ebook
           
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Patrocinado por Escola Virtual - Grupo Porto Editora
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
11 Jul, 2022 - 15:15

7 locais para morar nos arredores do porto

Catarina Milheiro

Morar nos arredores do Porto pode ser uma opção mais económica para muitas pessoas. Conheça os melhores locais.

O Porto é um dos principais destinos turísticos em Portugal e, tal como acontece noutras cidades, também esta sofre com a subida dos preços dos imóveis e do custo de vida. É precisamente por causa disto que muitas pessoas optam por morar nos arredores do Porto.

Trata-se da maior cidade do norte do país, sendo também a que tem mais população. Assim, a área metropolitana do Porto é constituída por 17 municípios:  Espinho, Gondomar, Arouca, Maia, Matosinhos, São João da Madeira, Póvoa do Varzim, Porto, Oliveira de Azeméis, Paredes, Santa Maria da Feira, Vila do Conde, Trofa, Santo Tirso, Vale de Cambra, Valongo e Vila Nova de Gaia.

Se a região do Porto é onde pretende morar, é importante considerar as 7 principais localidades nos arredores da cidade para poder comprar preços, custo de vida e até algumas vantagens.

Morar nos arredores do Porto: 7 cidades a considerar

Antes de decidir se deve ou não mudar-se para morar nos arredores do Porto, é importante ficar a conhecer quais as melhores opções, vantagens e desvantagens e claro, ficar a par de outras características. Tome nota.

Porto recebe CloudZone
1.

Vila Nova de Gaia

Uma das cidades nos arredores do Porto mais famosa para viver é Vila Nova de Gaia. Para além de ter excelentes acessos, é extremamente fácil circular entre o Porto e Gaia – quer seja de carro, a pé ou de transportes.

A cidade dispõe de metro, vários autocarros, comboios, supermercados e diversas lojas de setores distintos. No fundo, tem tudo aquilo que alguém precisa para viver. Para que consiga ter uma ideia mais real, o centro do Porto fica a 6 km do centro de Gaia.

Relativamente aos alugueres, normalmente são mais baratos em locais mais afastados do centro de Gaia. Ou seja, quanto mais próximos dos transportes, mais caros são.

Por norma, arrendar um T1 pode rondar entre os 530 e os 800 euros.

2.

Valongo

Uma das cidades nos arredores do Porto preferida por muitos para morar é Valongo. Muito bem organizada e bastante tranquila, esta cidade apesar de pequena, oferece uma boa qualidade de vida a todos os seus moradores.

Para quem pretende poupar algum dinheiro com a renda da casa e prefere um local mais tranquilo, morar em Valongo pode ser a escolha perfeita. Para além disto, saiba que poderá ainda contar com comboios e autocarros (meios de transporte que facilitam bastante a vida de quem precisa de ir e vir diariamente para o Porto).

Localiza-se a 18 km da Invicta e os as rendas são bastante atraentes: um T1 pode rondar os 350 a 500 euros. Já por um T2, por exemplo, poderá pagar cerca de 500 a 650 euros.

Apesar de não ser uma cidade com muita oferta de emprego, Valongo pode ser a escolha ideal para pequenas famílias que procurem rendas mais baixas, áreas maiores uma melhor qualidade de vida.

3.

Gondomar

Gondomar fica a cerca de 8 km do Porto. Trata-se de uma cidade ótima para quem procura morar nos arredores do Porto porque para além da curta distância, é um local com um custo de vida um pouco mais baixo.

Dispõe de diversas casas ou apartamentos de construção recente e em várias zonas sendo que, se optar pela margem do Rio Douro, é normal que as rendas aumentem. Afinal, esta é uma zona muito valorizada desde a construção do passadiço e outras infraestruturas.

Ideal para um casal jovem ou para famílias, a cidade conta com vários supermercados, serviços distintos, autocarros e até pistas de ciclismo (no caso de apreciar andar de bicicleta).

Em relação ao valor dos alugueres, um T1 pode custar entre 450 e 650 euros por mês e um T2 pode rondar os 600 e os 900 euros. Tudo depende da zona onde se encontram e dos acessos que têm ao dispor. Por exemplo: Rio Tinto, é uma das zonas onde muitas pessoas optam por morar por ter muita oferta e por ser um pouco mais barato.

4.

Matosinhos

Aproximadamente a 9 km do centro do Porto, está Matosinhos – uma das opções para morar nos arredores do Porto.

Para além de ter bons acessos e contar com transportes públicos (como metro e autocarros), a cidade está repleta de serviços comerciais ou de lazer. O que a torna ideal para viver.

Por isso já sabe, se gosta do mar e pretende ficar perto do centro do Porto, este pode ser o local ideal para a sua família. Contudo, saiba que os preços dos alugueres são um pouco mais altos relativamente ao que vimos até agora:

  • T1 ronda os 650 e os 850 euros;
  • T2 pode custar cerca de 790 e 1000 euros.
5.

Maia

A cidade da Maia tem um papel fundamental na indústria, novas tecnologias e inovação em Portugal. É uma cidade muito desenvolvida e oferece uma excelente qualidade de vida aos moradores.

Muitos ainda se questionam se é segura para viver e a resposta é sim. Para além de ser segura, dispõe de diversos lugares de lazer, shoppings, transportes públicos (metro e autocarros) e até centros de convenções.

Em relação ao custo de vida, é mais baixo do que no Porto, o que faz com que seja a cidade escolhida por muitas pessoas para viver.

Para que consiga ter uma noção mais real das rendas, um T1 pode custar cerca de 450 e 800 euros. Tudo depende da zona, dos acessos e claro, das condições.

6.

Ermesinde

Outra opção para quem pretende morar nos arredores do Porto é Ermesinde. No fundo, esta cidade pertence a Valongo, mas é mais próxima do Porto do que a região central de Valongo.

Atrai cada vez mais pessoas para viver devido aos bons imóveis com custo-benefício e claro, pelos serviços que tem à sua volta. Em relação às rendas mensais, saiba que um T1 ronda, normalmente, os 450 e os 500 euros e um T2 situa-se entre os 500 e os 650 euros.

Por isso já sabe, se o que procura é viver nos arredores do Porto e encontrar uma renda muito mais baixa, Ermesinde pode ser uma solução.

7.

Trofa

Os preços das rendas na Trofa podem ser semelhantes aos de Valongo, mas ainda assim, muitas vezes conseguem ser mais baixos.

Localizada entre o Porto e Braga, a cidade da Trofa tem uma estação de comboios que liga as duas cidades. Para além de contar com uma boa infraestrutura, é perfeita para quem prefere estar longe da azáfama dos centros das cidades.

Fica a cerca de 25 km do Porto e dispõe de diversas oportunidades de trabalho. Já em relação aos alugueres, os preços de um T1 rondam os 450 e 500 euros e um T2 custa cerca de 500 e 650 euros mensais.

No fundo, tudo depende daquilo que procura. Mas em qualquer uma destas localidades nos arredores do Porto é, por norma, mais barata para se viver. Não só por causa do valor das rendas, como também pelo custo de vida mais baixo que está muitas vezes associado. Pense bem e faça a sua escolha!

Veja também