Afonso Aguiar
Afonso Aguiar
18 Fev, 2020 - 14:23

Afinal, qual é o carro ideal para os portugueses?

Afonso Aguiar

Um carro que dure muito tempo? Que seja confortável? Seguro? Barato? Saiba o que mais valorizam os portugueses na hora de comprar um automóvel.

vendedor a mostrar carro novo

Nem potência, nem estética, nem tecnologia. O carro ideal dos portugueses deve reunir algumas destas características, mas sobretudo, ser seguro. É o que diz o mais recente estudo “Observador Cetelem Automóvel“.

Para os 500 condutores portugueses inquiridos, a segurança continua a ser a característica mais importante (41%). Em segundo lugar surge os custos reduzidos de compra e utilização (38%) e em terceiro o facto de ser agradável de conduzir em viagens de longa e curta duração (31%). 

Fora isso, salienta-se que o carro ideal dos portugueses também deve ser confortável (28%), ambientalmente sustentável (26%) e que seja versátil (25%).

qual é o carro ideal? o que pensam os outros países

Família e comprar carro

Segundo 29% dos inquiridos nos vários países onde foi realizado o estudo (Africa do Sul, Alemanha, Bélgica, Brasil, China, Espanha, Estados Unidos da América, França, Itália, Japão, Países Baixos, Polónia, Portugal, Reino Unido e Turquia), o carro ideal também deve durar muito tempo.

Para 25% dos condutores é essencial ter um custo o mais baixo possível, tanto na compra como na forma de utilização, tendo também de ser agradável de conduzir.

Estas últimas características são especialmente valorizadas pelos inquiridos mais velhos.

Curiosamente, na era da revolução tecnológica e da modernidade, questões como um carro ultratecnológico, um automóvel de livre acesso que se paga apenas quando se utiliza e o design aparecem apenas no final deste top de características, com 8%, 7% e 5%.

Ainda assim, estas competências são de maior relevância para a classe etária dos millenials, assim como habitantes nas áreas urbanas.

Para o Observador Cetelem Automóvel 2020, as análises económicas e de marketing, bem como as previsões, foram realizadas em colaboração com a empresa de estudos e consultoria C-Ways.

As entrevistas no terreno foram conduzidas pela Harris Interactive, durante os meses de agosto e setembro de 2019.

No total, foram inquiridos pela CAWI 10 000 indivíduos em 15 países. Com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos, os questionados fazem parte das amostras representativas de cada país. A representatividade da amostra é assegurada pelo método de quotas (sexo, idade).

Veja também