Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
16 Out, 2022 - 21:58

Como melhorar o humor e viver feliz: 5 estratégias

Catarina Milheiro

Nem sempre sabe como melhorar o humor? Temos uma mão cheia de estratégias eficazes parauma vida mais calma e feliz.

Dependendo do dia, tentar manter o bom humor pode parecer um autêntico desafio. E, às vezes, nem é propriamente necessário ter acontecido algo menos positivo ou desagradável em geral. Parece que o mau humor decidiu acordar connosco. Por isso mesmo, torna-se crucial saber como melhorar o humor através de estratégias eficazes e simples que possamos implementar no dia-a-dia.

Afinal, o problema começa a surgir quando passamos a vida de mau humor, sentindo-nos mal e irritando-nos com muito pouco. Ou porque o barulho dos pássaros nos irrita, ou porque o trânsito nos deixa maldispostos, os cenários podem ser vários.

De facto, o mau humor pode mesmo agravar a nossa saúde física e mental, mexendo com os nossos sentimentos e emoções de uma forma única. Enquanto o bom humor é capaz de afastar doenças e atrair pessoas e novas oportunidades. Parece-lhe interessante? Fique connosco.

Como melhorar o humor: 5 estratégias para começar a aplicar

O bom humor é um estado que depende do bem-estar da mente e do corpo. No entanto, devido às tarefas diárias este pode ser afetado por maus hábitos como dormir pouco, stresse diário ou não ter tempo para fazer o que mais gosta, por exemplo.

Assim, saber como melhorar o humor vai mudar a sua vida por completo, evitando desequilíbrios emocionais, pensamentos e atitudes negativas e outros estados menos positivos.

1.

Aprenda a rir de si próprio

Ria-se de si próprio sem medos nem julgamentos. A vida passa a correr e não vale a pena deixarmo-nos afetar por coisas pequenas e sem importância. Por isso mesmo, quando fizer alguma coisa mal e sem gravidade não fique com raiva de si.

Em vez disso, opte por refletir sobre o que fez ou disse e ria-se da situação. Aprenda com os erros, mas sem que sinta culpado, julgado ou afetado negativamente.

2.

Pratique uma atividade que lhe dê prazer

Não há nada melhor do que investirmos em nós próprios para melhorarmos o humor. Já pensou investir algum tempo e dedicação a uma atividade que lhe dê prazer e que goste verdadeiramente de fazer?

Pode ser uma simples caminhada na natureza, uma corrida ao final do dia, ginásio, a prática de um desporto ou até um café numa esplanada. Tudo depende daquilo que aprecia, mas faça alguma coisa que o ajude a melhorar o seu humor diariamente.

3.

Expresse os seus sentimentos

Em vez de guardar a tristeza e as preocupações só para si, tente procurar formas saudáveis para exteriorizar todos esses sentimentos que o deixam de mau humor.

Converse com pessoas de confiança e não tenha medo de pedir conselhos: lembre-se que estes podem ajudá-lo a sentir melhor de forma rápida e bastante eficaz.

Caso tenha alguma dificuldade em conversar sobre o que sente com outras pessoas, poderá sempre optar por exteriorizar o que sente numa pintura, ouvindo música, dançando ou conversando em voz alta pela casa.

4.

Pratique a gratidão

Uma das estratégias para melhorar o humor passa por praticar a gratidão. Ou seja, agradecer pelas coisas boas que tem na sua vida, conquistas ou até bens materiais. O importante é aperceber-se da realidade em vez de analisar detalhadamente as tarefas e eventos diários.

A gratidão tem o poder de o trazer para o presente. Por isso já sabe, no final de cada dia, sente-se na cama e agradeça por tudo de bom que tem à sua volta: sejam pessoas, atividades, saúde ou conquistas pessoais.

5.

Avalie os seus pensamentos

Outro aspeto fundamental quando se fala em melhorar o humor é o facto de estarmos devidamente atentos aos nossos pensamentos.

É comum depararmo-nos com momentos do dia em que, sem motivo aparente, paramos no tempo a pensar sobre momentos ou histórias do passado – uns mais tristes do que outros.

Ou porque nos lembramos de alguém que faleceu, ou do animal que tínhamos há uns anos, da nossa infância ou algo que nos faça pensar e nos deixe tristes ou revoltados de alguma forma.

Quando isto acontece, o importante é perceber se se tratam apenas de pensamentos que vão e vêm e com os quais sabemos lidar ou se significam mais do que isso: como por exemplo, críticas a nós próprios.

Se se tratarem de críticas, lembre-se de tudo aquilo que bom que já alcançou e redirecione de imediato o pensamento para algo positivo: uma boa dica passa por imaginar um campo cheio de flores iluminado pelo sol. Verá que rapidamente conseguirá relaxar e colocar de parte esses sentimentos desagradáveis.

Os efeitos do humor no nosso corpo e mente

Quer as emoções positivas, como as negativas têm uma enorme influência na nossa saúde física e mental. Afinal, quando sentimos alguma coisa o nosso organismo aumenta de imediato a produção de determinadas hormonas que, por sua vez, alteram a reação do cérebro.

Se pensarmos bem em situações do passado, facilmente identificamos algumas nas quais sentimos que o nosso corpo e a nossa mente foram afetados pelo humor naquele dia, não é verdade? Atente nos efeitos do humor.

Efeitos positivos do bom humor

O bom humor é o nosso melhor aliado para uma vida em paz e mais feliz. Para além de fortalecer o sistema imunológico, ele também previne o aparecimento de transtornos mentais.

Órgãos como o coração, rins e pulmões funcionam melhor quando nos sentimos de bem com a vida – contrariamente ao que acontece com o mau humor.

Sabia que uma simples gargalhada é capaz de aliviar a tensão muscular e o stresse? Não há nada como experimentar.

De facto, o bom humor ajuda bastante a prevenir doenças, principalmente mentais. Experimente rir mais, atrair boas energias e viver em paz consigo mesmo.

Efeitos negativos do mau humor

Quando estamos constantemente de mau humor, a probabilidade de desenvolvermos doenças, principalmente mentais, aumenta. Isto acontece porque quando uma pessoa se sente constantemente irritada, o organismo produz mais cortisol.

O cortisol está associado muitas vezes à queda de cabelo, fraqueza muscular, osteoporose, tensão alta e no caso das mulheres pode até desregular a menstruação. Ou seja, uma série de consequências negativas para o ser humano.

Para além disto, o mau humor pode ainda contribuir para as insónias, gastrites, enxaquecas e afetar de uma forma geral o nosso sistema imunitário.

Outra questão também de alta relevância é o facto de ser capaz de nos atacar os pensamentos, acabando por mexer negativamente com a mente. Assim, sentimentos como raiva, irritação ou tristeza, podem muitas vezes ser os causadores de algo pior: como a depressão ou ansiedade.

Veja também