David Afonso
David Afonso
12 Mai, 2020 - 20:03

Carro parado na garagem: os cuidados a ter com os pneus

David Afonso

Numa época em que a rotina diária da condução mudou, há alguns cuidados que deve ter com o seu automóvel, em particular com os pneus.

Carro parado na rua

Num período onde os nossos hábitos de condução sofreram alterações e passamos bastante menos tempo atrás do volante, é fundamental ter em atenção a saúde do nosso carro e a todos os seus componentes.

Assim, e se tem o carro parado há muito tempo na garagem ou na rua por causa da pandemia de COVID-19, ao longo deste artigo vamos dar algumas dicas de manutenção e os principais cuidados a ter com os pneus, um dos principais componentes de segurança ativa dos nossos automóveis e o único ponto de contacto do carro com a estrada.

Cuidados a ter com os pneus do carro durante a quarentena

carro na garagem

Os pneus são um dos componentes que se pode deteriorar se o carro ficar muito tempo parado na mesma posição. Contudo, com os devidos cuidados de manutenção, é possível evitar que estes se deteriorem no caso de uma paragem mais prolongada.

Estes são alguns dos cuidados essenciais para garantir que tudo estará em perfeitas condições de funcionamento quando tiver de voltar com o carro à estrada.

1. Verificar com regularidade a pressão do ar

Pelo menos uma vez por semana, verifique a pressão do ar nos seus pneus. Para isto, aconselhamos que consulte as indicações dadas pelo fabricante do seu automóvel de modo a saber qual a pressão correta dos pneus do seu automóvel.

Os pneus tendem a deformar-se porque vão perdendo gradualmente o ar comprimido no interior e acabam por se “moldar” à forma na qual passam mais tempo.

Ter a pressão certa nos pneus melhora a segurança na condução e a durabilidade do pneu. No entanto, e se não vai mesmo usar o carro nos próximos dias, pode encher o pneu ligeiramente mais do que o recomendado pelo fabricante.

Apesar de serem produzidos em borracha, internamente contêm uma cinta de metal, que é o que dá a resistência ao pneu. Esta cinta é o que mantém o pneu com as dimensões e formato corretos. O passar do tempo e paragem prolongada, faz com que essa cinta fique deformada. Um truque simples para evitar isso é encher o pneu 0.3 – 0.5 bar acima do habitual.

Isto impedirá que as paredes do pneu suportem todo o peso do carro e que este fique deformando. No entanto, recorde que circular com o pneu demasiado cheio poderá também ser prejudicial para a vida útil deste componente, por isso faça-o apenas se não circular com o carro durante um período de tempo mais alargado.

2. Não mantenha o carro na mesma posição durante muito tempo

Para evitar que seja sempre a mesma zona do pneu em contacto com o piso e que por isso apenas aquela parede lateral suporte todo o peso do carro, deve girar os pneus regularmente.

Para isso, basta mover o seu carro alguns centímetros para a frente e para trás. O objetivo é só dar sensivelmente meia volta à roda e alternar o ponto de contacto com o solo.

3. Vibrações

Em caso de uma paragem prolongada é natural que quando voltar a conduzir o seu automóvel de novo no seu carro, devido ao desgaste natural de alguns componentes, pode parecer que o seu automóvel tem uma condução estranha. Por vezes, os primeiros sinais deste “estranhar” estão a associado a vibrações sentidas ao volante.

Caso isto aconteça com o seu automóvel, considere que algo pode estar a não funcionar corretamente com os seus pneus, nomeadamente com a calibragem das rodas.

Calibrar um pneu é uma das ações de manutenção mais baratas que o seu automóvel poderá requerer, mas ainda assim é de extrema importância para sua segurança e estes “sintomas” de vibração não devem ser ignorados.

4. Trocar de pneus

Deixar o carro estacionado na garagem ou na rua durante largos períodos de tempo sem tomar qualquer atenção poderá obrigá-lo a uma troca forçada de pneumáticos.

Este componente, em condições normais, tem um “prazo de validade” de 6 anos antes de começar a perder as suas propriedades de aderência, e sobretudo quando deixamos um carro com os pneus expostos aos elementos da natureza poderá acelerar o processo de deterioração.

Caso comece a notar que os pneus estão “secos” (isto é, começam a apresentar algumas rachadelas e fissuras), equacione trocá-los em breve.

Um conjunto de 4 pneus novos para um carro de dimensões compactas poderá custar-lhe aproximadamente 250€, mas saiba que, se fizer algum trabalho de pesquisa e tiver alguns cuidados, os pneus usados ou semi-novos também podem ser uma opção bastante mais em conta.

5. Deixar o carro sobre preguiças

Dentro dos cuidados a ter com pneus, este talvez possa ser o mais radical mas é também o mais eficaz e aquele que lhe garantirá que, não só os pneus permanecem em perfeito estado de conservação, mas também que está salvaguardar a vida da suspensão do automóvel.

Esta poderá ser uma opção válida, mas apenas caso tenha uma garagem fechada, espaço, e pelo menos 4 macacos para levantar o automóvel (aqueles utilizados para trocar um pneu quando este fura), ou 4 preguiças ou cavaletes (triângulos de ferro utilizados em competição automóvel para suportar todo o peso do carro), ou 4 macacos hidráulicos.

Assim, e caso a paragem do seu automóvel dure vários meses, considere colocar a viatura suspensa sobre um destes suportes e nem os pneus nem a suspensão estarão a lidar com o peso do automóvel, não perdendo por isso a sua forma nem tampouco o seu bom funcionamento.

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