ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Valdemar Jorge
Valdemar Jorge
04 Mai, 2021 - 17:29

10 carros com mudanças automáticas disponíveis em Portugal

Valdemar Jorge

Os carros com mudanças automáticas são cada vez mais uma realidade. Conheça 10 carros com mudanças automáticas disponíveis em Portugal.

caixa de mudanças automática

Em Portugal a grande maioria dos automóveis estão equipados com caixas de velocidades manuais, ao contrário do que acontece com outros países, nomeadamente, os Estados Unidos da América, onde predominam os carros com mudanças automáticas.

A caixa automática de velocidades tem mais de 100 anos de aplicação e desenvolvimento. E, com a atual mudança de paradigma a reforçar o desenvolvimento de viaturas elétricas, esta será cada mais uma realidade com que os condutores(as) terão de lidar.

Muitos utilizadores(as) manifestam-se contra a utilização da caixa de velocidades automática. Uns porque não se sentem confortáveis a utilizar o sistema (talvez porque nunca experimentaram), outros porque gostam de controlar a máquina, nos arranques, na estrada, em ultrapassagens, etc..

No entanto, é certo que há cada vez mais carros com caixa automática a circular nas estradas portuguesas. Ou seja, há também cada vez mais condutores a procurar estes veículos. Se também os procura, conheça estes 10 que selecionamos.

Carros com mudanças automáticas: 10 sugestões

Citröen C4 1.6 BlueHDi 120 EAT6 Feel

Citroën C4, um dos carros com mudanças automáticas à venda
Citroën Media Center

O novo Citröen C4 é um dos mais ousados carros da marca francesa, quer em design quer no redefinir do ambiente do habitáculo.

Está disponível com motorizações a combustão (gasolina e diesel) e elétrica. A versão que integra a nossa lista de carros com mudanças automáticas é a 1.6 BlueHDi que recebe caixa automática de 6 velocidades.

Ver carro

Honda Civic 1.0 i-VTEC CVT Elegance Navi

Honda Civic
Honda European Media Newsroom

O Honda Civic mantém a elegância e desportividade que já conhecemos. Modelo com design diferenciador, aposta num habitáculo confortável e na oferta de motorizações a gasolina e diesel com caixas de velocidades manual e/ou automática.

A proposta, tendo em conta o contexto da lista de carros com mudanças automáticas, é a 1.0 i-VTEC CVT (caixa de variação contínua) de sete relações, associada a motor que debita 126 cv.

Ver carro

Ford Focus EcoBoost Auto-Start-Stop, 1.0 litros e 125 cv

Ford Focus, um dos carros com mudanças automáticas à venda
Ford Media Center

O Ford Focus combina um estilo contemporâneo tecnológico com sistemas de segurança e apoio à condução. Este automóvel tem opção de caixa manual ou automática, conjugadas com motorizações a gasolina ou diesel.

A proposta escolhida é a versão com motor (EcoBoost) 1.0 e 125 cv (5 portas) associado à nova caixa de transmissão automática de 8 velocidades que possibilita redução até 10 por cento no consumo. Faz ainda uso de sistema Auto-Start-Stop.

Ver carro

Nissan Qashqai 1.5 dCi DCT7

Nissan Qashqai
Nissan Official Europe Newsroom

O Nissan Qashqai é um dos SUV mais vendido em Portugal, e na Europa. Enquanto não chega a nova geração, a atual mantém-se atualizada, quer em design, quer no que toca à oferta de equipamentos.

Quanto a motorizações destaca-se a turbodiesel de entrada na gama (bloco 1.5 dCi) que está associada a caixa automática de dupla embraiagem de sete velocidades, que acrescenta maior prazer na condução devido à sua rapidez e eficácia.

Ver carro

Opel Astra 1.4 Turbo CV7

Opel Astra, um dos carros com mudanças automáticas à venda
Opel Pressroom

O Opel Astra foi pioneiro ao introduzir, no segmento dos familiares compactos, conjunto de novas tecnologias. O melhor exemplo das tecnologias que recebeu é o sistema de faróis de matriz de LED IntelliLux.

Recentemente voltou a surpreender com a nova geração de motores que cumprem a norma Euro 6d. Um dos blocos é o 1.4 Turbo de 145 cv que está associado a caixa CVT de 7 velocidades.

Nos diesel está disponível motorização 1.5 Turbo D, de 122 cv e caixa automática de 9 velocidades.

Ver carro

Peugeot 308 Berlina 1.2 PureTech 130 cv EAT8 Allure

Peugeot 308
Peugeot Media Center

O novo Peugeot 308 revela personalidade ímpar, reforçada pela identidade transmitida pelo novo logotipo da marca.

No habitáculo, o destaque vai para o Peugeot i-Cockpit 100% digital, com 10”, e para o novo ecrã central tátil, que possui a funcionalidade Mirror Screen, que “espelha” o ecrã do telefone no ecrã tátil (compatível com Android Auto e Apple Carplay) e a navegação 3D dispõe de reconhecimento de voz.

A berlina compacta pode ter uma caixa de velocidades manual ou automática. No caso da caixa automática, a Peugeot disponibiliza seis velocidades.

Ver carro

SEAT Leon 1.0 ecoTSI Ecomotive DSG7 velocidades

Seat Leon
SEAT Media Center

O novo Seat Leon apresenta-se no mercado com moderno e distinto design. Mantém habitáculo desafogado, confortável e 5 portas. Nesta versão recebe motor de 3 cilindros em linha, que debita 115cv e está associado a caixa automática DSG de dupla embraiagem de 7 velocidades.

O SEAT Leon 1.0 ecoTSI Ecomotive cumpre o sprint 0-100 km/h em 9,6 segundos e consumos na ordem dos 4,4 l/10km. É um dos mais económicos motores da atualidade.

Ver carro

Suzuki Swift 1.2L Mild Hybrid AUT. GLX

Suzuki Swift, um dos carros com mudanças automáticas à venda
Suzuki Media

O Suzuki Swift é a primeira proposta eletrificada da nossa lista de carros com mudanças automáticas. Este citadino tem design apelativo e embora não pareça o habitáculo propõe espaço q.b. para cinco ocupantes.

A versão eletrificada que integra bloco 1.2L Mild Hybrid disponibiliza 83 cv, injeção multiponto e caixa automática de 5 velocidades. Versão de equipamento GLX.

Ver carro

Toyota Yaris Hybrid

Toyota Yaris carro do ano 2021
Toyota Europe Newsroom

O pequeno citadino nipónico, recentemente eleito “Carro do Ano na Europa” propõe eficiente sistema híbrido de quarta geração que disponibiliza potência de 116 cv e consumos de combustível de 3,7 l/100 km.

As emissões de CO2 são de 85 g/km em ciclo WLTP. O Toyota Yaris Hybrid destaca-se ainda pelo comportamento dinâmico, superior dotação de equipamento e pela presença de sistemas de segurança ativa e passiva.

A caixa é automática, e-CVT – variável contínua controlada eletronicamente com engrenagens planetárias.

Ver carro

Volvo XC40

Volco XC40, um dos carros com mudanças automáticas à venda

O Volvo XC40 é um dos veículos da marca sueca que pode incluir caixa de velocidades automática. A versão T2 que equipada com motor tri-cilíndrico de 1.5 litros e turbocompressor, disponibiliza 129 cv de potência e um binário de 245 Nm.

A tração é dianteira e o motor pode ser associado a uma caixa manual de seis velocidades ou a uma caixa automática (conversor de binário) de oito velocidades.

Ver carro

Como funcionam os carros com mudanças automáticas

A realidade diz que os automóveis equipados com caixa automática de velocidades são cada vez mais. Por exemplo, todos os elétricos recebem este tipo de caixa.

Ora, naturalmente têm também mais procura, especialmente, as modernas caixas de dupla-embraiagem, que apresentam grande eficiência.

Importa, por isso, saber como estas caixas funcionam. Assim, a caixa automática apresenta, por norma, as seguintes opções:

  • P – Park: posição em que deve ser colocada a manete após estacionamento da viatura. É ainda a posição recomendada para dar o arranque e desligar o motor. Quando selecionada esta opção bloqueia as rodas de tração;
  • R – Reverse: posição a colocar a manete para quando se pretende fazer marcha-atrás;
  • N – Neutral: ponto morto. Posição que, também pode ser usada para dar o arranque ou desligar o motor. Não bloqueia as rodas de tração.
  • D – Drive: posição em que deve ser colocada a manete para movimentar o veículo para a frente. Função usada na maior parte do tempo de condução.

Vantagens da utilização da caixa automática

  • Superior conforto na condução e, por consequência, menor fadiga após realização de viagens;
  • Mais conforto na condução citadina;
  • Precisão na passagem das mudanças;
  • Superior comodidade e segurança;
  • Menor desgaste dos componentes da embraiagem;
  • Não é necessário fazer ponto de embraiagem nas descidas e subidas;
  • Transição de mudanças mais suave;
  • Maior durabilidade dos componentes da transmissão.

Desvantagens da utilização da caixa automática

  • Automóvel controla as mudanças de velocidade e não o condutor;
  • Consumo de combustível pode ser superior;
  • Em caso de avaria poderá ser necessário colocar caixa automática nova;
  • Preço de aquisição da viatura é superior.

Atualmente já não se coloca a questão das caixas de velocidades estarem reservadas para modelos de topo. Essa ideia peregrina desvaneceu-se e, os fabricantes democratizaram a opção de escolha deste tipo de caixa de velocidades na grande parte dos modelos que comercializam.

Refira-se que algumas marcas, em vez de caixa automática operada através de manete, disponibilizam, conjunto de botões identificados com “R”, “N” “D”, “P”, “M” ou “B”, para escolha da função que se pretende realizar.

Com isto em mente, e tendo em conta a lista de carros com mudanças automáticas apresentada, já pode escolher o veículo que melhor serve as suas necessidades.

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].