Alexandra Nunes
Alexandra Nunes
12 Mar, 2019 - 10:50
5 cursos gratuitos para aprender a poupar e investir

5 cursos gratuitos para aprender a poupar e investir

Alexandra Nunes

Porque a literacia financeira é essencial em todas as idades, sugerimos cursos gratuitos para aprender a poupar e investir melhor o seu dinheiro.

O artigo continua após o anúncio

Se está decidido a fazer mudanças para ter uma vida financeira mais desafogada, nós damos uma ajuda. Para além de seguir assiduamente as nossas dicas de poupança e gestão de finanças pessoais, pode aumentar a sua literacia financeira através de cursos gratuitos para aprender a poupar e investir.

Adquirir novos conhecimentos no plano financeiro vai permitir-lhe aprender a gerir melhor o seu dinheiro, a ser mais disciplinado na poupança, a saber escolher os produtos de investimento que mais se adequam às suas circunstâncias e estabelecer uma estratégia para criar um pé-de-meia para a reforma ou para um projeto pessoal que tenha em mente.

Para além da informação que pode encontrar na Internet, é vantajoso adquirir know-how mais técnico e preciso. Há muitas entidades credíveis que oferecem cursos gratuitos para aprender a poupar e investir. Podem ser presenciais, online, apenas workshops ou formações de dias. Listamos alguns que lhe podem interessar.

Quer aprender a poupar e investir? Descubra 5 cursos gratuitos

cursos gratuitos para aprender a poupar e investir

1. DECO Proteste

A Associação de Defesa do Consumidor tem, com frequência, cursos de finanças pessoais presenciais e online gratuitos. As formações, dadas pela equipa da DECO Proteste, são de acesso grátis para os subscritores da revista.

O curso de Finanças Pessoais cobre métodos de gestão de dinheiro, poupança e investimentos. Nesta formação aprenderá a: compreender a importância da valorização do dinheiro; controlar as receitas e despesas através da gestão de um orçamento; e distinguir as principais caraterísticas dos produtos financeiros para começar a capitalizar as suas poupanças.

2. Portal Todos Contam

O Portal Todos Contam também disponibiliza cursos gratuitos para aprender a poupar e investir. O portal resulta do Plano Nacional de Formação Financeira, iniciado em 2011 pelos três supervisores financeiros – Banco de Portugal, Comissão do Mercado de Valores Mobiliários Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões.

O Todos Contam disponibiliza informação e ferramentas úteis para a gestão das finanças pessoais, assim como uma área de e-learning. É também uma plataforma de divulgação das iniciativas, projetos e materiais de formação financeira desenvolvidos pelos supervisores financeiros e pelas várias entidades que participam no Plano.

Para saber quais são as próximas formações, pode enviar um e-mail para o seguinte endereço: [email protected].

O artigo continua após o anúncio

3. E-book “De endividado a investidor em 7 passos”

Se prefere aprender à distância, sem ter que se deslocar ou estar obrigado a um determinado horário, o e-book – “De endividado a investidor em 7 passos” – pode ser a solução ideal. Este livro digital gratuito é um pequeno guia prático para quem quer atingir a liberdade financeira.

Foi escrito por Bárbara Barroso, especialista em finanças pessoais, autora do blogue “As Dicas da Bá”, antiga jornalista de economia e autora de outros três livros sobre finanças pessoais. Para receber o e-book gratuito só tem que fazer o download neste link.

4. Cursos online

Para aprender em português, com sotaque do Brasil, o site brasileiro LearnCafé tem regularmente cursos online grátis sobre vários temas relacionados com educação financeira.

Os cursos têm uma carga horária reduzida, estão acessíveis durante 7 dias e disponibilizam informação essencial sobre como controlar as finanças pessoais no dia-a-dia, como poupar, fazer um orçamento ou organizar as finanças familiares e pessoais. No final do curso, recebe um certificado digital a comprovar que fez a formação.

5. Videos no YouTube

No YouTube encontra vários canais dedicados à temática das finanças pessoais. Tem aulas e cursos gratuitos para aprender a poupar e investir com vídeos explicativos sobre como gerir o seu dinheiro, técnicas que o ajudam a poupar mais e dicas de como avaliar o melhor investimento para si.

Há canais em inglês, como o Project Life Mastery, ou em português (Brasil), como a Universidade Financeira. Estes cursos são bastante informais e com exemplos práticos aplicáveis à vida diária.

Veja também:

Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp