Share the post "Computadores chegam às escolas, mas terão de ser devolvidos no final de cada ano"
Recentemente, num email enviado às escolas, através da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, o Ministério da Educação deu indicação às escolas para se prepararem para o ensino à distância.
Apesar de os alunos de todos os graus de ensino estarem de férias até ao dia 5 de fevereiro, há indicações que as aulas não presenciais podem regressar já a 8 de fevereiro.
Neste sentido, e no âmbito do programa Escola Digital, o Executivo prepara-se para começar a distribuir os 335 mil computadores anunciados no final de 2020, informa o Jornal Público. No topo das prioridades da tutela, estão os alunos pertencentes a grupos carenciados.
Recorde-se que, durante o primeiro período do atual ano letivo, foram entregues 100 mil computadores aos cerca de 366 mil estudantes com Ação Social Escolar.
Computadores terão de ser devolvidos no final do ano
À imagem do que já aconteceu com os manuais escolares, os computadores distribuídos pelos alunos para fazerem face às necessidades do ensino à distância, terão de ser devolvidos no final de cada ciclo.
Por esta razão, como avança a SIC Notícias, alguns alunos com Ação Social Escolar não estão a fazer o levantamento dos equipamentos. Isto porque, recorde-se, eventuais danos terão de ser pagos pelos pais. Também a impossibilidade de as crianças instalarem programas podem estar na origem do problema.
Assim, pais e diretores das escolas estão preocupados com as condições dos alunos no regresso ao ensino à distância e têm partilhado estas preocupações com o Ministério.