Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Luís Neves
Luís Neves
24 Jan, 2020 - 16:21

Carros usados até 2 500 euros: apresentamos 6 modelos

Luís Neves

Se procura um carro mas tem um orçamento limitado, damos-lhe uma ajuda com esta lista dos melhores carros usados até 2 500 euros.

Volkswagen GOLF

É possível comprar carros usados até 2 500 euros, que seja fiável e interessante, e que seja o seu futuro meio de deslocação durante mais alguns anos? A resposta é sim, e aqui estão as provas.

Uma breve pesquisa em alguns sites de carros usados permite ver que existem muitas e interessantes opções que podem servir quem procura um carro em segunda mão e tem um orçamento limitado a 2 500 euros.

Obviamente, nem todos os carros por estes preços são recomendados, e todos deverão requerer uma análise pormenorizada e de um especialista antes de serem adquiridos.

Existem também carros mais interessantes do que outros, especialmente por questões de fiabilidade e robustez. Porque, mesmo que o orçamento seja limitado, ninguém quer ter despesas extra ou desagradáveis.

Melhores carros usados até 2 500 euros: 6 propostas interessantes

A seleção não dispensa alguma paciência para encontrar um exemplar em boas condições e, sobretudo, reservar algum tempo para verificar o estado do veículo.

E, muito importante, não se concentre apenas no exterior, porque existem pormenores que não estão à vista, mas que podem dar indicadores importantes, portanto é imprescindível um olhar atento, escutar o motor e verificar o bom funcionamento dos comandos e funcionalidades do veículo.

Se o exemplar em causa acumular muitos componentes que por desgaste precisam de ser reparados ou substituídos, pode ser uma indicação evidente de que não foi alvo dos melhores cuidados.

1. OPEL ASTRA G (1998-2004)

Opel Astra

O Astra é uma das referências da Opel e a geração G, comercializada entre 1998 e 2004, uma das mais robustas do modelo e até mesmo entre os familiares compactos.

Os motores 1.7 a gasóleo são fiáveis, mas o motor 1.2 a gasolina dos mais aconselháveis, uma vez que dispensa tecnologias que podem dar problemas (e dores de cabeça) como o turbocompressor.

2. FORD FIESTA (2002-2008)

Ford Fiesta

O próximo candidato na lista dos melhores carros usados até 2 500 euros encontra-se a 5ª geração do Ford Fiesta, que esteve em produção até 2008.

Estava disponível com motores a gasóleo e a gasolina, mas os segundos são os mais recomendados, nomeadamente o emblemático 1.25 de 75cv, o mais vendido em Portugal.

3. OPEL CORSA C (2000-2006)

Opel Corsa

A terceira geração do Opel Corsa é outro dos carros usados interessantes que se pode encontrar por valores abaixo dos 2.500 euros – é possível chegar a um Corsa D, mas atenção ao estado e aos quilómetros. Um exemplo da robustez deste modelo foi a escolha pela Dekra, em 2010, do modelo mais fiável num estudo que demonstrou que 97,6% das unidades analisadas não apresentaram deficiências.

Agora, a partir daqui, recomendamos que opte por unidades a gasolina, que, embora tenham consumos consideravelmente mais altos, são mais robustas e com menor exigência de manutenção.

4. RENAULT CLIO III (2005-2012)

Renault Clio

O Renault Clio de terceira geração é outro usado barato e fiável que se consegue encontrar por valores abaixo dos 2.500 euros e muitas unidades para escolha no mercado.

Foi lançado com uma ampla oferta de motores a diesel e a gasolina com potências entre os 68 e os 200cv. Devido à sua robustez e preços de venda, o 1.2 a gasolina de 75 cv e o 1.5 dCi de 85 cv são os mais interessantes, embora o primeiro tenha sofrido problemas nas válvulas e o segundo, falhas ocasionais no turbo.

5. HONDA HR-V (1999-2006)

HONDA HR-V

Um dos primeiros SUV, perfeito para os entusiastas deste tipo de modelos e um dos esquecidos no mercado de usados. Foi lançado em 1999 com um motor a gasolina de 1,6 litros e é possível encontrar muitos exemplares no mercado de usados.

Pode ser uma excelente base para converter em GPL. O maior problema é encontrar exemplares com poucos quilómetros, o que é também um indicador da elevada fiabilidade do modelo.

6. VOLKSWAGEN GOLF IV (1997-2003)

Volkswagen GOLF

O Golf IV é um dos incontornáveis entre os melhores usados, sendo possível encontrar unidades com o motor 1.4 a gasolina de 75cv por menos de 2.500 euros (os 1.9 TDi custam mais e têm manutenção mais dispendiosa, além de exigirem algum cuidado em relação aos quilómetros reais).

Veja também