Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Teresa Campos
Teresa Campos
02 Abr, 2020 - 11:56

Usa lentes de contacto ou óculos? Aprenda a proteger-se da COVID-19

Teresa Campos

Quem usa lentes de contacto ou óculos deve ter cuidados especiais com o novo coronavírus. Saiba quais as medidas que deve adotar.

cuidados com óculos e lentes

Já todos sabemos que algumas das formas de prevenir o contágio pelo novo coronavírus passam por lavar bem e frequentemente as mãos e evitar levar as mesmas à cara, boca e olhos. Acontece que quem usa lentes de contacto ou óculos tem tendência a repetir este último gesto, várias vezes ao dia.

Seja por necessidade, seja por hábito, se utiliza lentes de contacto ou óculos deve ter alguns cuidados específicos, de modo a evitar a transmissão do novo coronavírus através de movimentos tão simples como retirar as lentes, sem antes lavar bem as mãos. Fique a saber mais.

proteger-se se usa lentes de contacto ou óculos

Higienizar e desinfetar bem e regularmente as mãos ajuda a minimizar o risco de contágio pelo novo coronavírus. Este vírus é invisível a olho nu e, por isso, nunca sabemos quando uma superfície, objeto ou as nossas próprias mãos estão ou não contaminadas.  

Por esse motivo, quando tocamos nos nossos óculos ou os pousamos numa qualquer superfície, desconhecemos se eles ficaram ou não contaminados. Logo, há boas práticas que urge adotar para garantir que estes objetos não são mais um veículo de contágio.

Outro gesto a evitar, e que é comum tanto a quem usa lentes de contacto ou óculos, como a quem não os utiliza, é o de esfregar os olhos. Seja por hábito, seja por ter os olhos secos, este é um ato que deve mesmo rejeitar. Se sentir essa necessidade de mexer nos olhos, deve usar um lenço de papel para o fazer e aproveitar para aplicar gotas hidratantes que vão prevenir a secura ocular.

cuidados com os óculos

Cuidados para quem usa óculos

Como já dissemos, os óculos são um objeto em que tocamos frequentemente com as mãos e o qual pousamos em várias supefícies. Por essa razão, neste momento, eles podem tornar-se num perigoso foco de contaminação.

Desinfetá-los com álcool podia ser uma boa opção, mas este produto pode danificar a armação e as próprias lentes. Assim, a melhor maneira de os higienizar é recorrendo a água e sabão. Depois, limpe-os com o pano de microfibra próprio para óculos. Deve fazer esta limpeza várias vezes por dia.

mulher a colocar lente de contacto

Cuidados para quem usa lentes de contacto

Mais do que nunca, deve lavar muito bem as mãos (durante aproximadamente 20 segundos), antes de colocar as lentes. As suas mãos devem estar bem desinfetadas e livres de quaisquer perfumes ou cremes, de modo a evitar irritações oculares.

No caso de se maquilhar, deve colocar as pinturas só depois de pôr as lentes. Na hora de retirar, deve remover primeiro as lentes e, só depois, a maquilhagem. Também deve ter cuidado com as suas unhas, mantendo-as curtas e sem arestas, de maneira a evitar danificar as lentes ou arranhar os olhos.

Outras precauções a ter é nunca utilizar as lentes de contacto já usadas por outra pessoa, pois o risco de contágio é elevado. Também não deve humedecer as lentes com saliva, pois esta não é uma solução estéril.

O que aconteceria se nunca tirasse as lentes de contacto?
Veja também O que aconteceria se nunca tirasse as lentes de contacto?

Cumpra as seguintes recomendações e faça um uso mais seguro das suas lentes de contacto:

  • Não esteja com lentes de contacto por um tempo superior àquele que lhe foi recomendado pelo seu especialista;
  • Use apenas gotas ou produtos oculares prescritos pelo seu especialista;
  • Por norma, não deve dormir com as lentes de contacto, pois isso aumenta a probabilidade de ocorrerem infeções oculares graves;
  • Retire as lentes de contacto antes de tomar banho;
  • Guarde as lentes de contacto numa solução própria para elas. Nunca as lave ou guarde em água, numa solução salina caseira ou em soro fisiológico. Nesta fase, também pode optar por lentes diárias descartáveis;
  • Substitua a solução para lentes de contacto a cada utilização;
  • Mantenha a caixa das lentes de contacto limpa, recorrendo a uma solução estéril ou a água quente e deixe secar ao ar livre.
Veja também