Valdemar Jorge
Valdemar Jorge
09 Jan, 2023 - 12:32

Dacia Jogger Hybrid 140: está a chegar a versão que faltava

Valdemar Jorge

O Dacia Jogger Hybrid está prestes a chegar ao mercado e a um preço quase imbatível. Saiba tudo sobre este novo modelo.

Dacia Jogger Hybrid 140

A Dacia é parte integrante do Grupo Renault. A parceria com a marca francesa é tão antiga como a data de fundação da Dacia – Automobile Dacia S.A. – em 1966, na Roménia. Em 1999, a marca francesa comprou 51% do capital da empresa romena, reforçando nos anos seguintes a sua participação, até chegar aos 99,3%, do capital, em 2004.

Com esta aquisição a Renault incrementou a sua presença no mercado automóvel. Os primeiros Dacia fabricados sob a orientação da Renault foram “rotulados” de alguma forma como sendo automóveis “low cost”, uma vez que grande parte dos componentes tinham origem em anteriores modelos da Renault. Mas, esse conceito rapidamente desapareceu. Vejamos.

O Logan, lançado em 2004, e com início de carreira comercial no ano seguinte, sinaliza o renascimento da Dacia. Na altura chegou aos mercados emergentes a um preço imbatível de 5.000,00 euros.

Mais tarde surge o Sandero (2008), que constitui o maior sucesso comercial da marca e, mais tarde, o Dacia Duster que, segundo o Grupo Renault, “quebra mais uma vez as ideias pré-concebidas sobre o automóvel. O Duster não é só o mais barato dos SUV como também um veículo atrativo com verdadeiras capacidades de todo-o-terreno”. É, presentemente, um sucesso de vendas.

O êxito da Dacia, atualmente presente em 44 países da Europa e no perímetro mediterrânico, traduz-se em mais de 7 milhões de clientes e a sua história integra ainda o mais moderno e tecnológico Spring: o seu primeiro veículo elétrico “acessível a todos”, como diz a marca.

Dacia Jogger Hybrid: o equilíbrio entre razão e emoção

A história da marca romena faz-se também com o Jogger, modelo que reinventou o automóvel familiar de 7 lugares. Há menos de um ano no mercado é mais um modelo de sucesso no seio do Grupo Renault, com mais de 83.000 encomendas e mais de 51.000 matrículas realizadas desde o lançamento, em março de 2022.

Disponível em versões de 5 e 7 lugares, rapidamente se tornou-se o segundo automóvel mais vendido a particulares no segmento C, excluindo SUV’s na Europa.

No universo Jogger, dois terços dos clientes optaram pela versão GPL (gasolina + GPL).  Também dois terços dos clientes escolheram o nível de equipamento mais elevado para o seu veículo.

Curiosamente, 50% dos clientes optaram pela versão de 7 lugares, constituindo esta uma das propostas com maior equilíbrio entre razão e emoção, no momento da escolha, principalmente para famílias numerosas.

É neste contexto que, após o sucesso da versão GPL, a Dacia faz chegar aos concessionários,  a partir do próximo mês de março de 2023, a versão mais esperada: o Dacia Jogger Hybrid 140, o seu primeiro veículo com sistema híbrido (combustão + elétrico).

Jogger Hybrid 140: espaço, polivalência e economia

O novo modelo já pode ser encomendado, neste mês de janeiro. Com produção na fábrica de Mioveni, na Roménia, o Jogger Hybrid 140 é o primeiro modelo da Dacia com tecnologia híbrida, e será o híbrido mais acessível, no mercado nacional, com preço estimado de 28.800 euros – versão SL Extreme de 7 lugares.

Esta versão, segundo a marca romena, não perderá nenhum dos seus atributos, nomeadamente o espaço de carga e, mesmo no interior, manterá as generosas proporções.

Prova disso é o facto do Jogger ter sido pensado, desde início para ser também um veículo híbrido. À semelhança da versão a GPL, o “pack” de baterias, que fará o apoio ao motor híbrido, está instalado sob o piso do carro no compartimento da roda sobressalente, à semelhança do que acontece com o tanque de GPL do motor ECO-G 100.

O Jogger mantém, deste modo, todas as suas vantagens combinando de forma inteligente o comprimento de uma carrinha com o conforto a bordo de um veículo de lazer, e as caraterísticas SUV que lhe são conhecidas.

Interior do novo Dacia
O novo Dacia Jogger traz novas soluções tecnológicas

Tecnologia Hybrid 140 eficaz

O Dacia Jogger Hybrid conta com os préstimos do eficaz sistema E-Tech da Renault. Este junta um motor a gasolina 1.6 litros, de quatro cilindros (90 cv), a um sistema híbrido. Juntos disponibilizam uma potência combinada de 140 cv.

O sistema elétrico integra dois motores elétricos – um é o motor de arranque/gerador de alta tensão e tem 50 cv –, e uma caixa de velocidades elétrica automática e sem embraiagem. A caixa de velocidades acoplada ao motor a combustão interna (gasolina), tem quatro velocidades e outras duas ligadas ao motor elétrico.

Segundo a marca, a integração perfeita destes sistemas, “apresenta uma caixa de velocidades automática com um “modo B”, que aumenta a travagem regenerativa ao mesmo tempo que reforça a travagem do motor. A utilização deste modo permite uma maior recuperação de energia ao mesmo tempo que aumenta o conforto de condução em áreas urbanas”.

Deste modo, a travagem regenerativa, aliada aos superiores níveis de recuperação de energia da bateria de 1,2 kWh (230V) e à eficiência da transmissão automática, permitem:

  • propulsão totalmente elétrica para 80% nos circuitos urbanos;
  • economia de combustível até 40% maior em comparação com um motor de combustão interna no ciclo urbano conduzido da mesma forma.

O Jogger arranca sempre em modo elétrico o que se traduz num eficaz desempenho energético e maior prazer de condução. A bateria carrega quando o condutor trava ou reduz a velocidade, “criando uma experiência híbrida verdadeiramente ilimitada”.

A versão híbrida do Jogger tem uma autonomia superior a 900 km (em ciclo combinado WLTP). A bateria tem garantia nos primeiros oito anos ou 160.000 km, o que ocorrer primeiro.

Painel de instrumentos específico

O Jogger Hybrid 140 está equipado com um painel de instrumentos específico de 7”, onde são mostrados os diversos focos de acordo com as preferências do condutor, nomeadamente informações como o nível de carga da bateria de tração, autonomia restante e fluxo de energia, entre outros. Para maior conforto inclui, de série, travão de estacionamento eletrónico, consola alta com arrumação fechada e apoio de braço.

A Dacia, que desde a sua fundação, teve como vocação disponibilizar viaturas novas e robustas, com o passar dos anos soube adaptar-se, evoluir e dar resposta às exigências dos clientes, mantendo sempre o seu ADN. Cada um dos seus modelos contribuiu para a revolução e modernização da marca. Descubra a atual gama de modelos Dacia Jogger aqui.

Veja também