Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Márcio Matos
Márcio Matos
29 Mai, 2018 - 12:58

Como acertar o ponto da massa? Nós explicamos-lhe os truques

Márcio Matos

Diga adeus à massa colada, empapada e cozida demais. Descubra aqui como acertar o ponto da massa e fazer um brilharete à mesa.

Como acertar o ponto da massa? Nós explicamos-lhe os truques

Todos já fizemos um prato em que a massa ficou cozida demais, empapada e colada. Mesmo quando o sabor é bom, ou temos um molho apetitoso a acompanhar, a verdade é que ninguém aprecia o aspeto e a textura de uma massa borrachosa. Para que tal não se volte a repetir, apresentamos-lhe os principais requisitos para saber como acertar o ponto da massa, sem dúvidas nem hesitações. Vai ver como é simples…

Como acertar o ponto da massa em poucos passos

Massa

Fonte: Pixabay/Divily

1. Use um tacho grande

A massa precisa de espaço para cozinhar de maneira uniforme. Por isso, procure utilizar panelas grandes e altas, com capacidade para uma maior quantidade de água. A proporção ideal é de 1 litro de água para 100 gramas de massa.

2. Atente na fervura da água

Quando a água começar a ferver, deve adicionar a pitada de sal e a massa inteira (não é necessário parti-la).

3. Não coloque gordura

A água onde a massa coze é suficiente e não é necessário incluir qualquer gordura, como azeite, por exemplo. Verá que se cumprir todos os requisitos, a massa ficará ótima, sem colar.

4. Mexa a massa

Ao contrário do arroz, a massa deve ser mexida durante a sua cozedura, de preferência com um garfo que ajude a separá-la, evitando que cole. Neste caso, mexer nunca é demais!

5. Deixe a massa al dente

O famoso al dente não é mais do que cozer a massa, por dentro e por fora, sem a deixar demasiado macia e aguada. Prove- e corte-a ao meio. Se por dentro estiver “branca”, significa que ainda necessita de mais uns minutos de cozedura.

6. Sirva de imediato

Se pretende acompanhar a massa com um molho ou com outro prato, deve tê-lo já preparado, pois a massa esfriando acaba por perder qualidade e colar. Por isso, servir de imediato é o segredo!

7. Reutilize as sobras

Caso sobre massa, deve guardá-la num recipiente bem fechado e colocar no frigorífico. Na hora de reutilizar, passe antes a massa por água fervente e sirva como desejar.

Apostamos que alguns destes pontos não são novidade para si. A questão é: costuma cumpri-los a todos? Talvez não e por isso é que nem sempre os seus pratos de pasta lhe saem como gostaria.

A partir de agora já não há mais razões para isso acontecer, desde que comece a pôr em prática estas normas que nos ensinam como acertar o ponto da massa de forma muito clara, alterando ligeiramente certos hábitos.

Veja também: