ebook
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Prático e Descomplicado
Inês Silva
Inês Silva
06 Mai, 2021 - 10:28

Bolsa D. Manuel de Mello: incentivo à investigação para jovens médicos

Inês Silva

A Bolsa D. Manuel de Mello é o maior prémio nacional de incentivo à investigação para jovens médicos. Saiba como candidatar-se.

jovens a fazer investigação médica com a Bolsa D. Manuel de Mello

A Bolsa D. Manuel de Mello é uma bolsa de investigação anual instituída, em 2007, pela Fundação Amélia de Mello em parceria com a CUF. Destina-se a premiar jovens médicos que desenvolvam projetos de investigação clínica, no âmbito das unidades de investigação e desenvolvimento das Faculdades de Medicina portuguesas.

No passado dia 21 abril, a Fundação Amélia de Mello atribuiu a bolsa referente ao ano de 2020, no valor de 50 mil euros, ao investigador da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Helder Novais e Bastos.

Este prémio será para desenvolver o projeto de investigação “FIBRA-Lung: Interações hospedeiro-microbioma na busca por biomarcadores de doenças pulmonares intersticiais fibrosantes que regem a aceleração”, que tem como objetivo melhorar o prognóstico e a qualidade de vida das pessoas que sofrem de fibrose pulmonar.

As candidaturas para edição deste ano podem ser enviadas até 21 de junho de 2021, em formato digital, aos respetivos Conselhos Científicos. A decisão do júri é anunciada a 28 de setembro de 2021.

Continue a ler e conheças as condições de candidatura e como o fazer.

Bolsa D. Manuel de Mello: quem pode candidatar-se e como

Quem pode candidatar-se?

Podem candidatar-se médicos até aos 40 anos que desenvolvam, individualmente ou integrados em equipas, projetos de investigação clínica em unidades de investigação em faculdades de medicina.

Como candidatar-se?

As candidaturas devem ser enviadas ao respetivo Conselho Científico, em formato digital, e devem conter:

  • Nota curricular do candidato;
  • Objetivos e descrição do projecto;
  • Calendarização do projeto;
  • Descrição de competências do investigador ou equipa de investigadores;
  • Plano financeiro do projeto de investigação;
  • Condições institucionais para concretização do projeto;
  • Parecer da Comissão de Ética;
  • Parecer do orientador do trabalho de investigação;
  • Resumo curricular do orientador.

São aceites projetos de investigação com a duração máxima de três anos e as candidaturas podem ser enviadas até 21 de junho de 2021. A decisão do júri é anunciada a 28 de setembro de 2021.

Para saber mais sobre a Bolsa D. Manuel de Mello, consulte a página da Fundação Amélia de Mello aqui.

Outras bolsas e programas de apoio a jovens e não só

Santander oferece 100 Bolsas de estudo para programa de transformação digital

O Santander Universidades Portugal, em colaboração como MIT Professional Education, lança 100 Bolsas Santander | Leading Digital Transformation, para um programa destinado a licenciados e profissionais de vários sectores que queiram qualificar-se ou requalificar para liderar a transformação digital nas suas empresas ou organizações.

Com uma duração de 5 semanas, equivalente a 40 horas de estudo, o programa online tem como objectivo dar aos seus participantes a capacidade de conhecer, acelerar e gerir os processos de transformação das empresas resultantes do impacto da tecnologia e da nova economia digital.

Este programa oferece uma introdução ao conhecimento das principais tecnologias digitais que estão a acelerar a economia e os negócios, como inteligência artificial, blockchain, computação em nuvem, ciber segurança e internet.

Assim, permite praticar e aperfeiçoar as capacidades interpessoais necessárias para dirigir este processo.

O programa é online e vai decorrer entre setembro e outubro de 2021.

A formação foca a liderança no processo de transformação digital e é desenvolvida pelo MIT – Massachusetts Institute of Technology Professsional Education.

As candidaturas podem ser realizadas até 18 de junho de 2021 aqui.

Bolsas Fundação “laCaixa”

A Fundação “laCaixa” é uma organização sem fins lucrativos cujo objetivo é combater as desigualdades sociais. Tem sede em Espanha, mas desde 2018 que atua em Portugal apoiando projetos de investigação e promovendo a ciência, a tecnologia e a cultura no país.

Existem cinco programas de bolsas de estudo em Portugal para o nível de pós-graduação, doutoramento e pós-doutoramento:

  • Doutoramento INPhINIT Retaining;
  • Doutoramento INPhINIT Incoming;
  • Pós-graduações estrangeiras;
  • Pós-doutoramento Júnior Leader Incoming;
  • Pós-doutoramento Júnior Leader Retaining.

Os valores das bolsas variam de acordo com cada programa e edital de cada ano, bem como os pré-requisitos que os alunos devem cumprir.

Atualmente não estão candidaturas abertas, mas pode registar-se no site oficial da Fundação “La Caixa” para receber os alertas de abertura de candidaturas.

Além da Bolsa D. Manuel de Mello, a fundação premeia trabalhos na área da economia e gestão

A Fundação Amélia de Mello, além da área de Investigação Clínica e Inovação, atribui também bolsas para apoio à realização de trabalhos científicos nas áreas de Economia e Gestão.

Saiba mais aqui.

Programas de Jovens Talentos

São várias as empresas que disponibilizam oportunidades de estágios a jovens que podem ter o 12.º ano, estar ainda a estudar ou ser recém-licenciados.

Estes estágios costumam ter a duração de três a 12 meses e alguns atribuem bolsa de estágio.

Em alguns casos, principalmente em áreas de trabalho qualificado, estes estágios são vistos pelas empresas como oportunidades de angariar talento para os seus quadros de pessoal.
Conheça alguns exemplos desses programas:

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].