Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Luísa Santos
Luísa Santos
14 Set, 2020 - 11:58

Como limpar o seu computador

Luísa Santos

É importante saber como limpar o seu computador, já que este pode acumular muitas bactérias. Faça-o regularmente com os produtos que já tem em casa.

Como limpar o seu computador

Usamos o computador com tanta regularidade que nos esquecemos do quão importante é mantê-lo limpo. Saiba como limpar o seu computador para evitar, até, futuros problemas de software.

como limpar o seu computador: passo a passo

limpar teclado do computador

É verdade: um computador pode acumular mais bactérias que um tampo de sanita. Dito isto, é mesmo importante que mantenha o seu dispositivo de trabalho o mais higienizado possível.

Esta rotina de limpeza deve ser regular e é capaz de fazer um PC antigo parecer novo. No entanto, se achar melhor “prevenir do que remediar”, faça um backup ao computador antes de iniciar o processo.

Não precisa de grandes investimentos para limpar o seu computador de forma eficaz, porque pode fazê-lo com produtos que já tem em casa. Siga as nossas dicas e mantenha o seu PC imaculado.

O que vai precisar

Não há um produto específico que possa utilizar para limpar o computador, por isso não vale a pena achar que tem de gastar muito dinheiro para o efeito. Certamente que, a maior parte dos produtos, já tem em casa:

  • Pano de microfibras: é um pano ótimo para remover bactérias e pode ser usado não só para limpar o teclado como o ecrã;
  • Cotonetes: garantem a limpeza de locais como as portas de entrada;
  • Álcool isopropílico: opte por um com concentração igual ou superior a 90% e de spray;
  • Lata de ar comprimido: o ideal para limpar todos os componentes internos.

Comece pelo interior

Agora que tem todos os produtos que precisa, está na hora de saber como limpar o seu computador se forma segura e eficaz. Comece pelo interior do computador para garantir que a limpeza é bem feita. Siga estes passos:

  1. Desligue o computador, assim como quaisquer cabos associados;
  2. Remova a bateria, caso seja possível (em alguns computadores mais modernos, é impossível remover a bateria);
  3. Pegue na lata de ar comprimido e teste-a longe do computador, de forma a garantir que esta está a funcionar como suposto;
  4. Não pressione demais a lata quando a direciona para os componentes do computador. Prefira movimentos curtos no teclado, nas portas de entrada e nas ventoinhas.
pessoa a limpar ecrã do computador

Limpe o exterior

A parte exterior do computador é outro dos elementos importantes nesta rotina de limpeza. No entanto, é essencial que mantenha igual cuidado no exterior como aquele que teve no interior:

  1. Humedeça o pano de microfibras com água e álcool isopropílico (tenha cuidado para não deixar o pano encharcado);
  2. Limpe o ecrã em movimentos circulares, nunca pressionando demais o visor;
  3. Com outro pano, humedecido de igual forma, limpe cuidadosamente o teclado (sem forçar as teclas);
  4. Use, também, cotonetes humedecidas de forma a facilitar a limpeza de locais mais complicados de alcançar com o pano (como os espaços entre teclas).

Este processo de limpeza pode ser repetido com relativa regularidade, nunca exagerando para não danificar os componentes do computador. Passos simples que conseguem, facilmente, dar uma nova vida ao seu dispositivo.

Mas não espere milagres caso esteja na altura de trocar de computador. Uma limpeza geral vai apenas certificar-se que o dispositivo fica com um aspeto renovado e, certamente, livre de bactérias.

Veja também