Assunção Duarte
Assunção Duarte
20 Set, 2019 - 04:55
Estudo confirma que gatos reconhecem os nomes

Estudo confirma que gatos reconhecem os nomes

Assunção Duarte

Os donos já tinham a certeza disso, mas agora a ciência vem dar-lhes razão. Os gatos reconhecem os nomes, mesmo quando dito por vozes diferentes do dono.

O artigo continua após o anúncio

Os gatos reconhecem os nomes próprios e até os nomes de outros gatos com quem vivem. Esta foi a conclusão de um estudo realizado por uma equipa japonesa da Universidade de Sophia, em Tóquio, com 78 gatos que foram submetidos a diferentes testes auditivos.

O objectivo foi perceber se os gatos reagiam ao seu nome quando proferido no meio de diversas outras palavras, algumas com a mesma estrutura fonética e silábica, proferidas com diferentes entoações e por diferentes tipos de vozes.

O gatos reconhecem os nomes e reagem quando os ouvem

gatos reconhecem os nomes
Estudo envolveu dezenas de gatos

Apesar dos donos de gatos já acharem que os seus felinos davam mostras de reconhecer o nome quando eram chamados, o comportamento distante que caracteriza estes animais e o facto de não serem tão claros a demonstrar as suas emoções e estados de espírito como o melhor amigo do homem, o cão, sempre levantaram dúvidas sobre esse reconhecimento. Mas agora, pelo menos para os 78 gatos que participaram neste estudo, as dúvidas esclareceram-se.

No grupo de gatos estudados, sempre que o seu nome era proferido, foram registadas reações. Ou os gatos mexiam a orelha, a cauda, a cabeça na direção do som ou reagiam fazendo algum som.

O mesmo acontecia sempre que era proferido o nome de outro gato com quem compartilhavam os espaço habitacional. E, apesar se parecerem sensíveis às diferentes características das vozes humanas, eles reagiram da mesma forma quando o nome era dito por outra pessoa ou com entoações e cargas emocionais diferentes.

Emoções positivas

Não obstante não conseguirmos determinar o significado mais profundo que atribuem à palavra que tem o seu nome, sabemos pelo menos que se interessam pelo que estamos a dizer quando o seu nome aparece na conversa.

Poderão estar a relacioná-lo com emoções positivas associadas ao seu bem estar, como um local quente para dormir ou a sua comida, ou emoções negativas que podem estar relacionadas com algum castigo que sofreram ou com uma visita mais desagradável ao veterinário. Mas de uma coisa temos a certeza, a que associam o seu nome a algo que lhes interessa.

Os cães podem comer pão? Descubra a resposta
Veja também Os cães podem comer pão? Descubra a resposta

Linguagem corporal

Quem conhece bem os gatos sabe que ao fim de algum tempo a interpretação da sua linguagem corporal pode ser tão fidedigna como a de um cão. Há movimentos no seu pelo, nas suas orelhas, na cauda e até nos seus bigodes que passam mensagens claras sobre o que está a sentir e sobre o que vai fazer a seguir. E agora sabe-se que os gatos reconhecem os nomes.

O artigo continua após o anúncio

Mas para quem não tem gatos, a ideia que fica é a de que estes só estão interessados em comunicar com os seus donos quando querem comida ou querem festas. Com estudos como estes, o distanciamento entre gato e dono fica desmistificado e aproxima os gatos do ser humano.

gatos reconhecem os nomes

Para além desta conclusão de que os gatos reconhecem os nomes, estudos anteriores tinham determinado que os felinos tentam comunicar connosco. Por exemplo, miando muito mais quando estão a interagir com um ser humano do que com um outro gato.

Pensa-se que o fazem para nos chamar a atenção para o que querem ou precisam, coisa que não fazem com os outros animais da sua espécie, até porque são felinos e por isso, animais de hábitos bastante solitários e independentes.

Esta capacidade de miar apenas para ouvidos humanos, diz-nos que a vocalização tem uma parte importante na comunicação que têm connosco e, tal como os donos acabam por conseguir interpretar diferentes miados do seu gato, parece que os gatos também o fazem connosco, interpretando algumas das nossas palavras. O reconhecimento do seu nome é uma dessas capacidades.

Veja também
Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp