e que não pode ser encontrado em mais nenhum outro local do mundo.

Meshana Skara

Este prato típico da Bulgária consiste numa mistura de vários alimentos e não é para qualquer estômago… Na sua composição está um kebapche (a almôndega em formato de salsicha), um kyufte (outro tipo de almôndega), um bife de porco, batatas fritas e salada de feijão com cebola.

Salada Shopska

Esta é a salada típica do país e também a mais consumida. É feita com tomates em fatias, pepinos, cebola, queijo branco búlgaro e temperada com pimenta preta.

Shkembe Chorba

Esta sopa búlgara é feita com alho, vinagre e pimenta. Mais uma combinação que pode soar (e saber) estranha, mas há um momento perfeito para a consumir e testemunhar a sua eficácia: quando está de ressaca, principalmente depois de beber Rakia, a bebida típica da Bulgária.

Varna: ficha técnica


Como ir

Não há voos diretos entre Portugal e Varna. Assim sendo, as opções mais económicas são:

  • Lisboa – Viena (TAP) / Viena – Varna (Austrian);
  • Lisboa – Istambul e Istambul – Varna (Turkish Airlines).

Dicas úteis

Encontre aqui todas as informações sobre a bonita cidade de Varna.

Dados genéricos

  • Língua: búlgaro
  • População (2017): 335.177 habitantes
  • Localização: Bulgária, Europa
  • Extensão: 238 quilómetros quadrados

Veja também: