ebook
GUIA DO IRS
Patrocinado por Reorganiza
Constança Moreira
Constança Moreira
20 Jun, 2022 - 15:26

Chipre: as águas cristalinas de um destino de férias irresistível

Constança Moreira

Chipre tem vindo a ganhar grande notoriedade entre as ilhas do Mediterrâneo. Quem sabe não encontra aqui as suas férias de sonho?

Praia em Chipre

As praias de água cristalina são o principal cartão de visita de Chipre. Mas e se lhe disséssemos que é também uma ilha repleta de história? Dividida em duas Repúblicas (a norte a República do Chipre, e a sul a República Turca) a ilha do Chipre é a terceira maior ilha do Mar Mediterrâneo.

Repleto de montanhas, vales, montes e planícies costeiras, o país conta com um clima subtropical, que permite com que seja possível usufruir da ilha durante todo o ano. A temperatura média na costa ronda de dia os 24°C e à noite os 14°C.

É por esta razão que o Chipre é uma ilha tão única e especial., que não pode deixar de conhecer.

O que não pode perder em Chipre

NICÓSIA

Nicósia foi a última capital da Europa a ser dividida: de um lado a República Turca do Norte e do outro a República do Chipre. Embora marcada pelo seu passado forte, esta cidade é, para muitos, um local de arte ainda por descobrir.

No Museu do Chipre poderá conhecer a história da ilha, desde o Neolítico até ao Império Bizantino, através de artefactos, esculturas e estátuas.

Para os mais curiosos, os Salamis são um ponto de paragem obrigatório. Trata-se de ruínas do reino antigo, entre elas basílicas, estátuas, colunas, um reservatório e até um ginásio. É aconselhável deslocar-se através de viatura própria.

Ainda por toda a cidade, e com uma extensão de 3 quilómetros, é possível observar as tão conhecidas Muralhas de Nicósia. As primeiras surgiram na idade média onde mais tarde, em meados do Séc. XVI, foram reconstruídas pela República de Veneza. Atualmente a maioria das muralhas ainda permanece em bom estado, tendo sido consideradas como um dos edifícios de fortificação renascentistas mais bem conservados no Mediterrâneo Oriental.

Convidamo-lo ainda a fazer uma pausa na cidade antiga. Na Rua Ledra, poderá usufruir dos mais variados pontos de comércio e restauração que a cidade tem para oferecer.

Onde ficar hospedado: Hilton Nicosia (5*), MAP Boutique Hotel (5*) e Nicosia Central Park Residences.

Mesquita em Nicosia no Chipre

Pafos

Localizada no sudoeste da ilha, a cidade de Pafos conta com séculos de história, havendo sido desde 1980, declarada como Património Mundial da UNESCO.

Foi um dos principais destinos de peregrinação do antigo povo grego – terra onde, segundo a lenda, se acredita ter nascido Afrodite – a deusa do amor e da beleza. Se simpatiza com a mitologia grega, não deixe de visitar os Jardins de Afrodite e o Forte de Pafos.

Já junto à costa, a Ilha de Afrodite ou Praia de Afrodite, é a pérola mais bem guardada de Pafos. Mergulhe na aventura de descobrir as maravilhas deste lugar especial: desde a beleza dos rochedos à cor e temperatura do mar, a Praia de Afrodite encanta por quem lá passa.

Na Praia de Alykes encontrará um areal fino e um mar convidativo. O local ideal para passar umas férias em família!

Onde ficar hospedado: Constantinou Bros Asimina Suites Hotel (5*), The Ivi Mare (5*) e St George Hotel Spa & Beach Resort (4*).

AS PRAIAS PARADISÍACAS DO CHIPRE

A ilha do Chipre, cujo património representa tão bem os seus antepassados, é também rica pelas suas praias de água quente e cristalina.

Já se imaginou a mergulhar nas águas do Mar Mediterrâneo? Conheça as melhores praias da ilha.

PRAIA DE MAKRONISSOS (AYIA NAPA)

É considerada pelos próprios habitantes como uma das melhores da ilha. A serenidade desta praia, com mar transparente e de areia fina, é o local perfeito para poder relaxar e desfrutar das suas férias.

Para os mais aventureiros, poderão também encontrar uma zona de desportos aquáticos, tais como surf e mergulho.

Onde ficar hospedado: Dome Beach Hotel & Resort (4*) e Asterias Beach Hotel (4*).

PRAIA DE NISSI (AYIA NAPA)

Mesmo ao lado de Makronissos, poderá encontrar Nissi, uma praia para todo o tipo de turistas.

É um dos locais mais procurados do Chipre, devido à presença assídua dos melhores DJ da Europa, em festas e eventos. Aliada à vida noturna que Nissi tem para oferecer, durante o dia também não faltam opções. Há espaços destinados a variados desportos, tais como futebol e voleibol de praia, surf, windsurf, mergulho, ski aquático e parapente.

Com um microclima perfeito, este é o local ideal para ser visitado por famílias e casais.

Onde ficar hospedado: Adams Beach Hotel & Spa (5*), Adams Beach Hotel & Spa Deluxe Wing (5*) e So White Club Resort (4*).

Lago azul no Chipre

LAGOA AZUL (AKAMAS)

Uma pequena maravilha, localizada na costa oeste do Chipre.

A melhor forma de conhecer esta lagoa é através de barco. Entre variadas empresas de cruzeiros e passeios de barco, há opções para todos os gostos: com guia local, com recolha e entrega em pontos selecionados (entre eles hotéis) e com refeições e bebidas à disposição. O melhor de tudo, é que poderá mergulhar e apreciar de perto a beleza única da Lagoa Azul.

BAÍA DE KONNOS (AYIA NAPA)

Consideram-na, cipriotas e turistas, como a praia mais bonita do Chipre.

Encontra-se situada numa baía entre rochas e áreas verdes. Pertence ao Parque Florestal Nacional do Cabo Greco e foi várias vezes premiada com Bandeira Azul. Distingue-se pela limpeza da sua costa e, devido ao seu posicionamento, propicia todas as condições para um dia perfeito: temperatura da água soberba e mar sereno, cor turquesa.

Onde ficar hospedado: Periyiali Konnos Residence Resort e Grecian Park (5*).

BAÍA DE FIGUEIRA (PROTARAS)

A Baía de Figueira é muito procurada na época balnear devido à grande oferta de hotéis e resorts de luxo, diversão noturna, atividades aquáticas, passeios de barco e claro, a praia de água quente e transparente.

Não faltam também opções de restaurantes e bares para petiscar, com vista sobre uma das melhores praias da ilha.

Onde ficar hospedado: Capo Bay Hotel (5*), Nausicaa Beach (4*) e The King Jason Protaras (4*).

Como ir

Não há ligações diretas entre Portugal e o Chipre. Como tal, se partir do Porto, tem à sua disposição voos da Swissair (via Zurique), Lufthansa (via Munique), Turkish Airlines (via Istambul), Bristish Airways (via Londres, Heathrow) e EasyJet (via Londres, Gatwick). Se sair de Lisboa, as opções são WizAir (via Sofia, Bulgária), TAP (via Zurique), Turkish Airlines (via Istambul), AirFrance (via Paris, Charles de Gaulle) e EasyJet (via Londres, Gatwick). O preço médio de uma viagem ida e volta até Nicósia, capital de Chipre, ronda os 650 euros.

Veja também