Miguel Pinto
Miguel Pinto
02 Set, 2025 - 18:00

Dacia “pesca” na Mercedes: Katrin Adt é a nova CEO da marca

Miguel Pinto

A Dacia, que tem vindo a registar um sucesso quase imparável, tem uma nova CEO. Chama-se Katrin Adt e veio do grupo Daimler.

Dacia Bigster Mild Hybrid

A Dacia inicia um novo capítulo com a chegada de Katrin Adt ao leme como CEO. Sucede a Denis Le Vot, num momento crucial para o Grupo Renault, que se reorganiza sob a liderança do recém-nomeado CEO François Provost.

Katrin Adt traz consigo quase 26 anos de uma carreira consolidada no setor automóvel, no grupo Daimler, com particular enfoque na Mercedes-Benz.

No grupo germânico, desempenhou papéis estratégicos, como o de CEO da Mercedes‑Benz no Luxemburgo, vice‑presidente de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Daimeler ou CEO da Mercedes-Benz Own Retail Europe.

Destaca-se ainda a sua liderança da Smart, transformando-a numa marca 100% elétrica, e o seu papel como CEO da Mercedes‑Benz Own Retail Europe, além de ter dirigido a auditoria corporativa do grupo.

Katrin Adt: os desafios da eletrificação

Nova CEO da Dacia

François Provost, CEO do Renault Group, sublinhou, a propósito desta nomeação, a necessidade de uma estrutura mais ágil, centrada no cliente e capaz de tomar decisões rapidamente desafios que requerem uma nova abordagem estratégica.

É que o foco da Dacia passa agora por manter a simplicidade e o valor familiar aos consumidores, mas com uma pitada contemporânea: a transição para a eletrificação obrigatória, com inteligência e acessibilidade.

Katrin Adt expressou-se com entusiasmo e ambição, adiantando estar “entusiasmada por me juntar ao Renault Group e liderar a marca Dacia. É um privilégio contribuir para o próximo capítulo desta história de sucesso extraordinária”.

“Dacia representa uma visão ousada, inteligente e acessível da mobilidade. Estamos agora totalmente mobilizados para continuar esta viagem extraordinária”, adiantou a agora responsável máxima da marca romena.

novo dacia duster
Veja também Ao volante do novo Duster: versátil, familiar e económico

Dacia em ascensão: Bigster e além

A Dacia tem crescido a olhos vistos. O Sandero é o automóvel mais vendido na Europa desde 2017 no canal privado e foi o mais vendido em 2024 em todos os canais, enquanto o Duster reina entre os SUV.

O lançamento recente do SUV de segmento C, o Bigster, representa um passo audacioso. A sua comercialização coloca Adt perante um duplo desafio: capitalizar o sucesso deste modelo e acelerar a eletrificação em linha com o posicionamento da marca.

Para isso, Katrin Adt traz não só experiência, mas também uma outra visão de liderança. É conhecida pelo seu empenho na promoção da diversidade e no mentoring de mulheres nas áreas tecnológicas e de liderança, valores que alinhados com a cultura do Grupo Renault, prometem revitalizar ainda mais o ethos da Dacia.

Veja também