Catarina Reis
Catarina Reis
08 Jan, 2024 - 11:06

Tirar um curso de maquilhagem profissional em Portugal

Catarina Reis

Como tirar um curso de maquilhagem profissional em Portugal? Saiba onde fazer e quais as saídas profissionais possíveis neste mercado.

Trabalhar com a área da beleza é um sonho seu? Já pensou na possibilidade de tirar um curso de maquilhagem profissional? Se respondeu afirmativamente, este artigo é para si.

Sabia que a maquilhagem é uma arte que, talvez muita gente não saiba, tem origem nos tempos antigos? Foi especialmente a partir do séc XX, talvez com a ajuda da revolução industrial e da explosão da cultura pop, que a indústria da maquilhagem cresceu significativamente e tornou-se numa das mais lucrativas do mundo. Portugal não é exceção. 

Saiba em que consiste esta formação profissional, onde fazer e o que esperar deste mercado de trabalho.

Cursos de maquilhagem profissional

Uma formação que oferece um leque variado de qualificações na área da beleza

Tirar um curso de maquilhagem profissional em Portugal está a tornar-se cada vez mais comum e isso não é de espantar, uma vez que a procura por maquilhadores qualificados continua a aumentar. 

Afinal, estamos cada vez mais sintonizados com as tendências internacionais, promovemos cada vez mais eventos e investimos de forma crescente nas qualificações profissionais.

Neste artigo, exploramos os benefícios de fazer um curso de maquilhagem profissional e dizemos-lhe quais oportunidades de carreira há disponíveis para aqueles que se formam nesta área.

Onde tirar um curso de maquilhagem profissional em Portugal

Existem várias opções disponíveis para quem procura seguir carreira na maquilhagem artística em Portugal, a um nível de topo. 

Instituições como a Kitchen Make Up Boutique, a Inês Mocho Academy, a Makeup Artist Escola de Maquilhagem Profissional, a Nível Complete – Estúdio de Maquilhagem ou a LAacademy, oferecem cursos de maquilhagem abrangentes.  

Em todas estas escolas poderá ficar a aprender a usar as diferentes técnicas de aplicação de maquilhagem, podendo desenvolver toda a sua criatividade a um nível avançado.

A duração e o custo desses cursos podem variar dependendo da instituição e do programa. Recomenda-se pesquisar e comparar as opções disponíveis, bem como entrar em contato diretamente com as instituições para informações mais precisas.

Vantagens de tirar um curso de maquilhagem profissional

Além dos conhecimentos técnicos e competências adquiridas, os cursos de maquilhagem profissional oferecem uma série de vantagens para quem os conclui. 

1

Experiência prática

Tirar um curso de maquilhagem profissional cursos permite ao aluno ter a oportunidade de conhecer abordagens práticas, uma vez que proporciona o contacto direto com clientes verdadeiros, construindo os seus portfólios e ganhando experiência no setor.

2

Oportunidade de aumentar a sua rede de contactos profissionais

Além disso, os cursos de maquiagem profissional oferecem oportunidades de networking com profissionais da indústria, acesso às últimas tendências e técnicas de maquilhagem e potencial para colocação profissional em diversas áreas, como moda, cinema, televisão e maquilhagem para noivas.

3

Aprender as técnicas mais avançadas de maquilhagem

Um dos principais benefícios de fazer um curso de maquilhagem profissional em Portugal é que se aprende as técnicas mais inovadoras. Os cursos de maquilhagem profissional são dados por especialistas em maquilhagem que possuem uma vasta experiência na área. 

Além das técnicas de aplicação de maquilhagem, e da seleção de cores, os alunos aprendem também a fazer mistura de sombras, entre outras competências essenciais.

4

Acesso a produtos de elevada qualidade

Ao fazer um curso de maquilhagem profissional em Portugal, terá acesso a produtos de alta qualidade.

Os cursos de maquilhagem profissional são realizados em escolas de beleza que possuem uma ampla gama de produtos de maquilhagem profissional. Isso significa que o aluno tem a oportunidade de experimentar diferentes marcas e produtos e escolher aqueles que melhor se adequam ao seu estilo de maquilhagem.

O que esperar deste mercado: as saídas profissionais

De entre as inúmeras oportunidades de carreira na área da maquilhagem em Portugal, depois de concluir um curso de maquilhagem profissional poderá contar com as seguintes saídas profissionais:

Maquilhador profissional

Uma das oportunidades de carreira mais comuns para aqueles que completam um curso de maquilhagem profissional em Portugal é tornar-se um maquilhador profissional. 

Os maquilhadores profissionais podem trabalhar em televisão, companhias de dança, companhias de teatro, cinema, publicidade, desfiles de moda, produções fotográficas, ou em eventos (casamentos, festas infantis, etc.).

Os maquilhadores profissionais podem ainda optar por trabalhar como freelancers, oferecendo serviços de maquilhagem para eventos privados como casamentos, festas e sessões de fotos.

Consultor de beleza, assessor de imagem ou consultor comercial 

Outra possibilidade de carreira na área da maquilhagem em Portugal é vir a trabalhar como consultor de beleza. Tratam-se de profissionais que oferecem conselhos e fazem recomendações sobre produtos de maquilhagem para todo o tipo de clientes. 

Formador de maquilhagem

Se é apaixonado por maquilhagem e tem gosto por transmitir o seu talento para outras pessoas, uma carreira como formador pode ser uma boa escolha. 

Influencer de beleza

Com o crescimento das redes sociais, muitas pessoas optam por se tornar influencers na área da beleza. Para quem gosta mesmo desta arte e possui grandes competências, porque não partilhar isso com o mundo? 

O que os influencers fazem normalmente é estabelecer parcerias com marcas de maquilhagem com as quais se identificam, para promover os seus produtos e serviços junto do seu público de seguidores.

Conclusão

Um curso de maquilhagem profissional em Portugal pode ser a escolha certa para quem deseja seguir uma carreira na área da beleza, com um vasto leque de saídas profissionais.

Veja também

Artigos Relacionados