Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Pedro Martins
Pedro Martins
16 Out, 2018 - 09:58

Audi e-tron: tecnologia em forma de SUV

Pedro Martins

O Audi e-tron antecipa o futuro dos automóveis. Formato SUV, 100% elétrico e repleto de tecnologia. Conheça-o ao detalhe.

Audi e-tron: tecnologia em forma de SUV

O Audi e-tron é um dos próximos passos da marca dos anéis para se manter na vanguarda dos automóveis. A Audi afirma que o e-tron é um projeto que, por um lado, responde às novas exigências dos consumidores, mais conscientes do seu papel em matéria ambiental, por outro, está ao nível das apertadas leis em termos de emissões poluentes.

O construtor de Ingolstadt acredita que o Audi e-tron ajudará a colmatar as descidas das vendas de carros a gasóleo. O novo modelo da marca dos anéis promete uma nova experiência ao volante e assegura que será no formato mais apetecível do momento (e que deverá manter-se no futuro): Sport Utility Vehicle (SUV).

Audi e-tron: bandeira tecnológica

O novo Audi e-tron é um modelo 100% elétrico e rivaliza com automóveis de referência neste âmbito, como Tesla Model X ou Jaguar I-Pace. Como porta-estandarte da moderna tecnologia, o e-tron desbrava terreno em mercados importantes, como a China e Estados Unidos.

O e-tron tem locomoção 100% elétrica, garantida por dois motores elétricos no eixo traseiro e um no eixo dianteiro.  A marca anuncia uma autonomia superior a 400 km em ciclo WLTP, das mais elevadas no que respeita a veículos elétricos. O e-tron tem 320 kW (435 cv) de potência e pode atingir os 370 kW (503 cv) em momento boost. Com estas especificações, o novo SUV elétrico de Ingolstadt consegue cumprir o arranque dos 0 aos 100 km/h em 4,6 segundos e alcança 210 km/h limitados eletronicamente.

O audi e-tron está otimizado para condução autónoma de nível 3. Significa que o condutor pode desviar a atenção em algumas situações, uma vez que o e-tron assegura a maioria das operações em meios como autoestrada, pois reconhece a presença de outras viaturas e “lê” sinais de trânsito.

 

A tecnologia de ponta é, de resto, uma das caraterísticas do e-tron. Além da condução autónoma, o Audi e-tron dispensa os tradicionais espelhos retrovisores, substituídos por câmaras. Estas captam imagens exteriores que são projetadas em ecrãs no habitáculo. O condutor pode alterar, fazer zoom, reduzir ou movê-las, tudo para que a experiência tecnológica ande de mãos dadas com a segurança. O sistema pode ser ajustado às circunstâncias do momento, ou seja, manobras de estacionamento, mudanças de direção ou a circulação em estrada.

O carro traz ao presente aquela que deverá ser a iluminação do futuro. A tecnologia laser Audi Matriz faz parte dos conjuntos óticos dianteiros, com iluminação em alta resolução, existindo ainda iluminação OLED à frente e atrás. O Audi e-tron mede 4,88 metros de comprimento, com 2,91 metros de distâncias entre-eixos, medidas que deixam o novo SUV elétrico entre os Audi Q5 e Q7. A largura é de 1,93 metros e altura de 1,54 metros, tornando a imagem do e-tron tipicamente dinâmica. E nesta matéria, a resistência do e-tron ao ar é reduzida, com Cx aerodinâmico de 0,25.

Como já é apanágio das versões mais bem equipadas da Audi, o e-tron promete também uma experiência sonora de destaque, com um sistema áudio Bang&Olufsen, com 16 altifalantes e amplificador de 700W. Ver carro >>

Veja também: