Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Filomena Morais
Filomena Morais
12 Out, 2017 - 00:00

Culinária saudável: dicas e truques para pôr em prática já

Filomena Morais

Aprender técnicas de culinária saudável é essencial para conseguir uma dieta equilibrada e adequada: ponha já em prática as nossas dicas.

Culinária saudável: dicas e truques para pôr em prática já

Se quer saber tudo sobre culinária saudável, atente nas nossas sugestões que lhe vão dar os instrumentos necessários para conseguir uma dieta mais equilibrada e que promova o bom funcionamento do seu organismo. Vamos encher o corpo de energia e apostar na boa disposição? Fique atento e tome nota de todos os segredos que revelamos aqui.

Dicas e receitas de culinária saudável: estratégias para conhecer já

1. Inclua frutas na sua alimentação diária

placeholder-1x1

As frutas são alimentos só por si saborosíssimos, mas podem ser usados de formas muito variadas na sua alimentação diária. É importante que nunca lhes adicione açúcar e que as apresente de formas variadas: em puré, em sumo, laminada ou ao natural. Além disso, não se esqueça dos frutos secos (que contêm ingredientes muito importantes para o nosso organismo e são ideais para complemente saladas, por exemplos).

2. Use e abuse dos vegetais

placeholder-1x1

Os vegetais são excelentes e essenciais para uma alimentação saudável. Contudo, não caia no erro de os fritar, pois essa forma de cozinhar os alimentos é prejudicial. Opte por usá-los em sopas, cozê-los, salteá-los ou mesmo assá-los para conseguir obter o máximo dos seus benefícios. Dê preferência aos vegetais da época, pois são mais saborosos, mas não se esqueça que pode sempre congelá-los para usar mais tarde.

3. Prefira cereais integrais

placeholder-1x1

Os hidratos de carbono refinados ou processados devem ser evitados, por isso, prefira os integrais – que contêm mais fibras benéficas para o bom funcionamento do nosso organismo. Assim, prefira o pão escuro ao pão branco, e use outros cereais de forma criativa, como por exemplo acrescentando aveia, cuscuz ou quinoa às suas receitas semanais.

4. Escolha proteínas saudáveis e nas proporções certas

placeholder-1x1

De um modo geral, prefira o peixe à carne, pois contém menos gorduras prejudiciais. Além disso, saiba que a palma da sua mão é a medida certa para a porção de carne a cada refeição. Não se esqueça de optar também pelo consumo de ovos, feijões e, até, de tofu para conseguir alternativas mais saudáveis à carne.

5. Use laticínios com pouca gordura

placeholder-1x1

Os laticínios devem fazer parte da sua alimentação diária, mas deve preferir os de baixo teor de gordura – como leite magro, leites vegetais ou iogurtes magros. Relativamente ao queijo, prefira a qualidade à quantidade. Isto é, escolha um bom queijo, de preferência branco, que dará um excelente sabor aos seus pratos sem precisar de usar muita quantidade.

6. Selecione gorduras mais saudáveis

placeholder-1x1

Em regras gerais, as gorduras de origem vegetal são mais saudáveis do que as de origem animal. Assim, prefira o azeite à manteiga, ou experimente outras gorduras ainda mais benéficas, como óleo de coco ou óleo de amendoim. O essencial é selecionar sempre alimentos com baixo teor de gordura saturada. As gorduras são necessárias ao corpo humano, mas lembre-se que as pode ir buscar aos frutos secos, ao salmão ou ao abacate.

Siga um regime variado e que respeite as necessidades do seu organismo, fique longe dos açúcares refinados e adote um estilo de vida saudável – que passa, também, por praticar exercício físico de forma regular. Tenha as nossa dicas em atenção e verá como consegue turbinar a saúde a partir da sua própria cozinha.

Para conseguir uma alimentação rica e inteligente é indispensável conhecer as técnicas de culinária que dão prioridade à saúde na ponta do garfo.

Veja também: