Quando o assunto é aquecimento doméstico, o lema é conseguir alcançar níveis mais baixos de consumo energético e uma maior eficiência. Se ainda duvida em apostar nas bombas de calor e quais as vantagens de ter uma, este artigo é para si.
Entenda o que é este sistema, como funciona, qual produto escolher e como pode fazer a troca de sistema – seja na sua residência ou na empresa. Saiba, ainda, quanto pode poupar se tiver uma bomba de calor instalada.
Fique connosco e esclareça as suas dúvidas.
O que é uma bomba de calor?
Num resumo simples, uma bomba de calor é um sistema que aquece e arrefece a partir do ar ambiente. Quando opta por um equipamento como este, que utiliza a energia do ar exterior para realizar a climatização das suas divisões ou para aquecer água que usa para banhos e cozinha, está a escolher uma solução bastante eficiente, com o bónus de ter um baixo impacto ambiental.
A bomba de calor é um sistema cada vez mais utilizado para climatização de residências, condomínios, empresas, hotéis e hospitais. A razão desta aposta é fácil de explicar: trata-se de uma tecnologia mais eficiente e que permite maior poupança, além de ser mais amiga do planeta.
Sabia que uma bomba de calor reduz os consumos de eletricidade e pode ser adaptada a instalações de aquecimento central já existentes? Não é uma solução projetada apenas para novas construções.
Como funcionam?
As bombas de calor funcionam a partir da eletricidade. Ou seja, usam a eletricidade para transportar energia entre uma fonte quente e outra fonte fria. Em suma, é um equipamento de transporta o calor de um ponto para outro.
Para que possa entender melhor, os frigoríficos, por exemplo, funcionam de forma semelhante. Estes equipamentos possuem um circuito frigorífico que assegura o transporte de calor do seu interior para o ambiente onde está localizado, recorrendo a um elemento dissipador na sua traseira, pelo que o aparelho acaba por assumir temperaturas baixas, chegando mesmo a valores negativos no seu espaço de congelação.
As máquinas de secar a roupa que funcionam com uma bomba de calor seguem o mesmo princípio, no entanto de forma invertida. Ou seja, neste caso, a bomba de calor transporta a temperatura da divisão onde está para dentro da máquina.
De seguida, o ar presente no seu interior aquece e, assim, a roupa seca. Se tem um eletrodoméstico desses, vai notar que o espaço onde o mesmo está instalado torna-se mais fresco quando a máquina está a funcionar.
Também os aparelhos de ar condicionado são exemplo deste tipo de funcionamento.
Quais os modelos que existem?
Há vários tipos de bombas de calor disponíveis no mercado. A escolha vai depender do tipo de energia que pretende aproveitar: da água, do solo ou do ar. As mais comuns em Portugal utilizam o ar.
No que se refere à aplicação, as bombas de calor dedicadas unicamente à produção de água quente sanitária tem ganho mais expressão, pelo preço, simplicidade de instalação e eficiência tendo em consideração os desafios atuais e a substituição de soluções menos eficientes e mais poluentes.
O desenvolvimento e aplicação das bombas de calor ar-água para climatizar e produzir água quente sanitária num único sistema, também tem sido uma realidade. Temos como exemplo o aumento das instalações com piso radiante, ventilo-convetores juntamente com produção de água quente sanitária.
Onde pode comprar e pedir um serviço de instalação? Uma boa sugestão para comprovar a eficácia da bomba calor na sua casa é a solução de aquecimento Daikin Altherma, um sistema de aquecimento central e de águas quentes que é mais eficiente e que, por isso, reduz a fatura energética e o impacto ambiental dos seus consumos. Isto, claro está, para além de promover mais conforto térmico.
Entre as várias opções e modelos disponíveis, um destaque especial para duas opções em campanha até dia 26 de Dezembro 2023.
Daikin Altherma 3 M
– Uma bomba de calor ar/água de baixa temperatura, ideal para novas habitações.
– Uma só unidade exterior com design moderno.
– Produção de aquecimento, arrefecimento e água quente sanitária
– Elevada eficiência energética (Classe A+++) e possibilidade de controlo remoto
– Sem necessidade de recorrer à queima de combustíveis fósseis (gás/gasóleo) e os gases de combustão associados
Daikin Altherma R HT
– Uma bomba de calor de alta temperatura, ideal para substituir o seu atual sistema de aquecimento central com radiadores.
– Solução eficiente para aquecimento e água quente sanitária.
– Sem necessidade de obras para alterar/substituir os radiadores existentes.
– Sem necessidade de recorrer à queima de combustíveis fósseis (gás/gasóleo) e os gases de combustão associados.
Se pretende adquirir uma Bomba de Calor e desta forma contribuir e abraçar o desafio da descarbonização do aquecimento residencial, vá a Daikin.pt e encontre um instalador que o poderá guiar na melhor solução para as suas necessidades.
Quanto pode poupar?
Para lá do investimento inicial, estima-se que estas soluções permitam atingir uma poupança superior aos 80% na fatura da eletricidade.
Os níveis de poupança vão depender da caldeira que tem atualmente – a propano, gasóleo ou gás natural – e da escolha da bomba de calor (de baixa temperatura ou de alta temperatura). Veja as estimativas de poupança na tabela.
4 motivos para optar por uma bomba de calor
Eficiência elevada
A norma EN 14825, que define a relação entre a produção de calor e o consumo elétrico dos sistemas de aquecimento, é conhecida como Seasonal Coefficient of Performance (SCOP) ou Coeficiente de Desempenho Sazonal. Quando falamos de sistemas aerotérmicos, como as bombas de calor ar-água, o chamado SCOP pode mesmo atingir uma eficiência de 650% – ou seja, traduz-se numa potência térmica de 6,5 kW por cada kW elétrico consumido. O resultado é poupança. E não há segredos: isto acontece porque a maior parte de toda a energia que é produzida é proveniente do ar. Assim, o seu desempenho é bastante superior ao que é observado nos sistemas tradicionais de aquecimento.
A tão desejada poupança energética
Consegue imaginar alcançar uma poupança de mais de 80% no aquecimento/arrefecimento da sua casa ou empresa? A verdade é que isto é uma possibilidade real e há explicação: as bombas de calor recorrem ao ar exterior para obter até 75% da energia que necessitam de gerar, o que quer dizer que vão recorrer menos à eletricidade.
Amortização do investimento a médio prazo
Se é verdade que este é um investimento que pode pesar no orçamento inicialmente, também é verdade que a médio prazo esta aposta compensa. Estima-se que o retorno financeiro ocorra entre cinco a dez anos, ou mesmo menos se a utilização da bomba de calor for combinada com painéis solares – que, já se sabe, é um meio de poupança energética reconhecido e cada vez mais presente.
Outra vantagem que importa destacar aqui é que as habitações que possuem instalações aerotérmicas vão, inevitavelmente, obter uma maior classificação energética.
É possível mesmo dizer que, em determinados municípios, ter bombas de calor instaladas pode significar uma redução no valor do imposto sobre imóveis (IMI) – já para não falarmos que há uma real valorização do imóvel.
Tudo em um
O sistema tudo-em-um é uma das grandes características da energia da bomba de calor ar/água. Nele existe um gerador único, que executa três tipos de funções: aquece e arrefece os espaços desejados, além de gerar água quente sanitária.
Se está a pensar em novas soluções de climatização, avalie a possibilidade de investir numa bomba de calor. Com esta solução consegue poupar significativamente nas faturas da eletricidade, obtém o seu retorno financeiro a médio prazo e não tem de abrir mão do conforto.
Instalação de bomba de calor
As bombas de calor Daikin Altherma têm várias tipologias e são
aplicáveis a diversas finalidades e necessidades. São a solução ideal
se está a construir uma nova habitação e pretende aquecimento,
arrefecimento e água quente sanitária de forma eficiente.
Se pretende renovar o seu sistema de aquecimento central,
podem também substituir qualquer caldeira em
sistemas de aquecimento, sem necessidade de alterar
os seus radiadores existentes.