Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Ana Graça
Ana Graça
22 Set, 2020 - 13:14

A cauda do gato: atente aos sinais do seu amigo felino

Ana Graça

Os gatos miam mas também nos dão muitos sinais através da cauda. Consegue reconhecer todas as peculiares posições da cauda do gato? Saiba tudo!

A linguagem corporal forma-se através da postura do corpo, da expressão facial, do ângulo da cabeça e da posição da cauda do gato. É subtil e complexa e interpretá-la nem sempre é tão simples e rápido quanto possa parecer. Mesmo quando julgamos ter um conhecimento profundo acerca da linguagem corporal do nosso gato, não é raro que este nos surpreenda!

Cauda do gato: a linguagem corporal do gato

A linguagem corporal nos gatos é importante. É também graças a ela que os gatos comunicam com o mundo à sua volta. Apesar dos cheiros e sons serem importantes formas de comunicação destes felinos, a linguagem corporal é também uma forma do gato expressar aquilo que sente.

Através das expressões faciais do gato é possível distinguir o seu estado anímico. Habitualmente, quando está satisfeito, o gato tem as orelhas eretas, os bigodes relaxados e uma expressão dos olhos tranquila, com as pupilas dilatadas de acordo com a luz ambiente.

Por outro lado, quando sente agressividade, o gato tem as orelhas inclinadas para trás, fecha as pupilas e coloca os bigodes para a frente. Outra das posturas mais conhecidas do gato é a postura defensiva, em que este levanta o pelo ao longo do seu dorso arqueado, achata as orelhas para trás e os bigodes contra as bochechas, mostra os dentes, coloca-se de lado e move-se lentamente.

A cauda do gato: o que lhe diz?

A cauda do gato é muita expressiva
A cauda de um gato dá muitas dicas ao dono

A cauda do gato é muita expressiva e através da sua posição podemos tirar grandes ilações! É um dos elementos que mais se destaca na anatomia deste felino, nasce a partir da última vértebra sacral e tem entre 20 e 24 vértebras. Todas as vértebras caudais estão separadas entre si por discos intervertebrais, o que atribui à cauda bastante mobilidade.

Uma cauda levantada pode ter diversas funções. Por exemplo, quando um gatinho se aproxima da mãe é comum ter a sua cauda completamente levantada, o que permite uma inspeção e uma limpeza fácil da região genital-anal. No caso dos gatos adultos, é comum levantarem a cauda com um formato de gancho na ponta quando cumprimentam outros gatos que já conhecem ou quando nos cumprimentam a nós.

Gatos e bebés: alguns cuidados a ter
Não perca Gatos e bebés: alguns cuidados a ter

No entanto, se à cauda levantada juntarmos pelo eriçado, é provável que o gato esteja ansioso e mais agressivo, tal como quando abana a cauda vigorosamente de um lado para o outro. Uma cauda demasiado esticada geralmente não é bom sinal e é indicador de que o gato não está de bom humor.

Por outro lado, quando o gato abana a cauda suavemente e adota uma postura corporal relaxada e uma expressão facial de bem-estar, significa que está completamente tranquilo. É possível que mesmo a dormir o gato abane a cauda suavemente, o que pode indicar que está a sonhar.

O arqueamento da cauda sobre as costas indica um alto grau de excitação e normalmente está relacionado com uma brincadeira ativa. Quando a cauda do gato está em posição de “U” invertido é também sinal de grande atividade e é possível que o seu gato esteja a correr de forma desenfreada, a perseguir outro gato ou algum objeto.

Em conclusão

Como tutores cabe-nos a exigente missão de corresponder às expectativas do gato e proporcionar-lhe a melhor qualidade de vida possível. Como guardiões do seu bem-estar é importante conhecer os sinais subtis da sua linguagem corporal, nomeadamente da posição da sua cauda.

Veja também