ebook
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Prático e Descomplicado
Bárbara do Carmo
Bárbara do Carmo
16 Ago, 2021 - 09:51

Albufeira de Castelo de Bode: descanso na margem do lago azul

Bárbara do Carmo

Localizada no rio Zêzere a poucos quilómetros de Tomar, a albufeira de Castelo de Bode tem atraído cada vez mais visitantes à procura do paraíso na terra.

Dornes em castelo de Bode

O Centro de Portugal está bem vivo e recomenda-se e a barragem de Castelo de Bode é um bom exemplo disso. 

As férias no interior do país já não são o que eram: cada vez mais desenvolvido e com uma oferta variada, o interior centro do país está aí para provar que o melhor remédio é mesmo partir à descoberta.

Localizada no rio Zêzere a poucos quilómetros de Tomar, a albufeira de Castelo de Bode tem atraído cada vez mais visitantes à procura do paraíso na terra. Por isso, se ainda não decidiu o seu destino para uns dias de descanso, saiba o que esta região tem para lhe oferecer.

Castelo de Bode: praias fluviais a não perder

Uma das razões pelas quais a albufeira de Castelo de Bode tem vindo a ser tão procurada é a oferta variada de praias fluviais. A Praia Fluvial da Castanheira, ou o Lago Azul, é a concretização do dito paraíso na terra. Uma piscina gigante flutuante, sem areia e com uma área reservada a crianças, vigiada com nadador salvador e largas plataformas para apanhar banhos de sol fazem desta praia escondida por entre trilhos sinuosos e cheios de vegetação um regalo para os visitantes. 

Ainda em Ferreira do Zêzere, a Praia Fluvial de Dornes é outra de cortar a respiração. Nesta praia não existem grandes infraestruturas de apoio, nem piscinas flutuantes. Por sua vez, tem garantindo um encontro com a natureza no seu estado mais puro. Localizada na península de Dornes, aos pés da aldeia templária com o mesmo nome, esta praia fluvial é um encontro quase místico com a natureza. 

A Praia Fluvial de Fontes (em Abrantes) também merece uma visita. No horizonte desta pequena praia está a Ilha do Lombo, uma ilha privada frequentada nos anos 60 pela alta sociedade portuguesa, hoje abandonada. 

Para os que mesmo amantes de rio gostam de sentir a areia nos pés, a albufeira de Castelo de Bode também oferece essa possibilidade – a Praia da Bairradinha é das poucas com areal. É espaçosa e tranquila e ladeada por montes verdejantes a perder de vista. 

A Praia dos Montes e de Alverangel também fazem parte da albufeira e receberam em 2016, pela Quercus, a classificação Qualidade de Ouro

Albufeira de castelo de bode

Miradouros e aldeias

A lista de praias fluvias da albufeira é extensa e faz-se acompanhar de miradouros silenciosos e deslumbrantes. A não perder o Miradouro da Aldeia de Fontes, do Cristo Rei, da Aldeia do Mato e o miradouro natural de Fernandaires. Espere encontrar a natureza no seu estado mais puro serpenteada aqui e ali de pequenas estradas que nos guiam até às maravilhosas praias da albufeira. 

Desportos radicais 

A albufeira de Castelo de Bode é o local ideal para quem procura descanso longe das multidões da zona costeira, mas também para os amantes de desportos radicais. Aqui o desporto rei é o wakeboard. Um desporto aquático praticado com uma prancha de snowboard puxado por uma lancha. O projeto wakeboardportugal tem cinco cable parks nesta zona, nas praias Aldeia do Mato, Fernandaires, Lago Azul, Montes e Trízio, com opções para os mais experientes e para principiantes.

Visitar a albufeira de Castelo de Bode é reencontrar a natureza no seu estado mais puro e usufruir dos merecidos dias de descanso no centro de Portugal. É uma ótima oportunidade para explorar não só a zona de Ferreira do Zêzere, mas também algumas cidades históricas como Tomar. Encontrar locais para pernoitar não será difícil. Pode optar pelo Parque de Campismo de Castelo de Bode, caso seja mais aventureiro. Se prefere um local mais sofisticado a Quinta do Trovisca, com a sua piscina panorâmica é uma excelente opção.

Partir à descoberta da zona centro é uma excelente oportunidade para provar a gastronomia local. Não perca a oportunidade de degustar os típicos peixes de rio, como as enguias ou o sável nos restaurantes locais. Esta é uma sugestão para quem quer fugir à azáfama estival do sul do país e desfrutar de uns dias de sossego absoluto com a família e amigos.

Veja também