Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
14 Jul, 2022 - 12:38

5 cidades para morar perto de Lisboa

Catarina Milheiro

As rendas na capital estão cada vez mais caras, por isso, qua tal olhar à volta? Conheça algumas cidades para morar perto de Lisboa.

Preço do metro quadrado para efeitos de IMI mantém-se em 2020

Como sabemos, o custo de vida na capital está cada vez mais alto e também não é novidade para ninguém que os preços das casas nesta zona do país estão cada vez mais caros e fora do alcance dos portugueses. Por essa mesma razão, conhecer algumas cidades para morar perto de Lisboa pode ser crucial para muitos.

A realidade é que muitas pessoas trabalham na capital mas não conseguem suportar os custos da compra ou do arrendamento de um apartamento. Assim, as periferias começam a ganhar outra conotação, tornando-se na única opção na maioria dos casos.

Falamos de concelhos como o de Almada, Amadora, Oeiras, Sintra, Cascais, Odivelas ou Vila Franca de Xira, por exemplo, que fazem parte da área metropolitana de Lisboa com uma procura bastante frisada.

E apesar de existir uma grande oferta em todos estes concelhos, a verdade é que pela procura aumentar, os preços também. Assim, a solução pode passar por encontrar casa num concelho um pouco mais longe de Lisboa. Confira as nossas sugestões.

Cidades para morar perto de Lisboa: 5 sugestões a preços mais baixos

Se também já não consegue suportar os custos das rendas no centro da capital, conhecer algumas cidades para morar perto de Lisboa pode ser uma fator decisivo na sua vida. Anote já.

1.

Torres Vedras

Conhecida pela grande festa de Carnaval que todos os anos atrai milhares de pessoas à cidade, Torres Vedras é um excelente local para viver perto de Lisboa.

Tem tudo aquilo que precisa, inclusivamente a proximidade ao centro da capital. Situa-se a cerca de 50 km de Lisboa e se se movimentar de carro, é possível chegar lá em apenas 30 minutos através da A8.

Caso pretenda utilizar os transportes públicos, saiba que existe a Rede Expressos, a Barraqueiro Oeste e os comboios da CP.

2.

Sesimbra

Uma das cidades para morar perto de Lisboa é Sesimbra. Localiza-se a cerca de 40 km a sul da capital e está repleta de boas praias e comida.

É o sítio ideal para quem aprecia viver perto do mar e numa zona mais tranquila, fora da azáfama do centro de Lisboa. Para além disto, saiba que para chegar a Sesimbra pode optar por utilizar os autocarros da TST ou pela sua própria viatura.

Além de encontrar rendas mais baixas do que em Lisboa, vai aumentar a sua qualidade de vida ao optar por viver aqui. Tem tudo aquilo que precisa e muito mais.

3.

Setúbal

Setúbal faz parte dos concelhos da área metropolitana de Lisboa. No entanto, é também o que mais longe fica da capital. Se o percurso for feito de carro, demora cerca de 45 minutos até Lisboa. No caso de optar pelo comboio, são 50 minutos.

Este é um dos concelhos mais procurados pelos que pretendem viver perto de Lisboa, seja para comprar ou alugar casa. Na verdade, a vasta oferta que existe espalhada pela Margem Sul é tentadora, quer a nível de acessos como a nível de imóveis.

Importa ainda referir que a qualidade de vida em Setúbal é muito superior à da capital. Afinal, aqui poderá desfrutar da praia e do campo e está apenas a uns minutos de Lisboa.

4.

Caldas da Rainha

São várias as pessoas que optam por se mudar para as Caldas da Rainha. Situa-se a 80 km de Lisboa e a 80 km de Leiria e trata-se de uma cidade em expansão contínua.

Conta com todo o tipo de infraestruturas e através da autoestrada A8, chega a Lisboa em apenas 45 minutos. Contudo, para quem não pretender utilizar a sua própria viatura, saiba que existem transportes públicos como os autocarros da Rede Expressos e da Rodoviária do Oeste e ainda os comboios da CP.

5.

Mafra

Mafra é bastante conhecida pelo seu convento que recebe, todos os anos, milhares de visitantes devido à obra emblemática de José Saramago: o Memorial do Convento.

Repleta de história e com várias opções para lazer, esta vila fica apenas a 20 minutos de Lisboa e é conhecida por ter excelentes oportunidades a nível de imóveis – quer em relação ao preços como tipologias.

Se trabalha no centro de Lisboa e prefere um local nos arredores, mas o mais perto possível, então este pode ser o sítio ideal para viver. Além disto, aqui pode encontrar diversas praias (algo bastante favorável nas épocas mais quentes do ano).

Vale a pena mudar para viver nas cidades perto de Lisboa?

De facto, tudo depende das suas prioridades e do estilo de vida que tem. Por exemplo: se gostar de sair à noite e andar sempre a pé, a melhor opção será viver no centro de Lisboa para poder ir rapidamente onde quiser.

Afinal para muitos, ficar depende dos transportes públicos não é uma opção – especialmente se estivermos a falar de feriados e fins-de-semana.

Contudo, esta opção significa sem sombra de dúvida um gasto maior no seu orçamento mensal. Ou seja, pode até ter que escolher viver num apartamento com menos condições e pagar um balúrdio por isso, mas bem localizado.

Por outro lado, se o que pretende é ter espaço, poupar algum dinheiro com a renda da casa, ganhar qualidade de vida e aproveitar mais o tempo com a família, a melhor solução é viver numa das cidades perto de Lisboa.

Para além de encontrar rendas bem mais acessíveis, hoje em dia já existem transportes para o centro de Lisboa em quase todas as localidades (basta que se informe antes de mudar). Pense em algumas questões fulcrais antes de tomar uma decisão: “Quanto tempo irei perder com os transportes?”, “Existem bons acessos?”, “Que tipo de serviços há nas redondezas?”.

Comece a comparar a sua dinâmica no dia a dia e tome a sua decisão final. Mas saiba que, quase sempre, compensa mudar-se para os arredores de Lisboa e ganhar qualidade de vida.

Veja também