Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
André Brito
André Brito
28 Jul, 2018 - 00:00

As 7 melhores ilhas na Croácia para uma viagem de sonhos

André Brito

A Croácia é a oportunidade perfeita para uma viagem à descoberta de tesouros no oceano. Encontre o seu refúgio ideal numa das 7 melhores ilhas na Croácia.

As 7 melhores ilhas na Croácia para uma viagem de sonhos

Existem, segundo contas rigorosas, 1246 ilhas na Croácia: rochosas, desertas, ilhas para turistas ousados, com opulentas esplanadas para veraneantes ostensivos, para surfistas, para a malta das artes, para prisioneiros políticos e para a colecção exclusiva de animais selvagens de Tito, ilhas tão remotas que o levarão a pensar que já está em Itália, ilhas ocupadas por centena e meia de golfinhos, que guardam as velhas tradições piscatórias, ilhas cavernosas com apenas 1 hora de luz solar por dia, ilhas conhecidas pelas suas produções de queijo e vinho… Enfim, ilhas, ilhas e mais ilhas.

Se está à procura de uma ilha para passar uma semana de férias, facilmente encontrará oferta de actividades e acomodações que melhor se coadunam com a sua ideia de lazer. Se, por outro lado, o seu objectivo é conhecer mais ilhas num curto espaço de tempo, encontrará vários barcos a partir das principais cidades costeiras da Dalmácia que o levarão a visitar cada uma delas. Algumas das ilhas mais pequenas estão desertas, o que significa que as dormidas são proibidas, no entanto é possível visitar quase todas essas jóias do Adriático a partir de um pequeno passeio de barco.

As 7 melhores ilhas na Croácia para descobrir

Melhor ilha para fugir às multidões: Cres

crer

É quase impossível que não se sinta imediatamente arrebatado pela beleza desta ilha com um conjunto de montanhas a norte, preenchidas por florestas e majestosos penhascos. Uma das maiores ilhas na Croácia, a ilha montanhosa de Cres apresenta uma variedade espetacular de praias e baías. Entre as atrações mais notáveis em Cres está o lago de água doce de Vrana. Este fenómeno natural único é, na verdade, um dos mais profundos lagos de água doce da Europa Oriental. Desportos aquáticos, mergulho e caminhadas são as actividades mais populares nesta ilha.

Melhor ilha para as famílias: Rab

rab

A ilha de Rab está situada na costa norte da Croácia. Uma das ilhas com maior densidade de toda a Dalmácia, Rab é o habitat de uma grande variedade de vida botânica, incluindo plantas não nativas. Entre as atracções mais populares está o Parque Komrcar, lar de inúmeras plantas e árvores, incluindo um agave de 100 anos. Devido à presença de mais de 300 nascentes de água doce na ilha, Rab é uma das ilhas mais verdes do Mar Adriático. Os verões quentes e invernos suaves fazem de Rab um excelente lugar para visitar em qualquer época do ano.

Melhor ilha para se divertir e provar algumas das melhores iguarias da região: Pag

pag

Com a maior costa de todas as ilhas na Croácia, Pag é conhecida pela sua tradicional confecção de rendas e pelo melhor queijo de ovelha do país. Uma espécie de Meca para os amantes da música electrónica, a Praia Zrće dispõe de uma enorme oferta de clubes. Na época alta, entre Julho e Agosto, jovens de todas os cantos do mundo rumam à pacata cidade de Novalja para passar os dias a apanhar banhos de sol e as noites de loucura em clubes ao longo da baía. Se procura algo menos barulhento e movimentado, vale a pena visitar Pag durante os restantes meses do ano para provar o queijo, os pratos de cordeiro e os vinhos exclusivos da ilha.

Melhor ilha para actividades ao ar livre: Brač

mina

A terceira maior das ilhas na Croácia é o palco da praia mais famosa do país, Zlatni Rat, um areal composto por seixos brancos que se vão afunilando até serem “engolidos” pelo mar, perto da belíssima cidade de Bol. Para além de alguns dos melhores restaurantes, hotéis e parques de campismo da ilha, Bog oferece-lhe uma parafernália de actividades:  windsurf, mergulho, parasailing (um pára-quedas suspenso e puxado por um barco), caiaque e trilhos para pedalar a sua bicicleta de montanha. Supetar, a maior cidade de Brač, também lhe possibilita mergulhar, passear de barco ou simplesmente relaxar na praia. Vale a pena alugar um carro ou, se estiver farto de conduzir, alugar uma bicicleta para explorar as bonitas cidades portuárias de Pučišća e Milna.

Melhor ilha para dias gloriosos e cheios de glamour: Hvar

hvar

As colinas sublimes, as praias espectaculares, as vinhas exuberantes e a vibrante vida nocturna de Hvar fazem desta ilha a escapada perfeita para as suas férias. Comece por um passeio pelas ruas medievais, onde vai encontrar imponentes fortificações que contam a história da ilha. A cidade de Hvar é a mais impressionante, mas Starigrad e Jelsa, as vilas mais antigas da ilha, também merecem um desvio. Se estiver à procura de aventura, entre num pequeno barco na baía e vá até ao arquipélago Pakleni, perto da cidade de Hvar, ou então aproveite para um passeio pelas falésias meridionais e delicie-se numa das adegas locais.

Melhor ilha para ver muralhas e provar vinho e comida tradicional: Korčula

korcula

A mais bela de todas as cidades insulares da Croácia, Korčula projecta-se para o mar como uma mini-Dubrovnik: rodeada por muralhas, pavimentada em mármore e com uma magnífica catedral do século XV. Elegantes restaurantes alinham-se ao longo das margens, oferecendo vistas soberbas para as montanhas da Croácia continental. Antes de ir até à praia de Pržina, aproveite para experimentar alguma da comida regional servida numa das pequenas tabernas no interior das muralhas. Esta ilha é também local de cobiça pelo seu vinho branco frutado de altíssima qualidade.

Melhor ilha para os amantes da natureza em estado puro: Mljet

mljet

Mljet é a ilha mais verde da Croácia, coberta por florestas  verdes, campos, vinhas e pequenas aldeias. A ilha conta ainda com dois lagos de sal (Veliko e Malo Jezero), que estão localizados no seu extremo oeste. No meio de Veliko Jezero há uma pequena ilha com um antigo mosteiro beneditino e ruínas datadas das invasões romanas.

Veja também: