Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
04 Out, 2022 - 12:00

Cursos de tecnologia e energia garantem mais emprego: 6 exemplos

Catarina Milheiro

As áreas da tecnologia e energia garantem mais emprego. Conheça os cursos e as respetivas saídas profissionais.

aula de informática

Para todos os que começam este mês uma nova jornada nas suas vidas académicas e profissionais, não é novidade nenhuma que as áreas da tecnologia e energia garantem mais emprego.

E se para uns, setembro foi o mês em que descobriram em que área foram colocados no Ensino Superior, para outros chegou o momento de entrar no mercado de trabalho.

A verdade é que foram mais de 61 mil estudantes a candidatarem-se a um total de 55.362 vagas. E de acordo com a Direção-Geral de Ensino Superior (DGES), as vagas em ciclos de estudos que visam a formação em competências digitais foram reforçadas em 3,6%.

Os cursos relacionados com as áreas tecnológicas continuam a ser aqueles que garantem mais empregabilidade. No entanto, também as engenharias e estudos ligados à energia e sustentabilidade energética também.

De facto, esta é a parte da sociedade que se encontra em maior transformação e que nos próximos anos irá precisar de bastantes profissionais. Por isso mesmo, estas áreas encontram-se em expansão e para os seus amantes, chegou o momento ideal para investirem nelas.

6 cursos de tecnologia e energia que garantem mais emprego em 2022

Ingressou recentemente num curso numa das áreas da tecnologia ou energia? Saiba que as áreas da tecnologia e energia são as que garantem mais emprego atualmente.

O relatório “Tendências Globais do Emprego Jovem”, divulgado em agosto pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), revela que são efetivamente os jovens aqueles que estão em melhor situação para beneficiarem das economias verde e azul.

Segundo o mesmo, poderão ser criados cerca de 8 milhões e meio de empregos até ao ano de 2030 – através da implementação de medidas de políticas sustentáveis.

Assim, é possível observar que se procuram cada vez mais engenheiros ambientais da área eólica, solar, energia elétrica e profissões relacionadas com a cibersegurança, programação ou internet no geral.

Além disso, e sem surpresa, houve um crescimento exponencial nas áreas ligadas ao comércio online e tecnologias de informação devido à pandemia. Foram várias as empresas que optaram por trocar as suas agências físicas pelo e-commerce, por exemplo.

Mas quais são, afinal, os cursos relacionados com as áreas de tecnologia e energia que garantem mais emprego? E quais são as saídas profissionais? Fizemos uma listagem para o ajudar.

espião informática
1

Engenharia Informática

Trata-se de um curso em alta. Nesta profissão, é possível desenvolver aplicações, prestar apoio técnico, trabalhar com hardware e software, fazer consultoria, atuar na investigação, inovação e desenvolvimento, por exemplo.

Além disto, o curso permite ainda ingressar em atividades de desenvolvimento de serviços e produtos em áreas distintas como a energia, medicina, gestão empresarial, ambiente, entretenimento ou transportes até.

Para quem procura um emprego estável e com um bom salário, esta é definitivamente uma das melhores opções.

2

Engenharia de Proteção Civil

Em relação às saídas profissionais associadas ao curso de Engenharia de Proteção Civil enumeram-se as seguintes:

  • Gabinetes de proteção e segurança de empresas privadas e públicas;
  • Autarquias e gabinetes de proteção civil;
  • Empresas de segurança, projeto e desenvolvimento, produção e comercialização de equipamentos de segurança;
  • Técnicos de proteção civil em agências internacionais;
  • Atividades de prestação de serviços de consultoria e assessoria;
  • Organismos públicos de investigação criminal:
  • E ainda atividade no domínio do planeamento e ordenamento territorial;
3

Sistemas e Tecnologias de Informação

Também conhecido como um dos cursos com maior empregabilidade. As saídas profissionais nesta área são várias e distintas:

  • Instalação, configuração e implementação da manutenção de diferentes sistemas operativos, serviços, periféricos e de software de aplicação;
  • Desenhar, desenvolver e manter aplicações informáticas para dispositivos móveis e desktops;
  • Aplicar ferramentas de cloud computing, bem como ferramentas corporativas;
  • Desenhar, manter e implementar sistemas de informação;
  • Desenvolver e efetuar manutenção de páginas e sistemas de informação nas tecnologias web;
  • Controlar, gerir e implementar estratégias de web marketing;
  • Utilizar ferramentas de business intelligence para suportar tomadas de decisão;
  • Gerir, analisar e proceder ao tratamento de dados;
  • Produzir conteúdos de computação audiovisual e multimédia.
4

Segurança Informática em Redes de Computadores

Para todos os amantes de programação de sistemas informáticos, segurança informática, instalação e manutenção dos mesmos, este é o curso ideal. Quanto às saídas profissionais, podemos destacar algumas, como:

  • Operador de service/helpdesk;
  • Técnico de suporte informático;
  • Operador de redes, sistemas informáticos ou aplicações;
  • Arquiteto de redes, sistemas ou de segurança informática;
  • Consultor de redes, sistemas informáticos ou segurança informática;
  • Programador/Analista de aplicações seguras;
  • Entre outras.
5

Engenharia do Ambiente

Neste curso, as saídas profissionais estão relacionadas com empresas industriais, ambientais, em gabinetes de projeto, em serviços municipais ou em agências governamentais.

O objetivo é que os mestres em Engenharia do Ambiente consigam projetar e implementar tecnologias de prevenção, intervenção, de abatimento e de reabilitação de forma a diminuir os efeitos da poluição.

Além disto, o que se pretende também é minimizar o impacto negativo da atividade humana, reduzindo a intensidade de utilização dos recursos naturais.

6

Energias Renováveis

Ainda não conhece as saídas profissionais do curso de Energias Renováveis? Podem ser várias e distintas. Tome nota:

  • Gestão de sistemas e processos que utilizem energias renováveis;
  • Consultadoria na área;
  • Desenvolvimento de projetos na área da instalação e produção de sistemas que usem energias renováveis, de forma integrada ou isolada;
  • Desenvolvimento e integração de soluções para produzir energia a partir de fontes renováveis.

Escolher um curso nas áreas da tecnologia e energia é uma excelente opção para quem se identifica com as mesmas de alguma forma. Para além disto, as vantagens são várias e entre elas está precisamente a questão da empregabilidade.

De facto, optar por um curso nestas áreas aumenta bastante a probabilidade de conseguir um emprego. E a boa notícia é o facto de atualmente, existirem diversos centros e empresas tecnológicas a atuar em Portugal.

Por isso já sabe: se ficou interessado, faça a sua pesquisa e comece já hoje a procurar o seu emprego de sonho.

Veja também