ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
David Afonso
David Afonso
06 Out, 2020 - 09:39

Como converter kW em cavalos de potência

David Afonso

Seja para conseguir decifrar melhor o livrete de um carro, seja para saber a potência dos carros elétricos, saiba como converter KW em CV.

painel de instrumentos

As unidades de força e potência são sempre as principais “figuras“ associadas a qualquer veículo quando o objetivo é fornecer comparações entre modelos no que toca a performance motora em estrada.

Conheça as várias unidades de medida usadas para definir a potência dos veículos e saiba os cálculos necessários para converter kW em CV.

Potência automóvel: quais as diferenças entre as unidades de medida?

conta quilómetros carro

1. Kilowatts (kW)

Esta é a unidade padrão do Sistema Internacional de Medidas (SI), definido pela Organização Internacional de Normalização (ISO). Esta distinção faz com que o kW (Kilowatt) seja a principal unidade de medida da potência automóvel.

É uma unidade de medida que significa a transferência de energia ao longo do tempo de andamento do veículo. No fundo, mostra o “trabalho” exato que um motor de combustão interna realiza.

Principalmente utilizada nos países europeus, os Kilowatts podem ser medidos a partir da força do binário gerado pelas rodas quando estão em andamento.

2. Horsepower (hp)

Este valor é medido no eixo motor, com os acessórios necessários para ligá-lo e funcionar de forma autónoma.

Foi inventada por James Watt a partir de comparações diretas entre locomotivas a vapor e o cavalo comum. Esta invenção ajudou bastante o negócio dos transportes na época, século XVIII, na época da Revolução Industrial. Isto porque, permitiu desenvolver a invenção do motor a vapor e perceber que era o passo certo para agilizar as transações comerciais.

Este sistema é bastante comum no Reino Unido e em toda a América do Norte.

3. Pferdestärke (PS)

Em português significa “cavalo-vapor”. Este valor é medido mediante a norma alemã DIN 70020. Em relação ao HpP o PS baseia-se no sistema imperial e não no sistema métrico (muito comum nos Estados Unidos da América);

Esta potência métrica foi adotada um pouco por toda a Europa como padrão para a medição de potência. Contudo, não tão em voga como os Kilowatts (kw).

4. Brake horsepower (bhp)

Este valor é medido de acordo com as normas americanas SAE J245 e J 1995 (Já não se encontram em vigor). Refere-se ao equipamento necessário para testar a potência dos motores, que permitiam retirar o filtro de ar, alternador, bomba da direção hidráulica e o motor de arranque. Além de permitir o uso de coletores de escape dimensionados. Esta era a unidade preferida dos fabricantes de motores que exaltavam a potência como o principal diferenciador do carro.

5. Cheval Vapeur (cv)

Esta unidade de medida da potência foi inventada na França (cheval vapeur) e, no fundo, é o mesmo que o PS.

Analisadas cada uma das diferentes unidades de medida, dizer que a maior referência para calcular a potência automóvel, é sem dúvida os kilowatts (kW), sendo aliás esta a medida que consta no livrete do seu carro.

É a medida padrão utilizada preferida pela maioria das marcas europeias (em particular as marcas de origem alemã) nas suas fichas técnicas, enquanto os fabricantes americanos preferem o horsepower (hp).

Potência automóvel: como calcular estas unidades de medida?

Para distinguirmos as diferentes unidades de medida, em termos quantitativos, estes são os valores associados a cada uma:

  • 1 hp = 0,7457 kW
  • 1 cv (ou PS) = 0,7355 kW
  • 1 hp = 1,0139 cv (ou PS)
  • 1 cv = 0,9863 hp

Potência automóvel: converter kw em cv

Para isso, só tem de pegar no Documento Único Automóvel e repare no campo chamado “Potência Útil Máxima (em kWh)”. A partir do número demonstrado, poderá descobrir a potência em cv do seu veículo se multiplicar esse valor pelo coeficiente 1,36.

Exemplo:

50 kWh x 1,36 = 68 cavalos.

Caso queira explorar por si, existem diversos conversores de medidas disponíveis através de aplicações de smartphones e até mesmo conversores online que o podem ajudar na tarefa. Caso do convertworld!

Potência automóvel: A origem

Em pleno século XVIII, na época da Revolução Industrial, o inventor escocês James Watt encontrou formas de aumentar o rendimento das máquinas a vapor. Verificou-se um ganho brutal de eficiência (consumos reduzidos em 75%), uma melhor relação custo-benefício e mais potência.

Mas não existia nenhuma unidade de medida para medir os ganhos efetivos das máquinas a vapor e, por isso, Watt criou o Hp, que se tornou no utilizado cv. A comparação era feita com o cavalo, animal utilizado para todo o tipo de trabalhos.

Dessa forma, era mais fácil comparar a potência de uma máquina. Ainda assim, existem muitas dúvidas quanto aos cálculos finais que definiram os números utilizados hoje em dia. Feitas as contas, um cavalo corresponde a 33 000 libras-pés por minuto. Com a criação do sistema métrico usado atualmente, os valores foram passados para 75 quilogramas de força por metro por segundo.

Depois deste momento de história, temos de lhe propor um exercício! E qual é? É converter kw em cv.

Veja também