Helena Peixoto
Helena Peixoto
04 Abr, 2019 - 16:29
Banheira ou poliban: qual a melhor escolha?

Banheira ou poliban: qual a melhor escolha?

Helena Peixoto

Haverá uma resposta única para qual destes equipamentos ter na sua casa de banho? Veja o que descobrimos.

O artigo continua após o anúncio

Qual escolher: banheira ou poliban? Se a banheira lhe confere um conforto superior, o poliban é uma excelente forma de rentabilizar tempo e dinheiro.

Quer vá criar uma casa de banho de raiz ou reformulá-la, mais cedo ou mais tarde irá confrontar-se com a dúvida se deve optar por uma banheira ou poliban. E escolher entre um dos dois pode não ser tarefa fácil, até porque não existe uma resposta igual para todos os casos. Tudo depende de si, dos seus hábitos e preferências, bem como se tem um estilo de vida mais apressado e prático ou se privilegia momentos de relaxamento.

Além disso, há outra questão preponderante: a sua casa de banho tem espaço de sobra ou, pelo contrário, precisa de fazê-lo render ao máximo? Só depois de responder a estas perguntas conseguirá escolher entre a banheira ou poliban.

Para ajudar a tomar uma decisão, damos-lhe a conhecer as principais vantagens e desvantagens associadas a ambos.

Escolher a banheira

limpar a banheira

As principais vantagens

1. Momentos de pausa e relaxamento

Uma das grandes vantagens de ter uma banheira é que ela pode tornar-se verdadeiramente num santuário de relaxamento, onde pode desfrutar do “seu momento”. Se tem crianças pequenas, reserve esses minutos para si, depois de os por na cama. Encha-a de água bem quente, coloque umas bolinhas de espuma ou sais e relaxe.

A banheira torna-se uma verdadeira amiga dos momentos de paz e sossego numa altura em que a correria do dia a dia não nos permite relaxar verdadeiramente.

2. Fácil de limpar

O artigo continua após o anúncio

Por norma, as banheiras são bastante fáceis de limpar. Sem frisos, frinchas, dobradiças e roldanas, basta um pano húmido e um produto próprio de limpeza de loiças de casa de banho e o serviço fica pronto em poucos minutos.

3. Ideal para quem tem crianças

As banheiras são um verdadeiro plus para quem tem bebés e crianças pequenas em casa. Pode dar-lhes banho diretamente na banheira, enchendo um pouquinho e colocando lá os brinquedos para os pequenos se distraírem, ou então utilizá-la para “encaixar” uma banheira própria para bebés.

As principais desvantagens

1. Maior exigência de espaço

Já no que respeita às desvantagens da banheira, a exigência de espaço é realmente uma delas.

As banheiras são bastante mais volumosas do que um poliban standard e muitas delas têm acabamentos arredondados que acabam por ocupar ainda mais espaço. Se gosta de banheiras com pés, então aí terá mesmo de ter uma casa de banho de maiores dimensões.

2. Banho mais demorado

A banheira é excelente para momentos mais relaxantes, mas se procura sempre formas de rentabilizar ao máximo o seu tempo, este pode não ser o elemento ideal para si. Por mais que tente, vai sempre demorar mais a tomar um banho de banheira do que no poliban de chuveiro.

O artigo continua após o anúncio

Sobre o poliban

banho bath duche shower chuveiro

As principais vantagens

1. Segurança

Os duches ou poliban acabam por ser mais seguros do que as banheiras por oferecerem uma maior acessibilidade. São assim a opção ideal para pessoas com limitações físicas ou com mobilidade reduzida, como no caso das pessoas idosas. Poderá até colocar uma cadeira dentro do poliban para que o momento do banho seja mais confortável e menos exigente.

2. Espaço otimizado

Os poliban atuais são facilmente adaptáveis a qualquer espaço. Disponíveis em várias formas e dimensões, é possível instalar um duche em qualquer casa de banho, por mais pequena que seja, permitindo otimizar ao máximo o espaço. Além disso, conseguem oferecer amplitude visual.

3. Poupança de tempo e água

Não há como bater o poliban nesta corrida. Estes são realmente a forma mais eficiente, rápida e económica de tomar o seu banho diário.

A quantidade de água consumida é, incomparavelmente, mais baixa do que na banheira e, em termos de tempo, consegue despachar o banho em 5 a 8 minutos. Desta forma irá poupar água e ser mais amigo do ambiente.

As principais dificuldades

1. Dificuldade em adaptar a crianças

O artigo continua após o anúncio

No caso de ter crianças lá por casa e só dispor de poliban, é bem possível que as suas costas reclamem. Provavelmente terá de agachar-se para ficar ao nível da criança e, enquanto ela for mais pequena, ter uma banheira de tamanho mini para conseguir encher e dar-lhe o banho.

2. Mais exigência na limpeza

Sobretudo nos casos dos poliban tipo “cabine de duche”, compostos por vários painéis de PVC, plástico, roldanas e ranhuras, a limpeza torna-se bastante exigente, sobretudo para chegar a todos os cantos.

E sendo um equipamento que contacta com água diretamente é muito importante garantir a sua higienização frequentemente.

Banheira ou poliban? Ou ambos?

Se quisermos colocar as coisas de forma um pouco mais abstrata, podemos comparar a banheira e o poliban a duas formas diferentes de ver a vida: a primeira é mais pausada e para quem gosta de pormenores, a segunda mais prática e célere.

A verdade é que são ambas diferentes e complementares. Se a sua casa de banho não tiver restrições de espaço ou se tiver mais do que um WC, talvez o melhor seja mesmo ter ambos.

Veja também
Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp