Share the post "Saiba como pegar de empurrão se ficou sem bateria no carro"
Uma vez iniciado o processo de desconfinamento, é natural que mais condutores saiam com os carros. No entanto, e tendo em conta que, em alguns casos, os veículos estiveram muito tempo parados na rua ou nas garagens, é expectável alguns problemas associados à sua manutenção. Por exemplo, muitos carros, provavelmente, ficaram sem bateria e apenas vão pegar de empurrão.
Elementos como os travões, o óleo, os pneus, a embraiagem ou até o combustível perdem qualidade ao fim de um largo período sem utilização. Mas a bateria é, sem dúvida, o componente menos resistente à passagem do tempo.
Para além disso, toda a eletrónica do carro, mesmo com este desligado, vai consumindo a carga, deixando-o sem energia disponível para colocar o motor de arranque a trabalhar.
No entanto, existem várias formas de pôr o carro a pegar de empurrão e todas elas dependerão do tipo de carro, do tipo de caixa de velocidades que tem e do local onde este se encontra.
Pegar de empurrão: como fazer
Se o seu automóvel tiver caixa automática, infelizmente, caso a bateria “morra”, não há nada que possa fazer no imediato para colocar o automóvel em marcha. Carros com caixa automática não conseguem pegar de empurrão.
Neste caso, terá que chamar a assistência em viagem ou pedir a um “vizinho” para lhe passar os cabos para poder fazer um encosto de bateria.
No entanto, se o seu automóvel tiver caixa manual, a tarefa será bem mais simples, bastando para isso avaliar o espaço disponível à sua volta e a inclinação do terreno. Saber se o automóvel em ponto morto vai descair para a frente ou para trás ditará como o carro vai pegar de empurrão.
Pegar de empurrão para a frente
Se o carro estiver “a descer para a frente”, ou for mais fácil empurrá-lo para frente, nesse caso deve:
- Ligar a ignição;
- Pisar a embraiagem;
- Engrenar a 2ª velocidade;
- Quando o carro estiver a rolar largar repentinamente a embraiagem.
Estes são os passos que deve seguir, no entanto, deve ter em conta alguns fatores, e esta poderá não ser sempre a fórmula a aplicar.
O facto de engrenar a 2ª velocidade e não a 1ª está relacionado com minimizar os danos da embraiagem e apoios do motor nesta situação. A 1ª velocidade é uma mudança de força, e deve apenas ser usada para colocar o carro em marcha a partir de um momento estacionário.
Assim, uma vez que o carro já estará em movimento, utilizar a 2ª velocidade minimizará o efeito de “coice” do carro.
Se o espaço disponível para empurrar o carro for muito reduzido, poderá tentar pegar de empurrão com a 1ª marcha engrenada. Ou seja, nesse caso terá que fazer todo o processo numa velocidade mais reduzida, podendo não ser tão eficaz caso a bateria estiver muito descarregada.
Pegar de empurrão para trás
Se o carro estiver a descer, a única solução para ligar o carro de empurrão será engrenando a marcha atrás e seguindo estas etapas:
- Ligar a ignição;
- Pisar a embraiagem;
- Engrenar marcha atrás;
- Quando o carro estiver a rolar a pouca velocidade largar repentinamente a embraiagem.
Neste caso, a marcha atrás funcionará de forma semelhante ao processo de empurrar o carro para a frente com a 1ª velocidade engrenada, estando por isso sujeito a um arranque mais violento.
Avisos e especiais cuidados a ter
Realize todo o processo a uma velocidade reduzida e certifique-se que existe espaço suficiente de manobra e que todas as condições de segurança estão reunidas.
Enquanto o motor não está a funcionar, não terá travões nem direção. Por isso, terá que se certificar que não está ninguém nas imediações no carro e que tem bastante espaço à sua frente em linha reta.
Lembre-se também de avisar quem o está a ajudar a empurrar o carro para retirar as mãos antes de largar a embraiagem. Quando solta a embraiagem do carro, este poderá dar uma espécie de “coice”. Assim, se a pessoa estiver ainda a fazer força para empurrar poderá desequilibrar-se e cair.
Por último, e para tudo isto funcionar, deve sempre soltar a embraiagem muito rapidamente. Se o fizer com suavidade o motor não vai arrancar.