Isadora Freitas
Isadora Freitas
17 Out, 2017 - 10:50

5 dicas para escapar a burlas online

Isadora Freitas

As burlas online são uma ameaça cada vez maior. Para evitar os vários esquemas presentes na Internet, siga as cinco dicas que lhe deixamos.

5 dicas para escapar a burlas online

Hoje em dia, é quase impossível imaginar o que seria viver sem Internet. Faz já parte da rotina da maioria dos Portugueses usar o mundo online para uma série de afazeres. No entanto, também no espaço virtual nem tudo é o que parece. Por vezes, recebemos uma oferta fantástica ou um e-mail a solicitar informações pessoais que podem ser, nada mais nada menos, que uma armadilha. As burlas online são cada vez mais frequentes e sofisticadas, pelo que é importante saber como evitar cair nelas.

5 dicas para evitar burlas online

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Procure não fazer compras fora do seu computador

Pode parecer uma dica básica mas a verdade é que, muitas vezes, a caminho do trabalho ou quando à espera de um amigo num café, tendemos a utilizar o telemóvel para verificar o saldo bancário ou, até, para fazer uma compra com o cartão de crédito. As redes wi-fi públicas são, sem dúvida, muito úteis, mas não devemos servir-nos delas para tudo.

Verifique referências externas

Antes de fazer compras online, informe-se sobre a empresa em questão. Procure comentários de outros clientes e visite as suas redes sociais. A ausência destas plataformas pode ser um sinal de fraude, visto que, hoje em dia, para estar próximas da procura, a maior parte das empresas estão presentes, pelo menos, no Facebook.

Opte por senhas fortes

Proteja os seus dados pessoais com passwords fortes e, se possível, altere-as com frequência. A melhor forma de criar senhas difíceis de quebrar é combinar letras maiúsculas com minúsculas, números e símbolos.

Mantenha o seu browser e software actualizados

Procure ter o computador actualizado e instale um antivírus, para uma melhor protecção contra possíveis ameaças.

Visite sites oficiais

Não clique em links que não lhe parecem fidedignos. Mesmo recebendo um e-mail por parte do seu banco, o mais seguro é visitar o site oficial e não seguir um link presente na mensagem. O mesmo quando quer fazer, por exemplo, uma doação. Procure organizações que tenham site e páginas em redes sociais com comentários que relatem experiências anteriores.

Onde apresentar queixa?

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No caso de ser vítima de uma burla online, é importante que denuncie a situação. Eis onde o pode fazer:

1. DECO Proteste
2. Fraude.pt
3. Internet Fraud Complaint Center
4. Polícia Judiciária
5. Portal da Queixa
6. Procuradoria-Geral da República
7. Queixas.net

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