Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Márcio Matos
Márcio Matos
10 Fev, 2020 - 12:06

Hamburgo: visita à cidade que sempre renasce das cinzas

Márcio Matos

Hamburgo é a segunda maior cidade alemã e um dos maiores pólos económicos do país. Mas tem muitos outros encantos. Venha descobrir.

vista sobre a cidade de hamburgo

No Norte da Alemanha, já bem pertinho da Dinamarca, fica Hamburgo, a segunda cidade do país, dominada por uma febril actividade portuária e que foi um estado soberano até à unificação alemã, ocorrida em 1871.

Portanto, uma cidade cheia de história, muita dela trágica. Hamburgo sobreviveu a incêndios devastadores, cheias inclementes e intensos bombardeamentos na II Grande Guerra Mundial, mas sempre de reergueu, até se transformar na urbe que hoje se conhece.

Por isso, siga as nossas dicas e fique a saber aquilo que não pode mesmo perder neste destino dominado pelo rio Elba, sede de algumas das maiores empresas da Europa, da mais antiga bolsa de valores da Alemanha e de um dos bairros de diversão mais conhecidos a nível internacional. Tome nota e reserve já o seu vôo até lá!

Hamburgo: atrativos para uma visita plena

Cidade grande

Esta pode não ser uma vantagem para todos, mas a verdade é que muitos turistas apreciam visitar urbes grandes, pois tal é sinónimo de muitas infra-estruturas, comércio, eventos e empresas importantes.

Hamburgo é mesmo a maior cidade, não-capital, da Europa, a segunda maior cidade da Alemanha e a dona do segundo maior porto europeu. No entanto, este é um destino ainda pouco explorado, por isso ainda não sofre de um boom turístico.

Assim, é possível e aconselhável passear pela cidade e aproveitar tudo o que ela tem para dar, sem ter de se preocupar demasiadamente com o trânsito ou com os atropelos dos outros turistas. Acredite que esse não será um problema.

barco nos canais de Hamburgo

Natureza

Apesar de estarmos a falar numa cidade, em Hamburgo há espaço para a Natureza, até porque um dos seus ex-líbris – o seu porto – fica junto ao rio Elba. Para os fãs de praia incorrigíveis, saiba que até há uma praia fluvial de que pode beneficiar, sendo que outro rio emblemático e com vários canais é o rio Alster, onde pode praticar desportes aquáticos como remo e vela.

Além da água, há vários parques no centro e o melhor e que todos se encontram impecavelmente limpos, cuidados e estimados. Assim, aproveite para passear por alguns destes verdadeiros jardins botânicos, como os parques Planten un Blomen ou Stadtpark.

Compras

Para quem vê nas viagens uma boa forma de adquirir produtos distintos e de marca, este também é um destino bem escolhido e no centro da cidade são várias as ruas com lojas de algumas das marcas com mais impacto internacional, caso da Armani, Jil Sander, Louis Vuitton, Hermès, Hugo Boss ou, noutros setores, Nespresso, MAC, Apple. Uma boa oportunidade para os apreciadores de compras se divertirem.

Roteiro de 3 dias em Berlim: o encanto da capital alemã
Veja também Roteiro de 3 dias em Berlim: o encanto da capital alemã

Edifícios e cultura

Hamburgo é, ainda, um importante repositório de história e arte e a sua história está plasmada nos seus vários edifícios, até porque apesar dos seus períodos mais negros, ela conseguiu conservar o seu espírito e personalidade.

Tome particular atenção às fachadas dos prédios do centro da cidade, aos armazéns da Speicherstadt, à sala de concertos Laeiszhalle, assim como aos exemplares da arquitetura moderna e contemporânea presente na Unilever Haus, no prédio da Chile Haus e na Hafen City, um bairro recentemente construído junto ao porto.

Outros marcos importante a não perder em Hamburgo são as igrejas, como a de São Nicolau, o mais alto edifício do século XIX, sendo ainda de destacar as cúpulas das principais igrejas (Hauptkirchen) (São Miguel, São Pedro, São Tiago e Santa Catarina) cobertas por grandes telhados de cobre.

Pontes

Outro ícone da cidade são, naturalmente, as suas pontes, já que Hamburgo tem mais de 2500, o que ultrapassa o número de travessias existentes em Amesterdão e Veneza juntas. Por isso, não há perímetro urbano no mundo com tantas pontes e o destaque pode ir para a Köhlbrandbrücke, a Freihafen Elbbrücken e a Lombardsbrücke, importantes vias de tráfego de e para a cidade.

Vida noturna

Se não dispensa sair à noite, saiba que neste destino pode fazê-lo, sempre que desejar e é precisamente nesta cidade que fica aquela que é conhecida como a rua mais boémia da Alemanha: a Reeperbahn, em St. Pauli. Ao longo desta rua, não faltam bares, clubes, casas de espetáculos, teatros e, até, clubes de strip tease e sex shops.

Outro ponto de paragem obrigatório é Sternchanze, um bairro de estilo alternativo, com bares, cafés, lounges e muitas opções divertidas para passar a noite. Contudo, se o seu estilo é mais tranquilo e descontraído, também há alternativas, como o 20Up, Le Lion ou Indochine, entre muitos outros.

noite na cidade de Hamburgo

Atividades e eventos internacionais

Para preencher a sua agenda, há muito para ver e, tambem, para fazer em Hamburgo. Não deixe de passear pelo porto e pelos canais da cidade; visite museus, como a Miniatur Wunderland, o Museu Marítimo Internacional ou o Chocoversum; assista a musicais, como Alladin, Rocky, entre outros disponíveis.

Esteja atento aos muitos festivais e eventos internacionais que a cidade costuma acolher, nomeadamente a Festa de Aniversário do Porto, o Elbjazz Festival, os espetáculos no Stadtpark Open Air, o Festival de Literatura, entre outras opções, muitas das quais gratuitas!

Assim, Hamburgo oferece desde concertos de música clássica e ópera, a galerias de arte e museus repletos de exposições interessantes para toda a família.

Gastronomia

Este destino tem iguarias típicas que não pode deixar de provar. Experimente o Franzbrötchen, um pãozinho muito saboroso que certamente vai adorar. Delicie-se, ainda, com a rode Grütt, uma espécie de calda de frutas vermelhas e com o Matjes, um género de arenque marinado.

Claro que há bons restaurantes com uma oferta diversificada, nomeadamente de gastronomia de outros países e, além disso, há sempre cafés onde pode fazer refeições mais ligeiras, mas igualmente saborosas. Os apreciadores de vinho e cerveja têm aqui uma boa oportunidade de se deliciar com algumas bebidas locais.

Transportes

Além de segura e hospitaleira, a cidade guarda em si uma enorme vantagem para qualquer turista: os transportes públicos são frequentes, abarcam toda a cidade, são pontuais e raramente estão sobrelotados. Na verdade, são diversas vantagens que fazem toda a diferença para quem quer explorar a cidade ao máximo.

Veja também