A lei é clara: se quer tirar a carta de mota 125 cc, deverá avançar para o título A1. De acordo com o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), este título de condução pode ser obtido aos 16 anos, desde que seja dada a autorização por escrito de quem “exerça o poder paternal”.
Ainda assim, desde 13 de agosto de 2009, todos os titulares da licença de condução de ligeiros com mais de 25 anos de idades não necessitam de tirar a carta de moto 125 cc.
O averbamento é automático e, por isso, não precisa de fazer qualquer tipo de registo extra para poder conduzir o motociclo até 125 cc.
Carta de moto 125 cc: requisitos legais
Já sabemos que a carta de condução de ligeiros (B e B1) e a categoria A1 permitem a condução de motociclos com potência máxima de 125 cc.
A obtenção legal destes títulos pressupõe a inscrição numa escola de condução e passar nos exames teórico e prático. Mas há mais. A inscrição numa escola de condução só é válida se forem apresentados os seguintes documentos:
- Fotocópia do BI ou CC;
- Apresentação do NIF (número de contribuinte);
- Atestado Médico emitido por um profissional da área da saúde que exerça a profissão.
Os menores de 18 anos devem, ainda, apresentar a certidão de nascimento e a autorização por escrito de quem exerce o poder paternal (acompanhada do BI ou CC e respetiva fotocópia).
Se for titular da categoria A1 e quiser avançar para o título B, a lei permite que o exame teórico seja dispensado (sendo apenas necessária a aprovação do exame prático).

Carta de moto 125 cc: recomendações
Em Portugal, todos os condutores de motociclos com cilindrada até 125 cc devem usar capacete em todas as vias. Quanto ao colete refletor, a sua utilização não é obrigatória.
O artigo 88.º do Código da Estrada diz o seguinte: “todos os veículos a motor em circulação, salvo os dotados de apenas de duas ou três rodas, os motocultivadores e os quadriciclos sem caixa, devem estar equipados com um sinal de pré-sinalização de perigo e um colete, ambos retroreflectores e de modelo oficialmente aprovado”.
As motos 125 cc podem circular nas autoestradas?
A lei é clara: as chamadas motos 125 podem circular livremente em autoestradas, desde que respeitem os limites de velocidade (assim como os restantes veículos).
Com todas as dúvidas esclarecidas, só nos resta desejar-lhe boas viagens!
Veja também: