ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
04 Jun, 2020 - 13:14

7 cursos gratuitos para aprender a poupar e investir

Mónica Carvalho

Se o saber não ocupa lugar, o mesmo se pode dizer do dinheiro. Por isso, conheça alguns cursos gratuitos para aprender a poupar e investir melhor o seu.

cursos gratuitos para aprender a poupar e investir

Ter uma vida financeira mais desafogada não é um objetivo impossível de alcançar. Mas pode obrigar-nos a mudar hábitos e sobretudo a estarmos disponíveis para saber mais.

Para além das dicas de poupança e gestão de finanças pessoais que partilhamos consigo regularmente, existem vários cursos gratuitos que permitem aprender a poupar e investir o seu dinheiro de forma mais inteligente.

Adquirir novos conhecimentos no plano financeiro é essencial para saber gerir melhor o seu dinheiro, ter mais disciplina na poupança e para poder escolher, de forma informada, os produtos de investimento que mais se adequam às suas circunstâncias. Só assim é possível estabelecer uma estratégia a prazo e criar um pé-de-meia para a reforma ou para um projeto pessoal que possa ter em mente.

E há muitas entidades credíveis que oferecem formações e cursos gratuitos para aprender a poupar e investir. Podem ser presenciais, online, apenas workshops ou formações de dias. Listamos alguns que lhe podem interessar.

Quer aprender a poupar e investir? Descubra 7 cursos gratuitos

Em português ou inglês, irá encontrar vários cursos adequados às suas necessidades e vontade de saber mais e melhor sobre o tema de poupança e investimento. Confira algumas boas sugestões.

curso-elearning-distancia

Portal Todos Contam

O Portal Todos Contam disponibiliza cursos gratuitos para aprender a poupar e investir. O portal resulta do Plano Nacional de Formação Financeira, iniciado em 2011 pelos três supervisores financeiros – Banco de Portugal, Comissão do Mercado de Valores Mobiliários Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões.

O portal disponibiliza informação e ferramentas úteis para a gestão das finanças pessoais, assim como uma área de e-learning. É também uma plataforma de divulgação das iniciativas, projetos e materiais de formação financeira desenvolvidos pelos supervisores financeiros e pelas várias entidades que participam no plano.

Para saber quais são as próximas formações, pode enviar um e-mail para o seguinte endereço: [email protected].

DECO Proteste

A Associação de Defesa do Consumidor tem, com frequência, cursos de finanças pessoais presenciais e online gratuitos. As formações, dadas pela equipa da DECO Proteste, são de acesso grátis para os associados e subscritores da revista Proteste.

O curso de “Finanças Pessoais” cobre métodos de gestão de dinheiro, poupança e investimentos. Nesta formação aprenderá a: compreender a importância da valorização do dinheiro; controlar as receitas e despesas através da gestão de um orçamento; e distinguir as principais características dos produtos financeiros para começar a capitalizar as suas poupanças.

Mais recentemente, a associação de defesa do consumidor lançou um novo curso online gratuito subordinado ao tema “O Meu Dinheiro”. Este curso visa dotar os participantes de novos conhecimentos na área das finanças pessoais e encontra-se dividido em quatro módulos:

  1. Mudar relação com o dinheiro;
  2. Orçamento familiar;
  3. Controlar créditos e analisar seguros;
  4. Investir e multiplicar rendimentos.

Parece-lhe interessante? Então, atente aos objetivos específicos deste curso gratuito online:

  • Compreender a importância da valorização do dinheiro e identificar as quatro grandes categorias de trabalho;
  • Caracterizar as várias fases financeiras;
  • Controlar as despesas e aumentar as fontes de receitas através da gestão de um orçamento familiar;
  • Saber gerir o dinheiro em família;
  • Planear financeiramente os projetos de vida;
  • Analisar os principais produtos financeiros e escolher os mais adequados de acordo com o perfil de cada investidor.

LearnCafé

Para aprender em português, com sotaque do Brasil, o site brasileiro LearnCafé tem regularmente cursos online grátis sobre vários temas relacionados com educação financeira.

Os cursos têm uma carga horária reduzida, estão acessíveis durante uma semana e disponibilizam informação essencial sobre como controlar as finanças pessoais no dia-a-dia, como poupar, fazer um orçamento ou organizar as finanças familiares e pessoais. No final do curso, recebe um certificado digital a comprovar que fez a formação.

Videos no YouTube

No YouTube encontra vários canais dedicados à temática das finanças pessoais. Por lá, encontra tanto aulas únicas como cursos gratuitos para aprender a poupar e investir com vídeos explicativos sobre como gerir o seu dinheiro, técnicas que o ajudam a poupar mais e dicas para saber como avaliar o melhor investimento para si.

Há canais em inglês, como o Project Life Mastery.

Mas também em português, como a Universidade Financeira.

Ambos são apenas exemplos que disponibilizam cursos bastante informais e com exemplos práticos aplicáveis à vida diária.

Fundação Getulio Vargas

A fundação Getulio Vargas é um estabelecimento de referência em ensino no Brasil, com várias opções de cursos de pós-graduação, MBA, de curta e média duração, e até cursos em regime de ensino à distância.

Entre esses, encontramos o curso “Como Organizar o Orçamento Familiar”, que permite analisar as suas finanças no presente, para conseguir fazer planos para o futuro e preparar-se com antecedência para enfrentar cenários de crise e até prevenir situações de endividamento e saber como agir se se encontrar nessa situação.

“Como economizar em tempos de crise” é mais um dos cursos disponíveis deste reputado instituto que visa “orientar as pessoas para que possam consumir de maneira consciente dentro do seu orçamento e atendendo aos seus objetivos.”

Como tal, no final do curso sentir-se-á bem mais preparado para responder a questões como:

  • Qual é o objetivo de administrar o meu dinheiro?
  • Eu preciso ou eu quero isto?
  • Comprar a crédito: sim ou não?
  • Comprar coisas faz-me feliz?

Invista em si, para poder melhorar as suas condições financeiras não só no presente, como também no futuro e, assim, conseguir conquistar os objetivos de vida que desenhou para si e para a sua família.

Veja também