Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Inês Pereira
Inês Pereira
09 Mai, 2018 - 10:51

Como curar ressaca: 6 dicas essenciais

Inês Pereira

Por vezes acontece: bebe um copo a mais e no dia seguinte tem que lidar com a ressaca. Saiba como curar uma ressaca depois de uma noite de excessos.

Como curar ressaca: 6 dicas essenciais

Gostava de saber como curar ressaca? Depois de uma noite de diversão com bebida à mistura, é quase certo que o dia seguinte vai ser uma tortura. Desde enjoos a dores de cabeça, passando pela vontade nula de se levantar da cama e cumprir as normais atividades do dia-a-dia, a verdade é que as horas vão parecer eternas e vai desejar voltar atrás no tempo.

Era ótimo saber como curar ressaca, não era? Ora, tome nota porque vamos dar-lhe as melhores dicas para facilitar a sua manhã pós festa.

Como curar ressaca: tudo o que precisa de saber

Beber um copo a mais é algo que já aconteceu a praticamente toda a gente, seja inconscientemente ou de forma propositada. Isto significa que, caso queira fugir à ressaca, o melhor mesmo será evitar os excessos, porque não existem fórmulas mágicas.

Outro aspeto muito importante a ter em conta para saber como curar ressaca é não beber de estômago vazio, uma vez que o nível de álcool no sangue é maior quanto maior for o jejum.

Importa relembrar que os efeitos do álcool variam de acordo com fatores tão comuns como o peso e a idade do indivíduo. Deve, portanto, ter consciência das suas limitações para ter uma relação saudável com as bebidas alcoólicas.

No entanto, há um conjunto de boas práticas que podem minimizar os efeitos da bebida no dia seguinte e ajudar a curar a ressaca que tanto o atormenta. A lista de conselhos engloba comportamentos mas também – surpreenda-se – escolhas alimentares.

como curar ressaca

1. Beber muita água

Já deve ter ouvido esta dica dezenas de vezes, mas a água é mesmo uma das suas maiores aliadas para curar uma ressaca. Um dos efeitos do álcool é a desidratação, o que faz da água o melhor remédio. Por outro lado, ajuda também a eliminar toxinas do organismo e a aliviar o desconforto da ressaca.

Caso não queira água, pode optar por sumos de frutas, chás ou água de coco. O importante é ingerir muitos líquidos.

2. Descanso absoluto

O álcool tem efeitos que demoram algum tempo a desaparecer por completo, pelo que o corpo precisa de algum tempo para se recuperar. Por isso mesmo, o melhor é aproveitar o dia para descansar muito.

Sempre que possível, deite-se na cama e faça os possíveis para estar às escuras. O objetivo é dormir o necessário até se sentir totalmente descansado e curado das dores de cabeça. Outro bom conselho para este problema é colocar uma toalha molhada em água fria sobre a testa.

3. Tomar os medicamentos necessários

A ressaca não precisa de ser um sofrimento ainda maior do que o habitual. Isto significa que, no caso de ser necessário, pode tomar medicamentos adequados às dores ou problemas que enfrenta. Comprimidos para o enjoo ou para as dores de cabeça são opções a que pode recorrer, desde que com cautela.

4. Comer ovos

Pode parecer estranho, mas os ovos são bons aliados para curar a ressaca. Contêm taurina e cisteína, importantes aminoácidos para a recuperação do organismo que ajudam a normalizar o funcionamento hepático e a diminuir as dores de cabeça.

5. A banana também não deve ser esquecida

A banana é um alimento rico em potássio, um eletrólito cujos níveis acabam por diminuir com o efeito diurético do álcool. Por outro lado, é uma ótima opção para evitar ou contornar as náuseas que o atacam na ressaca.

6. Fugir das refeições pesadas

Por mais que lhe apeteça, não deve ingerir refeições pesadas ou com elevado teor de gordura. O seu estômago vai estar sensível e, portanto, refeições que envolvam alimentos como pizza, batatas fritas ou hambúrgueres devem ser evitados a todo o custo. De outro modo, corre o risco de sobrecarregar o fígado e irritar o seu estômago.

Veja também: