Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Teresa Campos
Teresa Campos
24 Jul, 2020 - 09:32

Dicas de como tirar o cheiro a chulé dos sapatos

Teresa Campos

Aprenda connosco como tirar o cheiro a chulé dos sapatos. Siga os truques muito úteis que lhe trouxemos e ponha fim aos odores mais desagradáveis.

mulher a tirar os sapatos de tacão

Todos nós transpiramos dos pés e as crianças não são exceção. Por isso, saber como tirar o cheiro a chulé dos sapatos é uma matéria que interessa a todas as pessoas, independentemente do género ou idade.

Portanto, aprender a tirar o cheiro a chulé dos sapatos é fundamental para garantir que toda a família tenha calçado fresco e cheiroso, livre de fungos e bactérias. Siga as nossas dicas e experimente já.

Como tirar o cheiro a chulé dos sapatos: truques simples para fazer em casa

Mulher a mudar sapatos para trabalhar
1

Laranja, limão ou toranja

A casca do limão, da laranja ou da toranja é muito eficaz para eliminar o mau cheiro dos sapatos. Basta que, para isso, coloque as cascas bem secas dentro dos sapatos durante a noite.

2

Óleo essencial de árvore do chá

Dentro dos óleos essenciais com propriedades desinfetantes o da árvore de chá é, sem dúvida, o mais eficaz. Pode usá-lo para acabar com o mau odor dos sapatos, como para preparar géis para as mãos.

Deixe cair algumas gotas sobre as palmilhas dos sapatos 2 vezes por semana e, assim, não só põe fim ao cheiro a chulé, como também elimina as bactérias aí presentes.

3

Pó de talco

Esta é uma solução eficaz e muito tradicional. O pó de talco absorve a humidade e, assim, minimiza o mau cheiro. Use-o diretamente nos seus pés, antes de se calçar e/ou aplique-o nos seus sapatos durante a noite, retirando o excesso pela manhã.

4

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato tem 1001 utilidades e esta é mais uma. Ele absorve odores e humidade, pelo que é ideal para acabar com cheiro a chulé. Prepare sachês com esta substância e coloque-os nos seus sapatos, depois de os descalçar.

Certifique-se de que não ficam resquícios de bicarbonato no calçado, pois tal pode causar irritações na sua pele.

5

Sálvia e lavanda

Estas ervas aromáticas são muito cheirosas e, claro, ótimas na eliminação de maus odores. Faça sachês com folhinhas de sálvia e raminhos de lavanda e coloque-os, durante a noite, dentro dos seus sapatos.

6

Lavar os sapatos

Seja à mão, seja à máquina, esta é uma forma de remover o odor do calçado e garantir que ele se encontra limpo. Deixe secar muito bem, em local arejado e iluminado, antes de usar novamente.

Como evitar o cheiro a chulé dos sapatos

  • Existem no mercado palmilhas com tecnologia desenvolvida especificamente para prevenir o problema dos maus odores. Estas palmilhas contêm sais de prata e pode recortá-las no formato da sola original. Adaptam-se a todo o tipo de sapato, basta prendê-las com tiras de fita adesiva dupla face, caso o calçado seja aberto;
  • Se usar o mesmo calçado diariamente, não permite que ele areje adequadamente e, assim, eles estão mais propensos a apresentar mau odor. Ao retirar os sapatos, coloque-os num local bem arejado e de preferência com incidência de sol. Assim, afastará a humidade e as bactérias que causam o cheiro a chulé;
  • Calçar os sapatos sem meias ou com meias sintéticas pode ser a causa do mau odor. Use sempre meias de algodão, pois elas ajudam a absorver a humidade dos pés. As meias de corrida têm mesmo uma tecnologia específica para a absorção da humidade que ajuda a manter os pés secos;
  • Todas as noites, prepare uma bacia com água morna e 2 colheres de sopa de vinagre/sal e mergulhe os seus pés nessa solução, durante 10 minutos, deixando-os secar naturalmente. Pode também adicionar chá verde e/ou preto ou, ainda, umas gotas de óleo essencial de cipreste. Além de relaxar os seus pés, vai deixá-los livres de fungos e bactérias, causadores de mau cheiro;
  • Não use sapatos fechados todos os dias, pois tal é mau para a saúde dos pés e favorece o mau cheiro;
  • Escove todos os dias os seus sapatos e limpe-os por dentro com um pano húmido.

Se já comprou vários produtos para o efeito e nenhum surtiu qualquer resultado, experimente estas soluções caseiras que lhe mostram como tirar o cheiro a chulé dos sapatos pode ser rápido e fácil. 

Evite os sprays e detergentes e aposte em produtos naturais que comprovam como tirar o cheiro a chulé dos sapatos é desafio mais que ultrapassado.

Pode não ser uma tarefa agradável, mas é uma cujo resultado o vai deixar muito satisfeito e contribui diretamente para o seu conforto. E por isso vale a pena.

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].