Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Marvin Tortas
Marvin Tortas
02 Abr, 2020 - 18:00

Ficou sem bateria no carro? Saiba como pegar de empurrão

Marvin Tortas

Ficou com o carro parado durante muito tempo e agora não consegue que este se ligue sozinho? Existe um pequeno truque que o pode salvar nesta situação.

Empurrar carro

Agora que as saídas de carro estão limitadas apenas ao essencial e os automóveis vão passar muito tempo parados na rua ou nas garagens, é expectável que aqueles que não tiverem os respetivos cuidados e não se prevenirem, terão que remediar. O mesmo é dizer, os carros, provavelmente vão ficar sem bateria e apenas vão pegar de empurrão.

Elementos como os travões, o óleo, os pneus, a embraiagem ou até o combustível perdem qualidade ao fim de um largo período sem utilização. Mas a bateria é sem dúvida o componente menos resistente à passagem do tempo, e toda a eletrónica do carro, mesmo este desligado, vai consumindo a carga, deixando-o sem energia disponível para colocar o motor de arranque a trabalhar.

Existem várias formas de pôr o carro a pegar de empurrão, e todas elas dependerão do tipo de carro, do tipo de caixa de velocidades que tem e do local onde este se encontra.

Ligar o carro de empurrão: como fazer

Empurrar carro

Se o seu automóvel tiver caixa automática, infelizmente, caso a bateria “morra”, não há nada que possa fazer no imediato para colocar o automóvel em marcha. Carros com caixa automática não conseguem pegar de empurrão.

Neste caso, terá que chamar a assistência em viagem ou pedir a um “vizinho” para lhe passar os cabos para poder fazer um encosto de bateria (conectar as baterias de dois automóveis utilizando cabos condutores de corrente).

No entanto, se o seu automóvel tiver caixa manual, a tarefa será bem mais simples, bastando para isso avaliar o espaço disponível à sua volta e a inclinação do terreno. Saber se o automóvel em ponto morto vai descair para a frente ou para trás ditará como o carro vai pegar de empurrão.

Se puder empurrar o carro para a frente

Se o carro estiver “a descer para a frente”, ou for mais fácil empurrá-lo para frente, nesse caso deve:

  1. Ligar a ignição;
  2. Pisar a embraiagem;
  3. Engrenar a 2ª velocidade;
  4. Quando o carro estiver a rolar largar repentinamente a embraiagem.

Estes são os passos que deve seguir, no entanto, deve ter em conta alguns fatores, e esta poderá não ser sempre a fórmula a aplicar.

O facto de engrenar a 2ª velocidade e não a 1ª está relacionado com minimizar os danos da embraiagem e apoios do motor nesta situação. A 1ª velocidade é uma mudança de força, e deve apenas ser usada para colocar o carro em marcha a partir de um momento estacionário. Uma vez que o carro já estará em movimento, utilizar a 2ª velocidade minimizará o efeito de “coice” do carro.

Caso o espaço disponível para empurrar o carro for muito reduzido, nesse caso poderá tentar pegar de empurrão com a 1ª marcha engrenada. Nesse caso terá que fazer todo o processo numa velocidade mais reduzida, podendo não ser tão eficaz caso a bateria estiver muito descarregada.

Se apenas puder empurrar o carro para trás

Se o carro estiver a descer, a única solução para poder ligar o carro de empurrão será engrenando a marcha atrás e seguindo estas etapas:

  1. Ligar a ignição;
  2. Pisar a embraiagem;
  3. Engrenar marcha atrás;
  4. Quando o carro estiver a rolar a pouca velocidade largar repentinamente a embraiagem.

Neste caso, a marcha atrás funcionará de forma semelhante ao processo de empurrar o carro para a frente com a 1ª velocidade engrenada, estando por isso sujeito a um arranque mais violento.

Avisos e especiais cuidados a ter

Recorde de fazer todo o processo a uma velocidade reduzida, certifique-se que todas existe espaço suficiente de manobra e que todas as condições de segurança estão reunidas.

Enquanto o motor não está a funcionar, não terá travões nem direção, por isso terá que se certificar que não está ninguém nas imediações no carro e que tem bastante espaço à sua frente em linha reta.

Lembre também de avisar a quem o está a ajudar a empurrar o carro para retirar as mãos antes de largar a embraiagem. Quando solta a embraiagem do carro este poderá dar uma espécie de “coice”, e se a pessoa estiver ainda a fazer força para empurrar poderá desequilibrar-se e cair ou até mesmo partir um pulso.

Por último, e para tudo isto funcionar, deve sempre soltar a embraiagem muito rapidamente. Se o fizer com demasiada suavidade o motor não vai arrancar.

Veja também