Helena Peixoto
Helena Peixoto
18 Jul, 2019 - 10:18
Casas de banho modernas e ecológicas: consiga a sua

Casas de banho modernas e ecológicas: consiga a sua

Helena Peixoto

Quer renovar a sua casa de banho mas ainda não tem ideias? Saiba o que pode fazer para tornar as suas casas de banho modernas e mais amigas do ambiente.

O artigo continua após o anúncio

Se procura ideias e sugestões fáceis de implementar para tornar as casas de banho modernas, veio ao sítio certo! Neste artigo encontra 10 sugestões que não só têm em conta a modernidade, como não esquecem a vertente sustentável e ecológica, tão importante atualmente!

Todos os dias nos deparamos com informações sobre o quão importante é ter atitudes e comportamentos eco friendly, pelo que os pequenos e importantes atos como reciclar ou usar menos plástico já não são suficientes. Impõem-se, assim, alterações mais impactantes e significativas, entre as quais tornar as casas de banho modernas e amigas do ambiente. Saiba como.

10 ideias para casas de banho modernas que pode implementar sem dramas

1. Sanita suspensa

Se há coisa que rima com casas de banho modernas é mesmo este novo sistema de sanitas suspensas! Hoje em dia começa a ser bem mais fácil e acessível optar por este tipo de sanita, sendo que a desvantagem de a colocar numa casa já construída é o facto de ter de furar a parede.

Mas acredite: no final vai agradecer esta decisão! É mais moderno, mais bonito, mais higiénico e até mais agradável, dado que pode ajustar a altura às suas necessidades.

2. Luzes LED

Outro dos passos absolutamente fundamentais no caminho a percorrer rumo às casas de banho modernas diz respeito à iluminação: deve optar sempre por luz LED!

As lâmpadas incandescentes (e mesmo as fluorescentes) além de serem muito menos económicas, duram menos tempo e a luz é menos forte. Faça esta troca e a médio prazo vai perceber as enormes vantagens!

3. Trocar banheira por base de chuveiro

 

Hoje já são raras as vezes que temos tempo para tomar um banho de imersão. Sem falar no gasto de água que tal implica. Por isso, por que não rentabilizar o espaço e trocar a banheira por uma base de chuveiro?

Este é mais um dos mandamentos nas transformações para casas de banho modernas. Existem 1001 opções de bases de chuveiro, das mais económicas às mais premium, para todos os bolsos e estilos. Nada como dar uma vista de olhos em lojas da especialidade!

O artigo continua após o anúncio

4. Aposte em cores claras

Ao contrário do que se possa pensar (ou pelo menos antigamente era um pouco assim), modernidade não tem de ser sinal de cores escuras. Até porque, cada vez mais, os espaços querem-se claros e amplos! Assim, aposte em cores claras, como brancos, beijes e cremes e comprove por si como consegue um excelente cenário de modernidade e como sentirá que o local ficou mais iluminado (podendo até poupar na eletricidade).

5. Aposte no metalizado

Um toque aqui, outro toque ali, o metal é presença quase obrigatória nas casas de banho modernas! Pode fazê-lo ao apostar nos cromados das torneiras e chuveiro, ou a aplicar um pormenor de cerâmica nas paredes ou chão ou até mesmo em objetos decorativos.

Importante é que o faça com conta, peso e medida!

6. Leve o verde consigo

 

Os elementos verdes são obrigatórios em casas de banho modernas! E se estivermos a falar de uma casa de banho que não tem nenhuma luz natural, não há qualquer problema; hoje em dia há imensas opções de plantas e árvores artificiais com aspeto bem realista.

Com estes elementos consegue criar um ambiente moderno, relaxante e verde!

7. Aproveitamento das águas

Já ouviu falar nos sistemas de aproveitamento de águas de casa de banho, em específico das sanitas que têm lavatório embutido? Essencialmente, trata-se de um sistema que reaproveita a água de lavagem de mãos e cara do lavatório, que entra para o reservatório do autoclismo e assim se torna muito mais sustentável!

8. Opte por um estilo minimalista

 

O estilo minimalista acaba sempre por ser sinónimo de modernidade. E é por isso que é sempre uma boa solução se procura conseguir criar casas de banho modernas. Pouca mobília e acessórios decorativos, linhas retas e sem grandes trabalhados e espaço o mais clean possível.

9. Aposte na tecnologia

Se quiser (e puder) investir um pouco neste capítulo. Acredite que é coisa que faz toda a diferença: tecnologia!

O artigo continua após o anúncio

E falamos de coisas como: sistema de som na cabine de duche, climatização automática, luzes por sensor e ativação por voz, entre muitas outras funcionalidades disponíveis. Estas são apenas algumas das tecnologias que pode considerar na hora de montar as suas casas de banho modernas.

10. Simplicidade acima de tudo

Se não quiser gastar muito tempo e dinheiro, há um lema que nunca corre mal: simplicidade acima de tudo! Siga algumas das dicas que partilhamos consigo e mantenha as coisas simples. Não complique, desfrute dos espaços e inspire-se em exemplos que pode procurar em revistas, sites, blogues e outros.

O site do IKEA, por exemplo, é um espaço excelente para encontrar dicas simples e fáceis de implementar, além de não serem muito dispendiosas e de pensarem no futuro do nosso planeta!

Veja também