Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarina Reis
Catarina Reis
19 Set, 2019 - 17:11

Congresso Labour 2030 a decorrer no Porto

Catarina Reis

Fique a saber tudo sobre o Labour 2030, também conhecido como congresso mundial do trabalho: quem poderá participar, quais os assuntos em debate, e ainda o que propõe colmatar no futuro relativamente ao mercado de trabalho atual.

rede de trabalho tecnológico

O Labour 2030 e o futuro do trabalho

Numa era em que os avanços tecnológicos galopantes são anunciados já como algo que irá ter um impacto profundo no mundo do trabalho, eventos como o Labour 2030 são fundamentais para se debater e perceber de que forma as nossas vidas profissionais podem (e vão mesmo!) sofrer alterações.

O que é o Labour 2030?

O Labour 2030 é um evento a decorrer na cidade do Porto entre os dias 19 e 20 de Setembro de 2019. O tema central da segunda edição deste congresso é o futuro do trabalho, a nível global. Aliás, propõe como objetivo principal continuar o debate sobre o futuro do trabalho a nível internacional, um debate que se iniciou em 2017 na primeira edição deste evento.

O congresso é marcado pelo ambiente informal e tecnológico, e vai reunir novamente mais de 300 participantes de todo o mundo na cidade Invicta.

colegas de trabalho em reunião

Quais os temas em debate?

Um a a um, por ordem de entrada, aqui ficam os temas concretos que vão ser levados para cima da mesa:

  • Impactos da robótica, inteligência artificial e novas tecnologias no contexto de trabalho;
  • Trabalho no âmbito de empreendedorismo tecnológico e startups;
  • Novas formas de trabalho e propriedade intelectual;
  • Relações industriais e impactos no meio ambiente;
  • Impostos sobre o trabalho e segurança social numa economia global e num contexto de multinacionais;
  • Mobilidade de trabalhadores – do novo processo migratório ao movimento das gerações millennial;
  • Proteção de dados num contexto de dados pessoais e GDPR;
  • Impactos do envelhecimento da população e doenças oncológicas no trabalho; 
  • Pactos de não concorrência numa economia global;
  • O futuro do direito do trabalho na UE;
  • Novas tendências para a negociação coletiva transnacional; 
  • Competências dos trabalhadores para o mercado de trabalho da indústria 4.0;
  • A importância das cláusulas sociais nos tratados comerciais internacionais;
  • Responsabilidade e entidades Seguradoras;
  • O papel dos robots numa nova revolução tecnológica.

A implementação definitiva da robótica e da inteligência artificial serão os pontos chave em debate para que estejamos bem preparados para perceber como podemos enfrentar da melhor maneira a mudança de mentalidades que se avizinha com uma anunciada mudança de paradigma no mundo laboral.

Já há muito prevista, a substituição de trabalho humano pelo trabalho de robots parece estar perto de acontecer de forma massiva num período de 10 anos, por isso interessa perceber de que forma isso nos irá trazer benefícios, criar novos empregos, ou pelo contrário reduzir drasticamente a necessidade de mão de obra humana.

Quem pode participar?

Qualquer pessoa poderá adquirir bilhete para assistir ao evento, que custa entre 265 e 290€. Para o fazer, deverá dirigir-se ao site oficial do congresso, e efetuar um registo. Uma vez concluído o registo, terá a possibilidade de adquirir um bilhete para assistir ao Labour 2030.

A conexão e a desconexão – o papel das tecnologias na nossa vida laboral agora

Será com certeza também tema de debate a forma como o mercado atual se relaciona com as tecnologias de que dispomos atualmente, nomeadamente o facto de passarmos grande parte do nosso tempo de trabalho em frente a ecrãs.

Um tema importante e não menos polémico que vivemos atualmente relativamente ao uso das novas tecnologias: seremos realmente mais produtivos rodeados deste tipo de dispositivos? O direito (ou mesmo o dever) à desconexão será implementado no regulamento interno das empresas?

De que forma podemos alcançar um equilíbrio no uso das novas tecnologias de forma a que se tornem uma ferramenta de maior produtividade e qualidade de vida, e não uma distração ou um empecilho para o desempenho do nosso trabalho?

As questões jurídicas também estarão em discussão

Com base em tudo isto é fácil prever que serão levados a debate as questões do direito no trabalho face à adaptação às novas tecnologias no mundo laboral global.

Neste aspeto poderemos estar a falar de assuntos como a forma como se deverá regular o uso do email, se os trabalhadores deverão ser proibidos de usar o email de trabalho durante o período em que não estão ao serviço, uma vez que consultar ou enviar emails fora do trabalho é considerado um comportamento com potencial para prejudicar o equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional.

Se considera de enorme importância a existência de um evento como este Labour 2030, e pretende contribuir ou inteirar-se de todos estes assuntos, porque não registar-se e assistir ao evento? Ainda vai a tempo!

Veja também