Miguel Pinto
Miguel Pinto
04 Jul, 2025 - 11:08

Dacia: a força tranquila que domina o mercado nacional

Miguel Pinto

Costuma dizer-se que contra factos não há argumentos. Os números da Dacia no primeiro semestre em Portugal não deixam lugar para dúvidas.

novo dacia duster

Num mercado automóvel cada vez mais volátil, onde as oscilações económicas e a incerteza na transição energética põem à prova a solidez das marcas, a Dacia alcançou, em Portugal, a liderança entre os clientes particulares no primeiro semestre de 2025.

Mais do que uma conquista pontual, este desempenho confirma o papel central da marca no quotidiano automóvel dos portugueses.

Entre janeiro e junho, a Dacia matriculou 7 315 unidades, número que corresponde a um crescimento notável de 80% face ao período homólogo de 2024.

Este avanço foi ainda mais expressivo no canal de particulares, onde a quota de mercado da marca subiu para 18,4%, reforçando o estatuto de líder destacado deste segmento.

Se considerarmos apenas o mês de junho, a ascensão é quase impressionante: 1 637 unidades vendidas, um crescimento brutal em relação ao mesmo mês do ano passado, traduzindo uma dinâmica comercial pouco comum num mercado amadurecido.

Dacia: modelo Sandero continua imparável

Dacia Sandero

O Sandero manteve-se como o pilar da gama, continuando a ser o automóvel mais vendido em Portugal no canal de clientes particulares durante este primeiro semestre.

Apesar de um ligeiro recuo no volume total, consequência natural da renovação da oferta e de ajustes logísticos, o modelo continua a encarnar os valores da marca, como pragmatismo, fiabilidade e preço acessível.

Já o Duster viveu um verdadeiro momento de consagração. Beneficiando da chegada da nova geração, viu as suas vendas dispararem 104% em relação ao ano passado, estabelecendo um ritmo de procura que confirma o apetite dos consumidores portugueses por SUV robustos e descomplicados.

Outro dado relevante é a importância crescente das motorizações bi-fuel (gasolina+GPL), que já representaram 46% das vendas da Dacia em Portugal no semestre.

Esta opção, que alia poupança de utilização a custos de aquisição moderados, tem sido uma das chaves do sucesso, sobretudo num contexto de incerteza sobre combustíveis e fiscalidade automóvel.

Bigster já é um sucesso

Dacia Bigster Mild Hybrid

O portefólio da Dacia em Portugal recebeu ainda novo fôlego com o início das encomendas do Bigster, o SUV de maiores dimensões da marca, lançado em janeiro.

Este modelo tem gerado um forte entusiasmo junto dos consumidores portugueses, somando já mais de 500 encomendas no nosso país e totaliza mais de 40.000 encomendas a nível internacional.

Disponível a partir de 24.550 euros, o novo SUV do segmento C reforça o compromisso da Dacia com a melhor relação qualidade/preço do mercado. 

A boa aceitação inicial deste modelo antecipa um reforço da quota de mercado ao longo do segundo semestre. E, no Jogger, as motorizações híbridas começam também a despertar interesse entre os clientes que pretendem conjugar versatilidade familiar e eficiência.

Spring em grande

traseira do novo dacia spring

Já no segmento da mobilidade elétrica, o Spring brilhou como o automóvel 100% elétrico mais vendido a particulares, em Portugal, com 348 unidades matriculadas.

Este resultado expressa um crescimento superior a 300%, ultrapassando significativamente o crescimento do próprio mercado de elétricos, que registou 123% no mesmo período.

Como se pode depreender, o balanço destes seis meses é muito positivo para a Dacia, com quase 1 em cada 5 veículos adquiridos por particulares a ostentar o novo logótipo da marca romena.

O segredo? Haverá vários, mas o mais importante será mesmo manter-se fiel a uma fórmula que resulta com clareza, ou seja, dar muito pelo preço justo.

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