Como ser um bom ouvinte? Não é, com certeza, a coisa mais fácil do mundo, mas é possível trabalhar essa capacidade que é também uma extraordinária competência profissional.
O que faz, depende, regra geral, das necessidades de outros, sejam eles clientes, chefes ou colegas. Portanto, saber escutar é fundamental para poder ir ao encontro das expectativas de quem solicita o seu trabalho. Saber como ser um bom ouvinte vai fazer toda a diferença e permitir que se destaque no seu local de trabalho.
Para perceber o que os outros pensam, precisam e esperam de si, é essencial que ouça tudo o que eles têm para lhe dizer. Não há como ser um bom ouvinte se não começar por mostrar disponibilidade, atenção e respeito. Isso é absolutamente decisivo para ganhar a confiança de quem recorre a si, permitindo que a mensagem chegue o mais completa e clara possível. Quanto mais difícil for a questão, mais importante será ouvir.
Se ainda não sabe como ser um bom ouvinte, apresentamos algumas dicas fundamentais – o que fazer e o que evitar – que o vão ajudar.
12 dicas para saber como ser um bom ouvinte
1. Escolha o local
Quando precisar de ouvir o que alguém tem para dizer, escolha o melhor local possível, um espaço livre de distrações e tranquilo, onde possam estar à vontade e que lhe permita focar-se na mensagem, como uma sala de reuniões, por exemplo.
2. Dê a palavra
Ouça antes de falar. Permita que exponham o assunto que têm para lhe apresentar, durante o tempo que for necessário, sem pressa.
3. Não interrompa
Ouça tudo o que a outra pessoa tiver para lhe dizer, até ao fim, até ela se calar e pedir a sua opinião. Nunca interrompa, seja por que motivo for. Se o fizer vai estar a mostrar falta de interesse e de respeito.
4. Preste atenção
Mostre-se atento e interessado ao que ouve. Vá acenando com a cabeça e, se possível, tomando breves notas do que lhe parecer mais importante, para não se esquecer. Mantenha o contacto visual
5. Cuidado com a linguagem não verbal
Nem só de palavras se faz a comunicação. O que mostramos com o nosso corpo também comunica e é muito importante que seja coerente com aquilo que dizemos e/ou queremos transmitir ao outro. Para além de manter o contacto visual, coloque-se próximo do outro, não cruze os braços e se cruzar as pernas, volte-as para ele.
Faça boas perguntas e apenas aquelas que forem essenciais para esclarecer qualquer dúvida e perceber melhor a problemática. Faça-o com cuidado, num tom de voz agradável e seguro, numa linguagem adequada à situação. Como se costuma dizer, cada caso é um caso. Quando falamos, por exemplo, a um cliente, isso deve ser mesmo seguido à risca. Ou seja, cada cliente deve sentir-se único e especial. Portanto, nunca faça comparações. Mesmo que isso lhe possa ocorrer não o verbalize. Respeite sempre o ponto de vista do outro. Evite discutir ou impor a sua opinião. Apresente possibilidades. Caso lhe pareça absolutamente necessário, explique as vantagens de uma solução que possa ter resultados mais positivos. Não relativize as preocupações do outro. Fale com o mesmo entusiasmo que o seu interlocutor relativamente ao assunto em causa e mostre segurança e tranquilidade, mesmo que se trate de uma situação difícil. Crie empatia. 7 dicas para melhorar o ambiente de trabalho7. Pergunte o indispensável
8. Evite comparar
9. Não imponha a sua opinião
10. Partilhe boa energia