Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
12 Mar, 2019 - 11:57
Food Guide: o que deve comer quando visitar a Alemanha

Food Guide: o que deve comer quando visitar a Alemanha

Mónica Carvalho

A gastronomia alemã é das mais tradicionais que pode encontrar no mundo. Atente ao nosso food guide para saber o que deve provar numa visita à Alemanha.

O artigo continua após o anúncio

Cada região alemã tem seus próprios pratos especiais, o que confere uma característica muito especial a este food guide da Alemanha, ou seja, é uma verdadeira comida de conforto.

Mas é muito mais do que salsicha e carne. É uma experiência rica e cheia de sabores fortes, que acalma a alma e os estômagos mais irrequietos.

Muitos destes pratos típicos da Alemanha são mais fáceis de fazer do que pode pensar. Assim sendo, por que não se inspirar neste food guide e preparar um jantar típico para uma ocasião especial?

13 pratos alemães para experimentar

Faça connosco um tour pela Alemanha e prepare-se para ficar a conhecer pratos de nomes quase impronunciáveis, mas absolutamente deliciosos.

1. Bratkartoffeln

Bratkartoffeln

Fonte: Max Pixel

Os alemães adoram batatas e arranjam mil e uma maneiras de as preparar. Este é um excelente exemplo. O Bratkartoffeln é a adaptação alemã das típicas batatas fritas, complementadas com bacon e cebola.

2. Brezel

Brezel

Fonte: Max Pixel

Brezel são pretzels macios feitos de farinha de água e fermento e polvilhados com sal, podendo, por vezes, estar cobertos com sementes.
É ótimo para comer ao lanche, como snack, já que estão disponíveis em todas as padarias e bancas de rua.

O artigo continua após o anúncio

3. Eintopf

Eintopf

Fonte: Max Pixel

Para os dias mais frios, não há nada melhor do que uma tigela fumegante de Eintopf. Trata-se de um ensopado tradicional, com algumas variantes, de acordo com a região onde é preparado. Todavia, a maioria das receitas contém ingredientes básicos, como um caldo, legumes, batatas ou leguminosas e, de seguida, um pouco de carne, normalmente carne de porco, vaca ou frango. Em algumas variantes é utilizado o peixe.

4. Kartoffelpuffer

Kartoffelpuffer

Fonte: Max Pixel

As Kartoffelpuffer são panquecas fritas feitas a partir de batatas raladas ou moídas misturadas com farinha, ovo, cebola e temperos a gosto.
Pode resultar com acompanhamentos doces ou salgados. É frequente encontrar à venda em bancas de rua.

5. Käsespätzle

Käsespätzle

Fonte: Max Pixel

Este prato é composto por noodles de ovos, revelando-se uma espécie de massa alemã, considerada a especialidade da região da Suábia.
São feitos a partir de farinha de trigo e ovo, servidos com queijo e cebolas assadas e comem-se a acompanhar pratos de carne que têm molho.

Em algumas regiões, os noodles são misturados com outros ingredientes, tais como cerejas (Kirschspätzle ), maçãs (Apfelspätzle) ou fígado (Leberspätzle).

6. Klösse

Klösse

Fonte: Max Pixel

O artigo continua após o anúncio

Os Klösse são bolinhos de batata que podem ser servidos como prato principal ou a acompanhar sopas ou doces.

Além disso, em regiões do oeste e norte da Alemanha pode encontrá-los recheados também de frutas ou carne.

7. Rote Grütze

Rote Grütze

Fonte: Max Pixel

Trata-se de um pudim de frutos vermelhos e que é uma sobremesa popular no norte da Alemanha. É feito com groselhas, framboesas e às vezes morangos ou cerejas, que são cozidos, para obter compotas bem espessas, às quais se junta um pouco de amido de milho ou farinha de milho. É servido com creme, leite, molho de baunilha ou sorvete.

8. Rouladen

Rouladen

Fonte: Max Pixel

Este típico alimento alemão envolve carne fina fatiada recheada com bacon ou barriga de porco, cebola picada, picles e mostarda. Em seguida, é refogado e servido acompanhado de bolinhos de batata, puré ou blaukraut (repolho roxo cozido).

9. Sauerbraten

Sauerbraten

Fonte: Max Pixel

Este prato é um dos mais típicos e tradicionais na Alemanha.

O artigo continua após o anúncio

Pode ser feito com várias carnes diferentes, uma vez que geralmente se aproveitam os restos ou os cortes de carne mais baratos. São marinadas em vinho, vinagre, temperos e ervas durante 10 dias.

10. Schnitzel

Schnitzel

Fonte: Max Pixel

O Schnitzel é um prato austríaco que foi plenamente adotado pelos alemães. Trata-se de uma carne fina e desossada, revestida com pão ralado e servida com uma fatia de limão.

Há várias opções, como Wiener Schnitzel, feito com vitela, ou um Schnitzel Wiener Art, feito com carne de porco e que se assemelha ao que conhecemos como panado.

11. Schwarzwälder Kirschtorte

Schwarzwälder Kirschtorte

Fonte: Max Pixel

Esta sobremesa alemã é uma das mais famosas do país. É mesmo muito difícil resistir a uma fatia daquilo que em Portugal chamamos de bolo Floresta Negra.

12. Strudel de maçã

Strudel de maçã

Fonte: Max Pixel

Seguramente também já ouvir falar desta popular sobremesa, cheia de maçãs aromatizadas com açúcar, canela, passas e pão ralado. Tudo sobre uma massa amanteigada, muito delicada e bem fina, para dar uma delicadeza extra.

13. Wurst

Wurst

Fonte: Max Pixel

Há mais de 1500 tipos diferentes de salsichas feitas na Alemanha. Sim, são mesmo muitas e necessitaria de meses só para provar todas as variedades.

Para facilitar a tarefa, indicamos as mais populares:

  • Bratwurst: linguiça frita, feita com carne de porco moída e especiarias;
  • Wiener: salsicha fumada cozida;
  • Blutwurst e Schwarzwurst: salsichas com chouriço;
  • Currywurst de Berlim: salsicha com ketchup;
  • Weisswurst da Baviera: salsicha branca que pode descascar antes de comer acompanhado de mostarda;
  • Rostbratwurst de Nuremberg: salsicha acompanhada de repolho picado fermentado.

A acompanhar tudo isto, tem sempre a grande variedade de cervejas alemãs!

Guten Appetit!

Veja também:

Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp