ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Afonso Aguiar
Afonso Aguiar
28 Abr, 2021 - 17:08

Carros usados até 2 500 euros: apresentamos 7 modelos

Afonso Aguiar

Está com orçamento limitado ou pretende comprar o primeiro automóvel? Qualquer que seja a razão, estes são Os 7 melhores carros usados até 2 500 euros.

pessoa a comprar um dos carros usados até 2 500 euros

É possível comprar carros usados até 2 500 euros, fiáveis e interessantes, e que dure mais alguns anos? A resposta é sim, e aqui estão as provas.

Uma breve pesquisa em alguns sites de carros usados permite ver que existem muitas e interessantes opções que podem servir quem procura um carro em segunda mão e tem um orçamento limitado.

Obviamente, nem todos os carros por estes preços são recomendados, e todos deverão requerer uma análise pormenorizada e de um especialista antes de serem adquiridos.

O objetivo quando se compra um carro usado até 2 500 euros é adquirir um automóvel seguro, duradouro e que não dê muitos problemas. Portanto, apesar do número de quilómetros ser importante, neste caso o fulcral é garantir que compra um veículo resistente ao tempo.

Existem também carros mais interessantes do que outros, especialmente por questões de fiabilidade e robustez. Porque, mesmo com um orçamento limitado, ninguém quer ter despesas extra ou desagradáveis.

Se este é o seu orçamento, conheça 7 opções.

Os 7 melhores carros usados até 2 500 euros

A seleção não dispensa alguma paciência para encontrar um exemplar em boas condições e, sobretudo, reservar algum tempo para verificar o estado do veículo.

E, muito importante: não se concentre apenas no exterior, porque existem pormenores que não estão à vista, mas que podem dar indicadores importantes. Portanto, é imprescindível um olhar atento, escutar o motor e verificar o bom funcionamento dos comandos e funcionalidades do veículo.

Se o exemplar em causa acumular muitos componentes que por desgaste precisam de ser reparados ou substituídos, pode ser uma indicação evidente de que não teve os melhores cuidados.

1

Ford Fiesta (2002-2008)

Ford Fiesta

O primeiro candidato na lista dos melhores carros usados até 2 500 euros é a 5ª geração do Ford Fiesta, que esteve em produção até 2008.

Estava disponível com motores a gasóleo e a gasolina, mas os segundos são os mais recomendados, nomeadamente o emblemático 1.25 de 75cv, o mais vendido em Portugal.

No entanto, apesar do conselho recair sobre a quinta geração, a quarta, produzida entre 1995 e 2002, também é uma excelente hipótese, sobretudo se vier equipada com o supracitado e infame motor 1.25 a gasolina.

2

Opel Corsa (2000-2006)

Opel Corsa

Tal como um dos próximos veículos da lista, apesar da antiguidade deste modelo, o mesmo parece não ter passado de moda, dado o número de veículos Opel Corsa que continuam a circular em Portugal.

Normalmente é a escolha de excelência para quem comprar o seu primeiro carro e tem uma justificação para isso.

Um exemplo da robustez e durabilidade deste modelo é o facto foi de a própria Dekra, em 2010, ter feito um estudo que demonstrou que 97,6% das unidades analisadas deste modelo não apresentaram deficiências.

Por menos de 2 500 euros consegue adquirir uma Opel Corsa 1.2 a gasolina com 65 cv ou 1.3 a diesel com 70 cv.

3

Peugeot 206 (1998-2003)

Reconhecido pela sua fiabilidade e durabilidade, o Peugeot 206 acaba por juntar o melhor dos modelos que o antecedem e sucedem.

Bastante fiável, produziu-se este modelo até 2010, três anos depois do lançamento do seu sucessor. Além disso, também este modelo foi, durante anos, uma das principais escolhas para quem queria o seu primeiro carro.

Quer seja com motor 1.1 a gasolina ou 1.4 a diesel, é possível encontrar vários destes modelos a serem vendidos por menos de 2 500 euros.

Com um pouco de sorte e com o timing correto, até será possível conseguir um 2.0 a diesel com 90 cv.

4

Renault Clio (1990-1998, 1998- 2005 e 2005-2012)

Renault Clio, um dos carros usados até 2 500 euros

Quer seja da primeira, segunda ou até terceira geração, O Renault Clio é outro usado barato e fiável que se consegue encontrar por valores abaixo dos 2 500 euros e com uma grande panóplia de motorizações possíveis no mercado.

Foi lançado com uma ampla oferta de motores a diesel e a gasolina com potências entre os 68 e os 200cv. Devido à sua robustez e preços de venda, o 1.2 a gasolina de 75 cv e o 1.5 dCi de 85 cv são os mais interessantes, embora o primeiro tenha sofrido problemas nas válvulas e o segundo, falhas ocasionais no turbo.

Finalmente, o Renault Clio é apenas o carro mais vendido de sempre em Portugal e, também, um dos que mais resistem ao tempo, sendo que há muitos “velhinhos” de primeira geração que ainda circulam nas estradas portuguesas.

5

Seat Ibiza II e III (1993-2001 e 2001-2008)

Esta escolha é sobretudo para os amantes das modificações de carros. Se pertence a esse grupo, esta é, provavelmente, a melhor opção económica para si.

O Seat Ibiza sempre foi um dos carros mais conceituados da marca espanhola e, para quem gosta de pegar num automóvel e transformá-lo, tem uma vantagem: é muito fácil encontrar peças a um preço acessível.

Quer seja a versão 1.2, 1.4 ou até 1.9, com 65, 75 ou 110 cv, o Seat Ibiza é um carro que “transpira” uma condução desportiva, sendo que pode optar entre a a segunda e a terceira geração por valores abaixo dos 2 500 euros.

6

Smart ForTwo (1998-2000 e 2001-2007)

O Smart ForTwo é um dos carros mais práticos que existe, não pela sua capacidade de transportar passageiros, mas sim pelas suas dimensões. Ou seja, uma vez que têm dimensões reduzidas, permitem ao seu dono estacionar praticamente em qualquer lado.

Os Smart ForTwo têm motores desenvolvidos pela Mercedes, sendo por isso considerados carros bastante fiáveis. Mas, além de se prático e fiável, outra das características mais interessantes deste modelo é o consumo.

As versões diesel conseguem valores na casa dos 4L/100km e as versões a gasolina, tradicionalmente com consumo maiores, gastam apenas 5L a cada 100 quilómetros.

As únicas versões disponíveis por menos de 2.500 euros são os Smart ForTwo da primeira geração ou os mais antigos da segunda. No entanto, poderá optar entre um modelo a diesel ou a gasolina.

Além disso, os modelos atuais já são unicamente elétricos, pelo que ter uma versão movida a combustível fóssil, daqui a uns largos anos, poderá significar possuir um clássico ou histórico.

7

Volkswagen Golf IV (1997-2003)

Volkswagen GOLF, um dos carros usados até 2 500 euros

Para terminar, escolheu-se, talvez, o melhor modelo possível. Apesar de existirem alguns modelos com mais de 20 anos, a presença nesta lista da quarta geração do Volkswagen Golf era imprescindível.

O Golf é a principal referência da “marca do povo”, desde o “desaparecimento” do Beetle ou “Carocha” na década de 80. Além disso, é o terceiro modelo mais vendido de sempre.

Acredita-se, portanto, não ser necessário mais argumentos para justificar a sua entrada no leque de melhor carros até 2 500 euros. Ainda assim, há mais. Por valores inferiores a 2 500 euros não só pode conseguir a versão 1.4 de 75 cv a gasolina, como também, com alguma sorte, o tão desejado 1.9 TDI com 110cv.

É que esta última versão faz também parte de uma outra lista: a dos carros mais resistentes de sempre. Em Inglaterra, encontrou-se um Golf IV TDI com mais de 700 mil quilómetros. Pertencia a um casal que comprou o veículo em 2001. O casal procurava um carro confortável e económico. A primeira e única falha de que há conhecimento foi aos 400 mil quilómetros.

Se o orçamento é baixo, então provavelmente vai encontrar neste leque de opção a ideal para si. Se não for este último, o Volkswagen Golf, com certeza as outras opções serão as mais indicadas para si. É só escolher.

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].