Teresa Campos
Teresa Campos
04 Jan, 2022 - 21:43

Como limpar a língua e a importância de fazê-lo

Teresa Campos

Saber como limpar a língua é essencial para combater o mau hálito e as bactérias que existem na boca. Veja como fazê-lo corretamente.

limpar a língua

Escovar os dentes é uma rotina fundamental para garantir uma boa saúde oral. Porém, a higienização da boca não fica completa, se não se souber como limpar a língua adequadamente.

Saber como limpar a língua é o primeiro passo para evitar o mau hálito e o desenvolvimento de bactérias na boca. Perceba melhor.

Como limpar a língua e a importância de fazê-lo

Antes de mais, importa explicar mais detalhadamente por que é tão importante saber como limpar a língua.

A língua contém bactérias e partículas de alimentos que formam uma fina camada de muco. Essa camada de muco é causadora, entre outros problemas, de mau hálito, daí a necessidade de a remover.

A limpeza da língua deve ser um hábito diário, assim como é escovar os dentes. Logo deve higienizar a sua língua pelo menos duas vezes por dia, de preferência de manhã e à noite.

Técnicas para limpar a língua

Se não sabe como limpar a língua, vamos explicar-lhe algumas formas de o fazer. A mais simples e básica é usar a própria escova com que escova os dentes para esfregar a língua.

Para isso, pode utilizar um pouco de pasta dentífrica juntamente com as próprias cerdas da escova ou com o higienizador de língua que algumas escovas possuem na parte de trás da cabeça da escova de dentes.

Inicie a higienização da língua a partir da parte de trás da mesma até chegar à frente, perto da abertura da boca. Depois de escovar delicadamente a superfície da língua, enxágue com água.

Pode, ainda, bochechar com um elixir, de maneira a reforçar a hidratação da boca e a eliminar as bactérias que persistam na língua.

Halitose: o que é e como tratar
Veja também Halitose: o que é e como tratar

Como limpar a língua com o limpador/raspador da língua

O limpador da língua é um item que serve, especificamente, para higienizar a língua. Este limpador é, normalmente, feito num plástico flexível e macio, o qual também permite remover a camada esbranquiçada de muco presente na língua.

Deve usar o limpador com delicadeza, de modo a evitar magoar a língua ou causar hemorragias. Insista mais na região central da língua, uma vez que é a zona com maior concentração de bactérias. No final, lave bem o limpador com água quente.

Vantagens

O limpador/raspador da língua pode trazer muitos benefícios para a saúde oral do indivíduo, pois contribui para:

  • reduzir o mau hálito;
  • diminuir as bactérias presentes na boca;
  • melhorar o paladar;
  • evitar cáries dentárias e doenças gengivais.

Como usar?

Para usar corretamente o limpador/raspador da língua, deve seguir o próximo passo a passo:

  1. coloque a língua de fora.
  2. coloque a zona mais arredondada do limpador/raspador em direção à garganta.
  3. puxe delicadamente o limpador/raspador até a ponta da língua, de forma a remover a placa bacteriana.
  4. vá higienizando o limpador/raspador com água, à medida que vai retirando a camada de muco.

Contra-indicações

Há indivíduos que não devem usar o limpador/raspador da língua, nomeadamente em caso de:

Ir ao dentista

Por vezes, a placa esbranquiçada presente na língua pode ser um sinal de doenças, como a candidíase oral.

Assim, se a higienização da língua não for suficiente para eliminar esta camada de muco e o mau hálito, então deve consultar um dentista, de modo a que o seu caso seja avaliado por um especialista.

Veja também